MAIS E MAIS MULHERES EM CONFLITOS!
E todavia mais mini-testemunhos para tuas radiorevistas!
Nos chama a atenção a aceitação que tiveram os mini-testemunhos que estamos despachando já duas semanas. Temos recebido muitas cartas solicitando mais e mais.
Está bem. Nos rendemos. Lhes enviamos a coleção completa que soma uma centena. Certamente, si se animam vocês mesmas a escrever um mini-testemunho, nos o enviam e o acrescentamos à lista.
Como dizíamos, estas “cápsulas dramáticas” servem para muitas coisas: para provocar debates, para animar consultórios, para realizar sócio dramas, para elaborar uma série de episódios teatrais… e até para se olhar no espelho e descobrir que minha vida tem alguma semelhança com a de Albertina ou Daniela!
41- ALBERTINA
Me tive que ficar na reunião até muito tarde. Sou dirigente sindical. Mas meus filhos são crianças e outra vez se dormiram sem comer. Não tenho com quem deixá-los. Renuncio a meu cargo para cuidá-los hoje ou sigo na luta por seu futuro?
42- DANIELA
É tão lindo, parece um anjo! Este domingo o voltei a ver na missa. Creio que ele também me viu. Me aproximei a comungar só por estar a seu lado. Sim, estou enamorada de um padre. Devo respeitar seu sacerdócio ou faço tudo por conquista-lo?
43- EMILIA
Meti os pés pelas mãos, o sei. É que estava passada de tragos. Faz já dois meses e não me vem a regra. Estou grávida de outro. Que faço? Eu não aceito o aborto. Digo a verdade ao meu marido? Ou lhe faço crer que é dele?
44- FABIOLA
Me graduei de arquiteta e agora estou como floreio de enfeite em minha casa. Meu marido tem dinheiro e não permite que mova um dedo. Para que queres trabalhar, diz, se não te falta nada? Mas, e eu? Só servo para dar a luz antes seus amigos?
45- MARILYN
Todas minhas amigas dizem que sou uma boba. Que a virgindade já saiu de moda. Que é melhor provar antes de arrepender-se ou arrepender depois?. Mas eu digo: se me ama, que me espere. Estou fora de moda?
46- TOMASA
Faz anos que não piso num cabelereira. Nem gasto com roupa. Meu marido diz que estou gorda e descuidada. Mas eu penso que esses luxos são para moças solteiras. Eu me consagrei a meus filhos e a minha casa. Não é esse o dever de uma mulher casada?
47- VALENTINA
Tinha15 anos quando me engravidei. Eu queria ter a meu filho, mas meus pais me obrigaram a dá-lo a uma família amiga. Durante dez anos só pude vê-lo de longe. Agora quero recuperá-lo. Todavia tenho direito?
48- IRACEMA
Postulei para a Secretaria Geral de meu partido diante do Comitê Eleitoral. Os outros candidatos eram homens. Me ofereceram a de Assistência Social. Dizem que essa corresponde às mulheres. Renuncio a um partido em que os cargos têm sexo?
49- MARISELA
A noite de domingo foi terrível. A polícia fez redada. Que se o carnê de sanidade, que se a permissão de não sei que vai na… Nos trata como delinqüentes. Mas cada uma se ganha a vida como pode. Ou por acaso não temos direito de trabalhar?
50- JAZMÍN
E dá-lhe com que tenho que casar-me! Meus pais me aconselham, procuram noivos e até têm o enxoval comprado. Disse-lhes que o casamento não é para mim. Eu quero permanecer solteira. É que a mulher não é completa se não está casada?
51- JUANA FELICIA
Foi ele, meu filho, que violou a moça. Ninguém mais que eu o sabe. Angustia-me o sofrimento dessa infeliz e o desespero de sua mãe. Mas eu também sou mãe. Como o denuncio se é meu filho?
52- ROMILDA
Me chegou a menopausa. Com as regras, se foram as gravidez, se esgotou o desejo, se acabou o amor. Isto é, já não há mais mulher. Sou uma velha. Para que servem os anos que me restam?
53- CAROLINA
Encontrei a meu filhinho de quatro anos bem pintado e caminhando diante o espelho como se fosse um modelo. Estou espantada porque dizem que assim começam os homossexuais. Como o endereço?
