LENA, A SECRETÁRIA DO MEU MARIDO

Radioclip en texto sin audio grabado.

É assim. Meu marido dorme com a secretária. Quando lhe confrontei, o negou rotundamente. O que faço com ele?

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LENA Foi na festa de aniversário da empresa quando comecei a suspeitar. Ela estava lá, linda, elegante e muito atenciosa com o meu Gonçalves.

EFEITO FESTA ELEGANTE

LENA (CHATEADA) Ei, Gonçalves. Posso saber quem é esse tipinho tão “carinhoso” que não te deixa nem a sol nem a sombra?

GONÇALVES O que foi, Lena? Quem?

LENA Como quem? Essa melosa que anda atrás de você. A de vestido preto decotado até o umbigo.

GONÇALVES Ah! É minha nova secretária. Ela é assim. Muito atenciosa. (ECO)

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

LENA (PENSANDO) Atenciosa? A mim não me engana. Meu Gonçalves está em perigo. Tenho que ter muito cuidado.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA Desde esse dia, não pude mais viver em paz.

EFEITO GONÇALVES CANTA NO BANHO

LENA (IRÔNICA) Nossa, como está perfumado.

GONÇALVES Lena, é a mesma colônia que uso todos os dias.

LENA Ah, é? Pois não me lembro que você tenha colocado antes “tanta” colônia.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA Meu Gonçalves está muito mudado. Não é que antes fosse descuidado com sua pessoa, mas agora exagera um pouquinho, melhor dito, bastante. Além disso, esta nova secretária cuida dele como se fosse sua propriedade…

EFEITO DISCAGEM TELEFONE

SECRETÁRIA Diga?

LENA Quero falar com o senhor Gonçalves Farias?

SECRETÁRIA Está ocupado, senhora. Deixe sua mensagem.

LENA Passe o telefone para ele. Quem está falando é sua esposa.

SECRETÁRIA Deixe sua mensagem, senhora. Ele está em uma reunião.

EFEITO DESLIGA TELEFONE

LENA (PENSANDO) Ele? O chama de “ele”? Será verdade que Gonçalves está em uma reunião?… Ah!

CONTROLE MÚSICA DIVERTIDA

LENA Em outra oportunidade…

EFEITO AMBIENTE CASA

LENA Aonde vai tão elegante?

GONÇALVES O quê? Tenho um jantar com uns clientes. Voltarei tarde. (ECO)

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA Sim, chegou bastante tarde e muito contente.

EFEITO PORTA

GONÇALVES Lena!… Ainda acordada?

LENA São três da manhã.

GONÇALVES Tão tarde? Estou cansado. Até amanhã.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA No dia seguinte, liguei para minha amiga Lúcia. Já não podia suportar tudo isto sozinha. Tinha que contar para alguém.

EFEITO TELEFONE

LENA Lúcia, tenho que conversar com você urgentemente. Vou à tua casa.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA RÁPIDA

LENA Sim, Lúcia. Desde que tem essa nova secretária chega tarde em casa, viaja com mais frequência, compra roupa e se arruma como um adolescente. E quando ligo para seu escritório, ela nunca me passa as chamadas. Sempre diz…

SECRETÁRIA (REVER) Está ocupado.

LÚCIA Não me diga!

LENA E o mais suspeito. No dia da festa em que a vi, Gonçalves nem sequer me apresentou. Como se eu não existisse.

LÚCIA Que estranho!

LENA Nada estranho. Para mim, que andam de amores.

LÚCIA Pois, vamos comprovar. Veja, quando ele te disser que tem um jantar ou algo assim, o seguimos. Se, você vier comigo… (SE PERDE)

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

EFEITO CARRO LIGADO

LÚCIA Veja, lá vai… e acompanhado… Está com uma garota.

LENA É ela. Sua secretária.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA Voltei a minha casa para esperá-lo. As horas me pareciam eternas. Até que chegou…

EFEITO CHAVES

GONÇALVES Lena!… Ainda acordada?

LENA São duas da manhã.

GONÇALVES Tão tarde? Estou cansado. Até amanhã.

LENA Te segui, Gonçalves.

GONÇALVES Como?

