MARIANGELA, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Minha filha tem 15 anos. Se apaixonou por um rapaz um pouco mais velho que ela. Eu achei que não ia acontecer nada por serem ambos tão jovens. Mas me enganei. Ela ficou grávida e agora não sei o que fazer.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

CONTROLE MÚSICA POPULAR

EFEITO AMBIENTE BAIRRO

MARIDO (CHAMANDO) Mariangela… Mariangela…

MARIANGELA Já vou, já vou… O que você quer, homem?

MARIDO Sua filha passou aqui, a Pati.

MARIANGELA E daí?

MARIDO Anda com um cara… você sabia disso?

MARIANGELA É um colega da escola, só isso.

MARIDO Ah é? Pois a andava abraçando. Cuide de tua filha, não quero surpresas. Estou te avisando, Mariangela.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARIANGELA Assim fiquei sabendo que minha filha Pati estava namorando um rapaz. Meu marido estava bravo.

EFEITO GALINHAS, CÃES

MARIANGELA Olha, filha. Teu pai disse que você anda por aí com um rapaz. Cuidado para não fazer coisas de gente grande.

PATI Que história é essa, mãe?… É meu amigo, só isso.

MARIANGELA Mas da amizade ao namoro é um pulo…

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

CONTROLE AMBIENTE LAR

MARIANGELA Pati, você parece muito animada com esse garoto.

PATI Mamãe, ele já é meu enamorado.

MARIANGELA O que você disse? Você é só uma menina… E se acontecer algo?

PATI O que pode acontecer?

MARIANGELA Bom, você sabe. Os homens são homens. Ou dá ou desce.

PATI Ai, mamãe!

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

MARIANGELA E assim, minha Pati continuou com esse rapazinho. Eu ficava com medo, mas… o que mais poderia dizer? Ela nunca tinha namorado antes, em seus quinze anos era a primeira vez.

MARIDO (REVER) Mariangela, cuide dessa sua filha. Não quero surpresas.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARIANGELA Cuidar? Como poderia cuidar dela? Eu trabalhava o dia inteiro na fábrica de laticínios e ela ia estudar. Só a encontrava à noite.

EFEITO AMBIENTE COZINHA

MARIANGELA E como vai a escola, filha?

PATI Bem, mamãe.

MARIDO Que nada, Pati anda vadiando por aí.

PATI Nada disso, pai.

MARIANGELA Tá, ta, sem briga. Vamos comer em paz, estou bem cansada.

CONTROLE CORTINA MUSICAL

MARIANGELA E como se meu marido tivesse boca de bruxo, não passou muito tempo quando Pati começou a enjoar…

EFEITO AMBIENTE COZINHA

PATI Não tenho fome, mãe…

MARIANGELA Está pálida, menina. Toma este caldo, vai se sentir melhor.

PATI Não quero nada, mãe… Não quero… (ÂNSIA)

MARIANGELA Pati!

EFEITO ÂNSIA E PASSOS RÁPIDOS

MARIANGELA (PENSANDO) Deus do céu! Está garota está grávida!… (CHAMANDO) Pati…Pati…

CONTROLE CORTINA DRAMÁTICA

MARIANGELA Mi filha estava grávida. Mas, como? Se eu a adverti para que tivesse cuidado com seu namorado.

EFEITO GRILOS

PATI (CHORA)

MARIANGELA E agora o que vamos fazer, filha? Precisamos contar para o teu pai.

PATI Não, mãe. Ele vai ficar bravo.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARIANGELA E naquela mesma noite…

MARIDO (FURIOSO) O que você disse? Que a Pati está grávida? É verdade isso, Pati?

PATI (CHORANDO) Papai…eu não sabia, não queria. Eu… achava que as primeiras vezes não acontecia nada.

MARIDO Mas eu sabia. Te adverti, Mariangela, te disse que cuidasse desta tonta. E você? É uma louca, uma ressabida…

EFEITO SOLUÇO

PATI Papai, me perdoe.

MARIDO Perdão e de joelhos você vai pedir a Deus, Pati. Porque eu não quero saber nada de ti… Vai, vai para junto desse mequetrefe que te engravidou. A ver se é homem e te recebe.

MARIANGELA (GRITA) O que você disse? É nossa filha.

