MÃE CORAGEM

Radioclip en texto sin audio grabado.

María Elena Moyano, líder popular de Villa El Salvador, assassinada pelo Sendero Luminoso.

MARÍA ELENA Que venham as companheiras dos clubes de mães, do ValeLeite, dos restaurantes populares!… Todas juntas para lutar contra a pobreza, contra a injustiça!

EFEITO APLAUSOS

MULHER Viva María Elena Moyano, Viva as mulheres unidas!

NARRADOR Em 1984, María Elena Moyano tinha sido eleita presidenta da Federação Popular de Mulheres de Villa El Salvador, uma comunidade pobre no sul de Lima, no Peru.

CONTROLESICA PERUANA

MARÍA ELENA Ainda lembro da madrugada em que invadimos aqueles areais. Minha mãe, meus irmãos e milhares de famílias… Quanta gente! Nessa época eu tinha 13 anos…

EFEITO SIRENES DE POLÍCIA, DISPAROS.

MARÍA ELENA A polícia disparou, matou, nos desalojou. Porém protestamos contra o governo e nos instalaram nestes terrenos abandonados, neste deserto onde fundamos Villa El Salvador.

MAE (COM ECO) Agora temos esta cabana de palha. Mas logo logo construiremos a casinha com que tanto sonhamos. Você vai ver, filha, você vai ver…

NARRADOR Os habitantes criaram a Comunidade Urbana Autogestionária de Villa El salvador. Organizaram-se por setores, construíram centros comunitários, Arborizaram os parques, canalizaram as ruas, ergueram escolas e postos de saúde.

CONTROLESICA PERUANA

MARÍA ELENA Vizinhas, nesta noite temos oficina de alfabetização. E amanhã elegeremos a diretoria do clube de mães. Não faltem.

MULHER 1 Estamos cansadas, companheira Maria Elena. Passamos o dia todo trabalhando, e agora mais a reunião.

MARÍA ELENA Não se negue, dona Carmem. Quem não participa, não decide. Quer que as outras pensem pela senhora?

CONTROLESICA PERUANA

NARRADOR As pessoas confiavam em María Elena Moyano. Ela tinha sido líder em sua juventude e se destacado nas greves nacionais dos professores.

MARÍA ELENA Mas logo vieram os tempos mais complicados. Sendero Luminoso aterrorizando as comunidades e as Forças Armadas fazendo o mesmo. Vivíamos entre dois fogos, duas linhas de tiro.

NARRADOR Em 1988 reelegeram a Maria Elena como Presidenta da Federação Popular de Mulheres. Nesse mesmo ano foi candidata da Izquierda* Unida e foi eleita como Tenente Prefeita de Villa El Salvador.

MARÍA ELENA Agora trabalharei diretamente na plataforma política!…Mas seguirei ao lado de vocês lutando pela paz com justiça social.

EFEITO APLAUSOS

CONTROLESICA DE SUSPENSE

NARRADOR Fazia uma década que Sendero Luminoso agia em Ayacucho e na serra do Peru. Em 1990, este grupo armado se propôs a tomar Lima. As organizações democráticas e autogestionárias, como as de Villa El Salvador, atrapalhavam a intenção do grupo.

EFEITO BOMBA

NARRADOR Sendero iniciou uma empreitada de terror e assassinatos. Acusou dirigentes de trair a causa popular. Acusou às organizações de mulheres de ser o “colchão” do imperialismo.

ESPOSO Maria Elena, você tem que ir embora. Estão te ameaçando, dizem que você é agente do governo, uma contra-revolucionária. Eles vão te matar.

MARÍA ELENA A verdadeira revolução não é a morte, nem a submissão, nem o fanatismo. Eu não tenho medo deles.

NARRADOR Seu esposo Gustavo e os dirigentes a obrigaram a viajar para a Espanha para receber, junto ao professor Michel Azcueta, o prêmio Príncipe de Astúrias. Pediram-lhe que ela ficasse lá, mas Maria Elena retornou muito rapidamente.

MARÍA ELENA Meu lugar é aqui. A primeira tarefa que este povo tem é derrotar o terror. Eles não nos vencerão.

CONTROLESICA DE SUSPENSE

NARRADOR No dia 14 de fevereiro de 1992, Sendero Luminoso iniciou uma rebelião armada e conseguiu paralisar grande parte de Lima. Como resposta, a Villa El Salvador saiu em passeata popular a favor da paz. Maria Elena Moyano estava na primeira fila.

EFEITO MANIFESTAÇÃO

MARÍA ELENA Vamos lá, meu povo, o povo não se rende! … Não à violência senderista!

CONTROLESICA DRAMÁTICA

NARRADOR No dia seguinte, Maria Elena participou com seus dois filhos de uma festa organizada pelas mulheres do Comitê Vale Leite de seu bairro…

EFEITO RAJADA DE METRALHADORA E GRITOS DE MULHERES

CRIANÇAS Mamãe, mamãe!…

MULHER Assassinos!… Dizem que defendem o povo e nos matam!… Assassinos!

NARRADOR Mataram María Elena com tiros a queima roupa, diante de seus filos, diante de suas vizinhas. E puseram uma carga de dinamite em seu corpo o fazendo explodir. Tinha apenas 33 anos.

CONTROLESICA MUITO DRAMÁTICA

NARRADOR Mais de dez mil pessoas, quebrando o medo, desafiando o terror senderista, acompanharam seus restos mortais.

VOZES María Elena não morreu, está viva entre nós!

MULHER Tinha um sorriso permanente com duas covinhas nas bochechas. A negra era valente, valente demais. Assim me lembro de María Elena Moyano, a Mãe Coragem de nosso povo.

BIBLIOGRAFÍA
http://www.amigosdevilla.it/Malena_3.htm