LENA O tal jantar de negócios foi com tua secretária, em um hotel e durou até as duas da manhã.

GONÇALVES Espere, primeiro não tem direito de me seguir.

LENA E segundo?

GONÇALVES Que a senhorita tinha que tomar notas. Foi uma reunião de trabalho.

LENA Não me diga?

GONÇALVES Além disso, depois do jantar tive que a levar em sua casa. É perigosíssimo andar pelas ruas à meia-noite. Entenda.

LENA Entendo muito bem, Gonçalves. A “senhorita” e você são amantes.

GONÇALVES Está louca, Lena. Eu sou um homem decente e ela é toda uma dama…

LENA (MEIA VOZ)… Dama?… Da noite.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA Gonçalves me acusou de tudo. Justificava cada viagem de fim de semana, suas chegadas depois da meia-noite. Fiquei triste e desconfiada. É a primeira vez que acontece isto, ao menos assim eu creio. Não sei como agir. Separo-me? O acuso para seus superiores? E você, o que faria em meu lugar?

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

GONÇALVES Tive que levá-la em casa. Entenda-o.

LENA Entendo muito bem, Gonçalves. A “senhorita” e você são amantes.

GONÇALVES Está louca, Lena.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA Os torpes argumentos de Gonçalves me confirmaram o que eu tinha comprovado. No dia seguinte, fui a seu escritório.

CONTROLE DIN DON

LENA O engenheiro Gonçalves está?

SECRETÁRIA Sim, senhora.

EFEITO PASSOS RÁPIDOS

SECRETÁRIA (CHAMANDO) Senhora, não pode passar… senhora…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA Diga a essa que eu posso entrar quando me der vontade.

GONÇALVES Não, Lena. Estou trabalhando.

LENA Só posso conversar com você aqui. Nunca está em casa.

GONÇALVES (MOLESTO) Exagerada. Não sei o que está acontecendo com você.

EFEITO PORTA SE ABRE

SECRETÁRIA Chamou-me, Gonçalves?

LENA O quê? Chama-te de Gonçalves?

SECRETÁRIA Pensei que…

GONÇALVES Não se preocupe. Minha esposa está alterada.

SECRETÁRIA Tua esposa?

LENA Sim. Sua esposa. E faça o favor de se retirar.

GONÇALVES Lena!

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA TRISTE

LENA Depois de uma discussão acalorada voltei para casa. Não podia entender o que acontecia, tínhamos pouco tempo de casados. E ainda que Gonçalves negue que é seu amante, está claro que é. Tenho que falar com Lúcia.

CONTROLE DIN DON, PORTA

LÚCIA Lena, que cara de angústia!… O que aconteceu?

LENA (SOLUÇOS) É a secretária, Lúcia.

LÚCIA Deve ser algo passageiro, Lena. Algumas se metem com seus chefes para lhes tirar dinheiro. Trata de reconquistar o teu marido. Ele vai reagir, você vai ver.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA E naquela mesma noite… (PAUSA) Gonçalves, preparei teu prato preferido, vamos jantar?

GONÇALVES Obrigado, já jantei no escritório.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA As noites seguintes também tratei de atraí-lo: um filme erótico, um novo perfume, velas, tudo. Mas… nada!

CONTROLE MÚSICA ROMÁNTICA

LENA Não me deseja mais, Gonçalves?

GONÇALVES Que pergunta tão tonta, Lena.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA A bom entendedor meia palavra basta. E este ditado me caiu como anel no dedo. Como o anel que devolverei a Gonçalves. Para que fazer o ridículo se prefere a outra?

SECRETÁRIA (REVER) Me chamou, Gonçalves?

LENA Não, não tenho por que sofrer por um homem que já não me ama. Amanhã mesmo voltarei para casa de minha mãe.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

GONÇALVES Tive que levá-la em casa. Entenda.

LENA Entendo muito bem, Gonçalves. A “senhorita” e você são amantes.

GONÇALVES Está louca, Lena.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA O que o Gonçalves acha? Que vão caçoar de mim? De hoje em diante, essa mosquinha morta vai me conhecer. Irei ao escritório.