MARIDO E você, uma péssima mãe que não soube criar a essa folgada. De mim não esperem nem um centavo. E não quero vê-la mais na minha casa, Pati. Fora, fora…

EFEITO SOLUÇOS, CHORO DE PATI.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARIANGELA Não deixei que a botasse para fora. Aonde iria? Ela é uma menina, tem 15 anos. Meu marido se acalmou, mas não quere saber nada do bebê. E joga todo o problema nas minhas costas. Estou angustiada. Não sei o que fazer, como resolver esta confusão. E você, o que faria no meu lugar?

CONTROLE MÚSICA DE SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

PATI Papai, me perdoe.

MARIDO Perdão e de joelhos você vai pedir a Deus, Pati. Porque eu não quero saber nada de ti… Vai, vai para junto desse mequetrefe que te engravidou. A ver se é homem e te recebe.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARIANGELA Não, não deixei que a botasse para fora. Mas meu marido me deixou sozinha com o problema. Agora eu tenho que resolver. Passaram uns dias e Pati vomitava até a alma. E estava tão triste que eu não sabia o que fazer. Ainda é uma garotinha.

PATI (ÂNSIA)

MARIANGELA Mas, o que é isso, Pati? Ainda por cima você é tão mole que parece que vai morrer.

PATI (SOLUÇOS SUAVES) Mamãe!

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARIANGELA Pati abandonou o colégio. Com a esperança que eu tinha que ela fizesse depois uma técnica. Mas o dano já estava feito, já não tinha remédio…

EFEITO AMBIENTE LAR POPULAR

MARIANGELA Pati, vista-se, não ande assim molambenta. Vamos à casa do teu namorado.

PATI Mas, mãe…

MARIANGELA Nenhum mas. Você acha que eu vou arcar com tudo sozinha? Quero falar com o rapaz e com seu pai.

PATI Mãe! Eu não quero me casar.

MARIANGELA Não tem jeito, você está grávida.

MARIANGELA Então pegamos o caminho e nos fomos a apresentar na casa do jovem…

EFEITO CACHORROS, GALINHAS

MARIANGELA Pois aqui está minha filha Pati. Está esperando um filho do filho de vocês.

SOGRO E como sabemos que se é certo?

MARIANGELA Nem se atreva a duvidar, ela nunca teve um namorado antes. Chame o seu filho.

SOGRO (CHAMA) Escutou, tranqueira, venha. Disse que venha.

NAMORADO (TÍMIDO) Diga, papai.

SOGRO Aqui chegou esta garota dizendo que vai ter um filho teu, é verdade?

NAMORADO É que…

SOGRO Fale como homem.

NAMORADO Eu não queria, pai. Ela me… me…

MARIANGELA Não seja covarde. Você, esteve ou não com minha filha?

NAMORADO Sim, senhora.

MARIANGELA Já ouviu o seu filho. Então…

SOGRO Então o quê?

MARIANGELA Que tem que casar.

PATI Mãe, não. Não quero.

MARIANGELA Cala a boca!… Como ouviu, meu senhor. Lembre-se que Pati tem 15 anos e seu filho 17. Se ele não pode, o senhor tem que responder.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

MARIANGELA Assim foi que fiz a minha Pati casar com esse moço. Nenhum dos dois tem trabalho, mas logo encontraremos algo. O importante é que minha filha não se torne uma mãe solteira, que seu filho tenha pai. Ou não?

CONTROLE CARACTERISTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DE LA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

PATI Papai, me perdoe.

MARIDO Perdão e de joelhos você vai pedir a Deus, Pati. Porque eu não quero saber nada de ti… Vai, vai para junto desse mequetrefe que te engravidou. A ver se é homem e te recebe.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARIANGELA Não, não deixei que a botasse para fora. Mas meu marido me deixou só com o problema. E agora, o que faço? Pati só tem 15 anos! Ai, Senhor, por que me castigas assim?

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

EFEITO ÂNSIAS

MARIANGELA Pati vomitava sem parar e a cada dia se desesperava mais.

EFEITO AMBIENTE CASA

MARIANGELA Só chora e chora. Onde está esse vagabundo? Nunca mais veio te ver. Será outra mãe solteira.

PATI CHORA

CONTROLE MÚSICA TRISTE

MARIANGELA Eu estava muito aborrecida com a Pati. No ano passado a filha da vizinha teve um menino, e agora, ela. Tinha que ter lhe aconselhado, mas eu não sei falar dessas coisas.

EFEITO AMBIENTE CASA

MARIDO O que vai fazer com a tua filha pançuda? Como vamos manter outra boca?

MARIANGELA Não sei. Mas, você não tem pena?

MARIDO De nada serve a pena quando não temos dinheiro. Mal conseguimos criar os nossos filhos.

