MALDITA MONSANTO

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

O agricultor Percy Schmeiser ganhou o pleito da poderosa Monsanto.

LOCUTORA Percy Schmeiser levantou-se bem cedinho. Estava contente, pois o trigo e a colza brotavam em seus campos como benditos pela Natureza.

EFEITO PASSARINHOS

LOCUTORA Em breve seria o momento de colher e de intercambiar as sementes com os agricultores vizinhos, como faziam seus antepassados desde muito tempo atrás.

POLICIAL Hey, you!… O senhor é Percy Schmeiser?

PERCY Sim, o que houve?

POLICIAL Há uma denúncia contra o senhor. O senhor semeou sem autorização sementes de colza transgênica propriedade da empresa Monsanto. Deve apresentar-se ante o Juiz.

CONTROLESICA DE SUSPENSE

LOCUTORA Percy Schmeiser tinha então 68 anos. Toda sua vida foi agricultor e vive na zona oeste do Canadá com sua esposa e seus cinco filhos. Quando apareceu a Monsanto, ele não quis nenhum negócio com esta empresa transnacional gringa.

VENDEDOR Nossas sementes são fortes.

PERCY São sementes transgênicas. Não quero.

VENDEDOR Temos excelente herbicida Roundup.

PERCY Não quero.

LOCUTORA Percy Schmeiser sabia que os agricultores que compram da Monsanto estão obrigados a utilizar somente as sementes desta empresa e que devem comprá-las todo ano. Ele tinha suas próprias sementes, melhoradas depois de décadas de trabalho.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTOR A Monsanto fixa os preços, colhe as colheitas, as comercializa, impõe condições e castigos.

LOCUTORA A Monsanto também criou seu órgão repressivo, a Polícia Genética. Assim controla os agricultores. Sem nenhuma permissão, colhe mostras e os ameaça com fortes sanções.

LOCUTOR Em 1998, a Monsanto demandou o agricultor canadense Percy Schmeiser. O processo durou dois anos e o juiz estava claramente defendendo os obscuros interesses da empresa.

PERCY Eu nunca semearei essas sementes, senhor juiz. Com certeza, o pólen de algum cultivo próximo da minha fazenda contaminou minhas plantas. Isto é impossível de evitar.

JUIZ Seja como for, senhor Schmeiser, em suas terras apareceram plantas de sementes patenteadas pela empresa Monsanto.

EFEITO MARTELO DE JUIZ

JUIZ Este tribunal o declara… culpado!

EFEITO MURMÚRIOS

JUIZ O senhor deverá pagar 10 mil dólares e entregar toda sua produção e suas terras a empresa Monsanto.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTORA Percy Schmeiser apelou da sentença, mas a Monsanto multiplicou sua demanda e exigiu um milhão de dólares pelo suposto uso de suas sementes patenteadas.

LOCUTOR A empresa norte-americana Monsanto é a segunda maior companhia de sementes transgênicas do mundo. Tem escritórios, fábricas e centros de pesquisa em mais de 100 países.

LOCUTORA Utilizando a biotecnologia e o truque das patentes, Monsanto busca o monopólio sobre o algodão, o trigo, a soja, o milho…

MONSANTO A nenhum agricultor será permitido que usem suas próprias sementes. O negócio é que comprem as nossas. (RI)

LOCUTOR Mas Percy Schmeiser não se acovardou. Voltou a apelar da absurda sentença do juiz e levou o caso ante a Corte Suprema do Canadá.

PERCY Investimos todas as nossas economias nesta batalha legal… e recebemos muitas doações de pessoas ao redor do mundo.

LOCUTORA Em março de 2008, Percy Schmeiser ganhou o pleito contra a Monsanto e não teve que pagar nenhuma indenização. Ao contrário, a empresa transnacional é que teve que arcar com os gastos de descontaminar os campos de Schmeiser.

PERCY Ganhamos!… Parecia impossível, mas Davi venceu Golias. Que saibam outros agricultores do mundo que podem acionar a Monsanto se contaminarem seus campos com essas sementes transgênicas.

LOCUTOR Schmeiser viajou pelo mundo inteiro denunciando os abusos da Monsanto.

LOCUTORA Seu caso não é um caso isolado. Com o Tratado de Livre Comércio, 50 mil agricultores canadenses se arruinaram.

LOCUTORA No México, oito milhões de pessoas perderam suas terras e seus cultivos. Agora, o país compra milho transgênico dos Estados Unidos.

PERCY Maldita Monsanto! Maldita empresa que só trouxe morte e fome para nossos povos!

MALDITA MONSANTO

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.