54- LORENA
Sim, se o cortei. Vocês o leram nos jornais, mas eu o vivi. Já não agüentava mais as cacetadas, as torturas, a brutalidade daquele animal. Fiz bem, fiz mal? Ponham-se em meu lugar.
55- CINTIA
Pesquei ao bodegueiro e seu compadre em pleno mexeriqueiro. Lhe passavam revista ao povo. Não se salvou nenhuma barriga, nenhum bolsinho, nenhum político. Até dos mortos falavam Quem tem a língua maior, eles ou nós?
56- TAMARA
Meus pais querem tapar o sol com um véu branco. Levar-me à igreja e casar-me com um cavaleiro. Eu estou enamorada de Claudia e eles se negam a aceitar essa verdade. Querem uma filha “normal”. Por que não posso decidir minha sexualidade?
57- JOSEFINA
Já passei os 40 e descubro cheia de rugas. A vizinha fez a cirurgia plástica e ficou como debutante. Agora é a minha vez, pensei eu. Ou será uma hipocrisia? Por que tenho que esticar a cara para seguir a moda?
58- CHARITO
Nando está aceleradíssimo, exige que nos casemos já. E depois da boda, ter filhos. E eu com a carreira a meias e os livros de enfermaria sob o braço! Que faço, Virgem do Rosário? Perdo a profissão ou perdo meu Nando?
59- CANDELARIA
A mesma hora de minha novela dão o futebol. Vem meu marido e muda o canal. Estou ouvindo boleros e meu filho põe seu programa de rock. Quero ler, mas só trazem à casa jornais de esportes ou crimes. Quando faço o que me agrada?
60- ELIANA
A vida com Roberto não é vida. Os insultos, as proibições, os enganos… não agüento mais. Tenho que separar-me dele. Mas, e meus três filhos? Eu não posso mantê-los e ele sim. Serei uma má mãe se os deixo com
ele?
61- GREGORIA
Vão muitos anos de casamento e nada. Não sinto nada. Quando estou com meu marido, tenho que fingir. Eu o quero e ponho tudo de minha parte. Não entendo por que acontece isto comigo. Quem tem a culpa de minha frigidez, ele ou eu?
62- XIMENA
Necessito um filho. Está bem, a vida não me deu a oportunidade de casar-me e fiquei solteira. Mas, por que só? Vou me meter com qualquer um. E quando fico grávida, tiau. Não tenho direito?
63- ANABEL
Gosto que me mandem cartas, o tarot, os caracóis. Meu marido diz que sou uma supersticiosa. Mas acontece que ele não sai para trabalhar se não ler todas as manhãzinhas seu horóscopo. Nós seremos mais que os homens?
64- MARTINA
Tenho 16 anos e desde os 12 fui violada por meu tio, um sem vergonha. Agora estou grávida e não quero ter este filho. Vou abortar. Ou não devo fazer isto?
65- ALEXANDRA
Não cozinhas como minha mãe, não passas como minha mãe, tu não sabes nada. Assim começarão os problemas com meu marido. E com minha sogra, sempre presente ainda sem viver com nós. Felipe é um filhinho de mamãe. E nada faz sem consultar-lhe. Como curto esse umbigo?
66- HIPÓLITA
Ele me fez quatro filhos e me largou quando eram novinhos. Eu me rompi o lombo trabalhando, lavando roupa alheia, vendendo na rua. E agora, depois de tantos anos, regressa tão orgulhosa para ver seus filhos e reclama seu direito de esposo. O deixo entrar?
67- GRACIELA
Já está com namorado e não sei como falar-lhe do sexo. Tampouco sei se deveria dar-lhe as pílulas. Tenho medo de empurrá-la para ter relações. Mas tenho mais medo de que venha barriguda. Que faço, que digo, como atuo?
68- MARISOL
Me colocaram no ônibus, sem eu saber para onde ir. E me disseram coisas horríveis pela rua. Minha mãe disse que um dia me vão a violar. É que me fascinam as minis, as bermudas e os decotes. Por acaso não sou livre para vestir como quero?
69- LAUDELINA
Eu sei que ele sai por aí com outras. E quando lhe reclamo, diz que não sirvo como mulher, que pareço uma morta. Mas me ensinaram que uma esposa decente não deve fazer certas coisas na cama. Ou deve fazê-las?