MARIANGELA O dano já está feito.

MARIDO Se soube se meter em confusão, que saiba sair dela.

MARIANGELA Pobrezinha, é uma garotinha.

MARIDO Garotinha?

MARIANGELA Não podemos botá-la para fora de casa e também não podemos tirar o bebê, sofreria mais ainda.

MARIDO Pois pense você no que fará.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARIANGELA Meu marido não falou comigo durante vários dias. Eu rezava e olhava a Pati, estava tão triste, tão aflita. Não, não posso deixá-la sozinha com este problema.

CONTROLE AMBIENTE CASA POPULAR

MARIANGELA Pati? Venha cá filhinha. Nesta tarde vamos ao centro de saúde para fazer o pré-natal.

PATI (SURPRESA) Ao centro de saúde? O que o meu pai vai dizer?

MARIANGELA Já veremos como faremos para que teu pai entenda. Eu vou te ajudar a criar o teu bebê.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

MARIANGELA A alegria da minha Pati me fez sentir que estava fazendo o correto. Ela havia se apaixonado e o rapaz a abandonou quando ela engravidou. Como sua mãe iria eu fazer o mesmo? Em alguns meses terei meu primeiro neto. Assim é a vida.

CONTROLE CARACTERISTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

PATI Papai, me perdoe.

MARIDO Perdão e de joelhos você vai pedir a Deus, Pati. Porque eu não quero saber nada de ti… Vai, vai para junto desse mequetrefe que te engravidou. A ver se é homem e te recebe.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARIANGELA Não, não deixei que a botasse para fora. Mas meu marido me deixou só com o problema. O que eu faço agora? Nós somos pobres, não podemos manter uma boca a mais. A filha da vizinha deixou a escola e agora trabalha de empregada para manter seu filho. (SOLUÇOS). Não, não quero isso para minha Pati.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARIANGELA O tempo foi passando quando me lembrei de uma parteira de idade que sabe destas coisas. Saí correndo para vê-la.

EFEITO PASSOS, GALINHAS, CACHORROS.

MARIANGELA (CHAMANDO) Vizinha, quero falar com a senhora.

PARTEIRA Entra, dona Mariangela. Quais as novidades…

MARIANGELA É minha Pati. Mas, por favor, não diga a ninguém.

PARTEIRA Pati? Eu a vi com um jovem. Aconteceu algo com ela?

MARIANGELA É… não. Bom… sim. É que esse jovem…

PARTEIRA De quanto tempo está?

MARIANGELA É… já atrasou uma menstruação, deve ser um mês. Sim, agora que começou a vomitar e está muito pálida.

PARTEIRA Você tem que trazê-la logo, amanha mesmo.

MARIANGELA E não é perigoso?

PARTEIRA Todo dia chega aqui uma garota, há anos que as ajudo. Pode confiar.
Ah, que tome um chá destas ervas à noite, em jejum.

CONTROLE MÚSICA TRISTE.

MARIANGELA Dei muitas voltas. Não tinha forças para voltar para a minha casa e encontrar a minha filhinha tão desesperada.

EFEITO BAIRRO POPULAR, SINOS IGREJA

MARIANGELA Passei quase correndo na frente da igreja para não ver o padre. E se ele ficar sabendo? (REZAS) Virgem santíssima, ajuda-me, a senhora é mulher e me compreende. Que futuro espera a minha filha só, carregando um filho? Não posso permitir isto, ela é uma garotinha ainda.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARIANGELA Quando cheguei em casa já escurecia. Meu coração estava temeroso, mas decidido.

EFEITO AMBIENTE DE COZINHA

MARIANGELA Pati, onde você está?

PATI (TÍMIDA) Aqui, mamãe.

MARIANGELA Filha, você é muito jovem, não pode ter esse filho. Amanhã vou te levar a uma parteira.

PATI Tenho medo, mamãe. Vai doer?

MARIANGELA Não, filha, todo estará bem. Escute, esta noite você não vai comer, só vai tomar um chá.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

CONTROLE CARACTERISTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

p=. **********************************

p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Minha filha tem 15 anos. Se apaixonou por um rapaz um pouco mais velho que ela. Eu achei que não ia acontecer nada por serem ambos tão jovens. Mas me enganei. Ela ficou grávida e agora não sei o que fazer._
Primeira solução: Mariangela obriga a sua filha a casar-se.
* Segunda solução: Mariangela acolhe a sua filha e a ajuda a ter o bebê.
* Terceira solução: Mariangela a leva a uma parteira para interromper a gravidez.

p=. **********************************

*Gravidez na adolescência*

Ocorre dentro dos dois anos depois da primeira menstruação e quando a adolescente é ainda dependente de sua família de origem. Também chamada de síndrome do fracasso, ou da porta de entrada no ciclo da pobreza.