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

EFEITO AMBIENTE ESCRITÓRIO, PORTA SE ABRE

LENA (AFETADA) Gonçalves, meu amor. Surpresa!

GONÇALVES Lena! (PAUSA) Por favor, senhorita, nos deixe sozinhos.

LENA Já ouviu meu marido. Vá, e desapareça.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA A secretária saiu visivelmente chateada. E Gonçalves estava pior ainda.

GONÇALVES Não deve entrar assim no meu escritório.

LENA Quem não deve não teme. O que, poderia ver algo íntimo?

GONÇALVES Estava trabalhando.

LENA Então, qual é o problema? Para trabalhar não tem que trancar a porta, não é?

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA Uma vez mais, Gonçalves e eu discutimos. Ao sair, fui diretamente a secretária.

EFEITO ESCRITÓRIO

LENA Pois já me conhece, senhorita. Assim que evite as saídas com meu marido.

SECRETÁRIA Não é assunto seu. Gonçalves me disse que vocês estão separados.

LENA E você acreditou sem averiguar nada. Te convém, não é?

SECRETÁRIA Então, senhora, se não quer perder o seu marido, cuide dele.

LENA Cuide você, atrevida. Que pode perder o emprego.

CONTROLE MÚSICA DE SUSPENSE

LENA A partir de então, segui ao pé da letra sua recomendação. Comecei a vigiar meu Gonçalves a cada dia, cada hora, cada minuto.

CONTROLE TELEFONE

LENA Passe para o meu marido.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA Oi, meu amor. Tenho entradas para o cinema.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA Um jantar com clientes? Perfeito, comprei um vestido espetacular.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LENA Gonçalves se incomoda quando apareço no seu escritório. E a dita secretária, nem se diga. Mas eu não vou fazer caso de nenhum dos dois. Impedirei qualquer plano que essa mulherzinha faça. Ela tinha razão. Para que o marido não se vá tenho que cuidar. E como cuido eu do meu Gonçalves!

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

GONÇALVES Tive que levá-la em casa. Entenda.

LENA Entendo muito bem, Gonçalves. A “senhorita” e você são amantes.

GONÇALVES Está louca, Lena.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA Gonçalves defendia sua secretária e isso me doeu muitíssimo.

GONÇALVES (REVER) E se a tivessem assaltado?

LENA Bom, tem razão. Mas… por que ela lhe chamou de “Gonçalves”?

GONÇALVES (REVER) Lena, e como deveria me chamar uma pessoa que trabalha o dia todo comigo?

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LENA Eu quero acreditar em Gonçalves. Talvez estou imaginando coisas. E se só tiverem uma relação de trabalho? Chamarei a minha amiga Lúcia.

EFEITO TELEFONE

LENA Lúcia, estou confusa. Não sei o que pensar. Gonçalves jura que não é amante de sua secretária.

LÚCIA Você o conhece melhor que ninguém, o que posso te dizer?

LENA Não sei…

LÚCIA Escute, quando um homem ou uma mulher procuram outra pessoa fora de seu casamento, algo está acontecendo.

LENA Está me culpando?

LÚCIA Não, amiga. Primeiro, não sabemos se é verdade ou é imaginação tua.

LENA E segundo?

LÚCIA Converse com Gonçalves.

LENA Já conversei.

LÚCIA Mas sem acusá-lo.

LENA E se ele mentir?

LÚCIA Você é a única que pode avaliar se ele diz a verdade ou não.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

LENA Falei com Gonçalves e ele aceitou a situação.

GONÇALVES Sim, saí com ela algumas vezes. É uma boa garota e trabalha bem.

LENA Por acaso tem que dormir contigo para continuar no cargo?

GONÇALVES Não, claro que não. Só que… que sou homem, Lena. E essas coisas acontecem.

LENA E diz isso na minha cara?

GONÇALVES Já passou, Lena. Sabe? Pedi ao gerente que a empreguem em outro escritório. Não quero brigar contigo, meu amor. Te amo.

LENA (DÚVIDA) Está falando sério?

GONÇALVES Não confia em mim?

LENA Pois… não. Digo… tratarei de confiar, Gonçalves. Tratarei.