70- FRIDA ANGÉLICA
Isto parece telenovela. Estou apaixonada pelo esposo de minha melhor amiga. Ele ama a sua mulher. Mas ela o engana com outro. Eu poderia fazer com que ele perceba e conquistá-lo para mim. Aconselho a minha amiga ou acabo com casamento dele?
71- RAIMUNDA
Hoje lhe fiz macarrão com frango. Ontem, o guisado de carne que tanto você gosta. E o domingo, buchada. Mas nem assim agradece. Preparo todas as receitas que encontro. Não dizem que ao homem se lhe conquista pelo estômago? E por que o meu é tão ingrato?
72- JUSTINA
Ontem quase me arranca um olho com a fivela do currião. Tenho a cara inchada e as pernas marcadas de tanto apanhar. É seu costume. Se o denuncio, o prenderão. Mas se o prendem, ao sair me matará. Continuo suportando?
73- ADELAIDA
Minha avó disse que os que Deus mande. Meu marido quer quatro. Minha mãe, a esposinha. E minha vizinha ecologista opina que só um. Mas sou eu que os vou parir. Quantos filhos devo ter?
74- GUADALUPE
Olhadas, atenções, contemplações… Faz pouco tempo o via suspeitando. E assim é. Meu marido vai para a cama com a empregada. Quando lhe disse, ele negou firmemente. A ela posso despedir, mas com ele, o que faço?
75- DORA ALICIA
Está complexado, isso é o que acontece. Quando me felicitaram pelas vendas, ele se chateou. Quando me promoveram na empresa, se irritou ainda mais. Tenho que ser medíocre para contentar a meu marido?
76- CLEMENTINA
Veio “Morrer de amor” às quatro, “Colar de lágrimas” às cinco, “Antonela” a às seis… Eu gostaria ver “A Tigressa”, mas a uma hora dessa já chegam meu marido e meus filhos. Eles me criticam, dizem que perdo o tempo. Mas, não é certo que as novelas ensinam o que é a vida?
77- LUDMILA
Despediram-me depois de tantos anos de trabalho. Cai só em mim a “redução de pessoal”. Eu bem sei que foi pela gravidez. Então, teria que viver sem ter filhos para preservar o meu emprego?
78- NAZARIA
Armou o grande escândalo na festa. Não queria que dançasse nem com meu pai. Me e me persegue, me controla o tempo todo, até para eu ir ao banheiro. Logo nos casaremos e confesso que tenho medo. Será que o ciúme diminuirá quando já me tenha como esposa?
79- VALERIA E CLARA
Vivemos juntas a uns dez anos. Nos levamos muito bem, nos queremos muito. Mas nos falta um filho. Nos dizem que duas lésbicas não têm direito a adotar um menino. Por que não podemos dar-lhe um lar estável e com amor?
80- GUILLERMINA
Ainda que eu fique sem olhos, seguirei cozinhando para pagar o colégio das freiras. Que minha filha tenha o que eu tive. Na escola fiscal não conhecerá gente decente nem encontrar um namorado que a tire desta pobreza. Não é meu dever de mãe?
81- HERIBERTA
Quer ir embora? Pois saia agora mesmo! Mas isso sim, você vai sozinha, as crianças ficam comigo. Assim me ameaça meu marido cada vez que protesto pelos surras que ele me dá e lhe digo que quero divorciar-me. Estou presa. Suportarei pelos meus filhos?
82- FANNY LISETE
Me inscrevi no concurso de Miss Verão. E desfilei na tanga. Minha irmã viu as fotos no jornal e ficou injuriadíssima. Disse que eu não sou vaca para exibir-me, que não sou um objeto sexual. Não a entendo. Será que não pode mostrar a beleza ?
83- DIAMANTINA
Quando nasceu a terceira, se desesperou. A quarta, nem se diga. Seus amigos já lhe chamam chineleiro. E ele segue determinado em conseguir um homenzinho. É questão de honra e de sobrenome, diz. Lhe dou a razão ou resisto?
84- PALMIRA
Os homens são assim, eles têm suas necessidades. Eu sei que meu marido anda por aí com sua querida. Mas não me preocupa. Ele nunca vai me deixar. Seguramente, eu sou a esposa. Estou casada e ela não. Assim é a vida, não é verdade?
85- MARÍA LUISA
Minha amiga é muito boa profissional e até fala bonito. Mas daí a querer ser prefeita, é outra coisa. Para esse cargo há que ter saco. Para mim, a política é coisa para homens. Como vou votar nela?