No mundo ocorrem anualmente 15 milhões de partos adolescentes, dos quais 80% pertencem a países em vias de desenvolvimento.

Na América Latina, as adolescentes grávidas representam 20% dos nascimentos (OMS 1997). Destes, 80 de cada 100 não foram desejados.

Contexto da maternidade adolescente

* Gravidez não planificada. Acham que a primeira vez não engravida. Conhecem mal ou não têm acesso a contraceptivos.
* Parceiro ausente. Os rapazes se assustam da responsabilidade e fogem, “abortam”, com a tolerância da sociedade.
* Família disfuncional ou que, em princípio, não aceita a situação. Em geral, as famílias pobres suportam a gravidez adolescente, não é assim nas classes medias e altas que com maior frequência recorrem ao aborto.
* Condições econômicas desfavoráveis. A maioria dos casos de gravidez de adolescentes ocorre nas classes mais empobrecidas.
* Escasso espaço social frente ao problema, as autoridades escolares as separam da instituição, os empregadores as despedem e têm muita dificuldade para constituir uma família estável.
* Uma sociedade preconceituosa que culpa a jovem e seus pais pela situação. E condena ou fecha os olhos ante o problema.

*Fatores determinantes da gravidez na adolescência*

* Pobre ou nenhuma educação sexual. Nas escolas não se fala dos direitos sexuais e reprodutivos, nem de uma sexualidade responsável.
* Maturação sexual precoce. As meninas menstruam, em geral, aos 12 anos.
* Famílias disfuncionais nas quais a garota não encontra proteção nem afeto e o busca fora do lar.
* Relações sexuais precoces. No mundo, mais da metade dos adolescentes têm relações sexuais antes dos 16 anos.
* Incesto. Na Costa Rica, segundo o Ministério da Saúde, 95 % dos casos de adolescentes grávidas menores de 15 anos foram causados por abuso sexual no entorno familiar. No Peru, 90% dos casos de gravidez na adolescência de meninas entre 12 e 16 anos de idade são produto de violações, a maioria por parte do pai ou de um familiar próximo.
* Violação.

*Dados da UNICEF*

* Mais de meio milhão de mulheres e meninas morrem a cada ano por complicações da gravidez e parto, principalmente nos países empobrecidos.
* As jovens de 15 a 19 anos têm duas vezes mais possibilidades de morrer durante o parto que as mulheres de 20 anos.
* As filhas e filhos de adolescentes têm 30% mais possibilidades de morrer antes de cumprir 5 anos que os filhos e filhas de mães maiores de idade.
* 13% de todas as mortes maternas no mundo são por abortos clandestinos. Para cada mulher que morre por aborto há 10 ou 15 que ficam com sequelas.

*Opções para enfrentar a gravidez na adolescência*

* Aceitação no lar. É uma solução bastante frequente, a família materna ter que se responsabilizar pela criatura. Na maioria das vezes, o pai se desentende ou desaparece.
* Aborto. Esta solução é mais comum nas famílias abastadas. O mesmo não ocorre nas de menores recursos, já que não têm dinheiro para uma atenção especializada e expõem a vida das adolescentes ante práticas clandestinas e inseguras. Muitas famílias o reprovam por suas crenças religiosas.
* Adoção. É um recurso também das famílias empobrecidas que entregam as criaturas a lares de adoção ou diretamente, a famílias que as solicitam.
* Casas de acolhida. As adolescentes recorrem a estes lugares enquanto estão grávidas, recebem ajuda psicológica, médica e econômica. Depois do parto podem optar por dar seus filhos ou filhas para adoção. Em geral, estas instituições ajudam na busca de famílias para tal fin.

*Para completar…*

* Porcentagem de adolescentes gravas em teu País e localidade
* Averigúe as três causas mais comuns de gravidez na adolescência em tua localidade
* Documentos nacionais que reconheçam direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes e não discriminação nos colégios.
* Lei de educação sexual em teu país
* Lugares de orientação, acolhida e programas de atenção para adolescentes grávidas (endereço e telefone)

*Como usar este programa?

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
6. Você também pode convidar um grupo de garotas para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente ouvir o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

BIBLIOGRAFÍA

Embarazo adolescente(enlace)