COANTROL CORTINA EMOTIVA

LENA Gonçalves agora chega cedo em casa, ainda que às vezes tenha viagens imprevistas. São coisas do cargo, diz. E tenho que acreditar. Além disso, essa garota já não trabalha com ele. Uff… menos mal que não mais passe o dia com ela. Agora posso viver mais tranquila.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

p=. **********************************

p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Olhares, atenções, reuniões e viagens de trabalho. Há um tempo eu vinha suspeitando. E assim é. Meu marido dorme com a secretária. Quando o confrontei, ele negou redondamente. Eu posso fazer ela ser despedida. Mas, o que faço com ele?

_Primeira solução: Lena se separa de seu marido.
* _Segunda solução: Lena enfrenta a secretária e “cuida” de seu marido._
* _Terceira solução: Lena perdoa e volta a confiar em seu marido._

p=. **********************************

*Motivos da rivalidade entre mulheres*

* A beleza física.
* O amor ou a preferência de um homem.
* O primeiro lugar profissional.

“Temos interiorizado que o valor de cada mulher está em relação direta com a desvalorização de outras mulheres. Valho mais se você valer menos. A relação entre mulheres não é direta, tem um mediador que nos dá valor: o homem”. Carmen Alborch.

“O que provoca o desencontro entre as mulheres favorece o encontro entre os homens. O primeiro pacto entre os homens foi a exclusão das mulheres”. Celia Amorós.

“Trata-se de uma chave patriarcal na qual para que uma mulher seja eleita, outra tem que ser excluída”. Marcela Lagarde.

*Chefe e secretária*

A relação importante e próxima entre ambos tem dado margem ao estereótipo da “secretária amante”, “a outra”. Embora exista uma relação de poder e dependência, esta não deriva, necessariamente, em sexo ou amor. Algumas esposas rivalizam e sentem ciúmes, já que a secretária permanece muito tempo ao lado de seu marido e conhece algumas necessidades de seu chefe mais que elas mesmas. E se, além disso, for atraente, a ansiedade da esposa pode aumentar.

*Lembre*

Que se seu marido a ama e sua relação é boa, é difícil que se envolva com a secretária.
O fato de que a secretária seja atraente não significa que seu marido se sinta atraído por ela.
Que existem muitas mulheres atraentes no mundo, não só a secretária de seu marido.
O compartilhar tão de perto e tanto tempo com uma pessoa, faz com que a atração física diminua.
Sentir ciúmes é normal. O assunto é saber controlá-lo e confiar em seu companheiro.
Se existisse uma potencial relação com a secretária, seus ciúmes poderia desatá-la e tornar realidade.
O pior é lhe obrigar a despedi-la ou a mudar de cargo. Seu marido se ressentirá por fazer perder uma pessoa importante para seu trabalho.

*Triângulo amoroso*

Em um triângulo amoroso as duas mulheres perdem a partida, ainda que pareça o contrário. Só 1% dos homens se separa da esposa. O resto engana as duas. Talvez a amante tenha a oportunidade de romper com uma fantasia e recobrar a normalidade de sua vida se sentir forte. No caso da esposa se sentir forte depois de uma traição é muito difícil, tem que fazer a dor e se recuperar. (Nora Rodríguez, Yo fui la otra, Ed. Planeta, Bs.As.1960)

bq. Temos compartilhado juntos
teus fracassos e teus triunfos
e até creio ter tecido eu teus cabelos
mas às sete em ponto
você ia para os teus, eu a minha casa.
_Secretária, Juventudes_

*Para completar…*

* Segundo o Informe Hite sobre a sexualidade masculina, 72 por cento dos homens casados durante mais de dois anos, não são monogâmicos. Averigúe a porcentagem em teu país e localidade.
* Lugares de orientação para mulheres que sofrem da infidelidade de seus maridos (endereço e telefone)

*Como usar este programa?*

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha você encontra dados para comentar o tema.
6. Também pode convidar uma mulher e uma secretária para comentar o programa.
7. Para terminar, seria conveniente ouvir o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

BIBLIOGRAFÍA
Alborch Carmen, Malas, Ed. Punto de Lectura, Espanha, 2003