86- DALILA
Me aconselham as pílulas, o diafragma ou a T de cobre. Eu sou uma analfabeta nesta questão de ter ou não mais filhos. Penso em ligar as trompas de uma vez. Qualquer desses métodos me serve. Mas o padre disse que são maus. Dou ouvido ao que ele fala ou não?
87- SILVANA
São publicitária. Me pedem para anunciar motores usando uma mulher semi-nua. Mesmo que sabões com outra aparência. Só querem nádegas. E peitos na tela. Sou contra a mulher como produto de vendas… fico com meus clientes ou meus princípios?
88- FRANCISCA
Será verdade que já não lhe agrado? O certo é que se dá meia volta e começa a roncar. Fico com a vontade. Mas não me atrevo a dizer-lhe nada, não vai pensar que sou uma qualquer. Ou deveria insinuar-lhe?
89- LORENZA
Roubei e estou condenada a oito anos de prisão. O cúmulo do absurdo, estava grávida e não tenho ninguém que cuide da criança. Terei que dá-la para alguém ou criá-la comigo na prisão? O que será melhor para ela e para mim?
90- TATIANA
A mim não me enganas, canalha! A camisa com baton, o cabelo ruivo, esse perfume empestiado!E todavia o negas? Essa mosquinha morta não vai ganhar de mim! Que sou uma ciumenta? Porque te quero tenho ciúme. Não é certo que agente cuide do que ama?
91- LOURDES IRENE
Está decidido: vou casar-me com Pancho. Já dobrei a esquina e não quero ficar para titia. O carinho virá depois. Não é melhor casada com pouco amor do velha com muita solidão?
92- DEYANIRA
Meu marido é estéril. Já estávamos resignados a não ter filhos. Mas acontece que sim, se pode. A esperança se chama inseminação artificial. Ele está de acordo em buscar sêmen de outro homem para fecundar-me. Faze-lo será imoral?
93- PASCUALINA
Minha madrinha convenceu a minha mãe e veio do povoado a servir-lhe como empregada. Seu marido abusa de mim. E me ameaça em tirar-me da escola e me mandar de volta para o campo se eu falar. Eu não quero voltar para a roça, quero continuar estudando. Falo ou não com a minha madrinha?
94- MARÍA DOLORES
Que negócio é esse de quantos anos tenho? Já completei 68 e vivo só. Todavia gosto de me vestir bem, de me enfeitar e de olhar-me no espelho…e por que não falar? Também me gosto de tocar-me e sentir prazer. Será sou uma pervertida?
95- CARINA
Encontrei meu marido com outro. Quase morri. Depois de 15 anos de casamento e três filhos, como ia suspeitar de sua masculinidade? Ele sempre se deu conta do recado e sempre quis muito aos filhos. Separo ou aceito uma dupla vida?
96- ELISABETH
As análises deram positivo. Tenho um câncer avançado. Minha família trata de enganar-me, mas eu sei o que me espera. Não quero suportar essas dores e decidi suicidar. Por que tenho que sofrer se já não há remédio?
97- AGRIPINA
Faz anos que ele me abandonou e foi para cidade. A terra está inscrita em seu nome. Mas eu a trabalho. Fui ao banco pedir um empréstimo para a plantação. Me negaram. Dizem que as mulheres não conseguem pagar, que não temos garantia. Para ter crédito, tem que ter saco?
98- LILIANA
Eu sempre levo uma camisinha na carteira. Uma agente nunca sabe o que vem pela frente. Se não é a gravidez é a AIDS. Minhas amigas dizem que se os rapazes se interam, pensarão que sou mulher fácil e perderão o respeito para comigo. Qual dos riscos devo correr?
99- MATILDE
Minha filha é morena, cabelos liso, peitos salientes e olhos grandes. Uma menina lindíssima. Mas ela vê cada dia na televisão, nas revistas, meninas ruivas e de olhos azuis. Vive deprimida e complexada. O que faço para que ela se queira?
100- FERMINA
Ai, Senhor dos Milagres! A estas alturas do partido apaixonar-me como uma adolescente! Florentino já completou os 70. E para mim falta pouco. Dizem que para o amor não há idade. Mas nos dá vergonha pelos netos. Não estaremos sendo ridículo?
100 Mujeres en conflicto, AMARC, Lima 1995.