MIGRANTES PELA VIOLENCIA ARMADA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Milhares de colombianos e colombianas emigraram às cidades fronteriças do Equador. Vários milhares em Sucumbios.

Rádio Sucumbios, em Lago Agrio, cidade amazônica equatoriana situada a 25 quiilômetros da Colômbia, realizou uma série de produções sonoras artísticas referidas aos refugiados e refugiadas, que desde 2002 chegam até essa cidade, como consequência da aplicação do Plano Colômbia.

Segundo estatísticas oficiais, o número de refugiados na fronteira cresceu de 390 no ano 2000 a 8,131 até setembro de 2004. Outros milhares de colombianos vivem em cidades equatorianas, grande parte deles de maneira ilegal.

Lhes oferecemos quatro spots da série que foi premiada nos eventos internacionais: Quarta Bienal Internacional de Rádio no México e Símbolos de Liberdade, na Colômbia.

SPOT 1 – COFANES

CONTROL CANÇÃO

TESTEMUNHO COFÁN

LOCUTOR A gente cofán somos gente que quer viver em paz e não em guerra. Somos um povo que tem muito conhecimento e muita sabedoria para poder viver em paz. A gente cofán do vale do Guayes quer fazer uma proposta para viver em paz. E queremos que esta palavra nossa seja escutada no mundo inteiro. Queremos pedir aos governos que nos deixem viver em paz e proteger assim a vida de todos nossos irmãos.

CANCÃO Jamais o forasteiro passava a noite à intempérie, pois tinha minha porta aberta ao caminhante…

LOCUTORA Uma mensagem da Rádio Sucumbíos e do Programa de Ajuda e Proteção aos Refugiados.


SPOT 2 – SOLIDARIDADE NATIVA

CONTROL CANÇÃO

TESTEMUNHO Quando recém cheguei haviam umas casinhas muito frescas com tetos de palhas. Eram dos indígenas que estavam muita antes de nós. Eu me interessei por eles. Via que tinham muito que ensinar-me, eles conheciam este lugar. Um dia necessitei de fósforo e me aproximei de um deles. Mesmo entre os dois havia a princípio um pouco de receio, me brindou chicha, me fez conhecera “chonta”, me ajudou a caçar. Ensinou-me a manter um ambiente muito fresco na casa que fiz. Eu era um forasteiro e chegou a querer-me como um dos seus filhos.

CANÇÃO Jamais o forasteiro passava a noite à intempérie, pois tinha minha porta aberta ao caminhante…

LOCUTORA Ums mensagem da Rádio Sucumbios e do Programa de Ajuda e Proteção aos Refugiados.

SPOT 3 – CASA DO FORASTEIRO

CONTROL CANÇÃO

TESTEMUNHO COFÁN

LOCUTORA Em San José temos uma casa que a chamamos do forasteiro. Muitas vezes vem gente com seus cavalos carregando café, porque lhes surpreende a noite ou lhes pega a chuva. Sabem que aqui podem repousar ou cuidar de seus animais. Assim mesmo, o vizinho mais próximo está atento a ver si alguém chegou para dar-lhe algo de alimento.

CANÇÃO Jamais o forasteiro passava a noite à intempérie, pois tinha minha porta aberta ao caminhante…

LOCUTORA Uma mensagem da Rádio Sucumbíos e do Programa de Ajuda e Proteção aos Refugiados.

SPOT 4 – GUERRA E PAZ

CANÇÃO

TESTEMUNHO  1 En el sentido de nosotros, la paz yo creo que no existe, porque el gobierno de nosotros habla de paz y al día siguiente sale con las armas.

TESTEMUNHO 2 De pronto uno piensa que hablan de paz y paz, pero estamos más desorganizados y nosotros estamos pagando.

TESTEMUNHO 1 Que todos nós vivamos em paz. Que não haja guerra, não haja problema, para nossos filhos, para toda a comunidade.

CANÇÃO O perfume da dor nos chama à esperança.   

BIBLIOGRAFIA
http://news8.thdo.bbc.co.uk/hi/spanish/latin_america/newsid_3749000/3749204.stm