MINERVA, A POLÍTICA E O AMOR
Sou uma mulher de esquerda e meu namorado é de direita. Não sei como fazer para não perdê-lo nem trair a mim mesma.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
EFEITO PROTESTO, SIRENE POLÍCIA
AMIGA 1 Minerva, corre, que vem a reprê!
EFEITO SIRENE POLÍCIA
MINERVA Meu pai, um técnico em construção civil, e minha mãe, uma costureira, me ensinaram a defender os meus direitos.
PAI(REVER) Os direitos não se mendigam, se conquistam.
CONTROLE MÚSICA DE PROTESTO
MINERVA Na universidade pública se consolidou meu pensamento revolucionário. Com outros companheiros e companheiras questionávamos o sistema e o neoliberalismo.
EFEITO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO, ASSEMBLÉIA
DIRIGENTE (2P) A educação é um direito do povo. Lutemos por mais recursos para a universidade!
EFEITO APLAUSOS
MINERVA O que estudei? Dança moderna. A partir da arte eu poderia expressar minhas idéias.
DECLAMADOR (2P)
Que tempos estes em que
falar sobre árvores é quase um crime
porque supõe calar sobre tantas atrocidades!
CONTROLE MÚSICA DE PROTESTO
MINERVA Quando terminei meus estudos, cheguei ao mundo do feroz mercado. Com um grupo de dança fomos pelo país fazendo apresentações nas cidadezinhas…
EFEITO APLAUSOS
MINERVA Em uma de tantas turnês, coincidimos com um grupo de jazz.
CONTROLE JAZZ
MINERVA Aí o conheci. Alto, bonito e com um olhar penetrante, tal como o descreveria Corin Tellado, a autora preferida das clientes da minha mãe. Depois do concerto, fomos a um barzinho da cidade.
EFEITO BAR
SANDRO Olá, Minerva. Dança como uma deusa.
MINERVA Olá, então você que é o famoso do jazz?
SANDRO Sabe que quem o criou foram os escravos afro-americanos?
MINERVA Sim, mas depois os gringos o “roubaram”. Não gosto de nada que venha do império.
SANDRO (RISADA) Nossa! Uma dançarina radical como Isadora Duncan. Mas ela era gringa.
MINERVA Ninguém escolhe aonde nasce, mas sim como vive sua vida.
SANDRO (RISADA) Gostei… Amigos?
MINERVA Pois… bem, amigos.
CONTROLE JAZZ
MINERVA Tornei-me assídua do jazz e de Sandro. Nos apaixonamos enlouquecidamente.
EFEITO RISOS DOS DOIS
MINERVA Sandro, meu amor, tem uma marcha pela Paz, vamos? Os países vizinhos estão se armando até os dentes, não podemos permitir isso.
SANDRO Pura propaganda do governo, meu amor. Além disso, cada um tem o direito de comprar o que tenha vontade.
MINERVA É uma ameaça.
SANDRO Minerva, quando você vai deixar essas idéias de universitária marxista?
MINERVA Você é um burguês. Tudo bem, vou sozinha.
CONTROLE MÚSICA TENSA
EFEITO PROTESTO
AMIGA 1 Olá, Minerva. E o seu jazzista?
AMIGA 2 Amiga, eu acho que ele é um reacionário.
MINERVA Não, imagina.
AMIGA 1 Qual é, Minerva? Será que ele não está fazendo você perder o juízo?
CONTROLE GOLPE MUSICAL
MINERVA Depois da marcha, me encontrei com Sandro.
EFEITO CAFETERIA
SANDRO Bom, meu amor. Você já cumpriu teu papel revolucionário. Agora vamos a um bom restaurante para repor as tuas forças, que te quero com energia.
CONTROLE MÚSICA SUAVE
EFEITO RESTAURANTE
MINERVA O lugar era elegante, caríssimo. Nunca havia ido a um restaurante assim.
DECLAMADOR (2P)
Me dizem: “Come e bebe! Goze do que tem!”
Mas como poço comer e beber
se ao faminto lhe tiro o que como
e meu copo de água faz falta ao sedento?
E, entretanto, como e bebo.
MINERVA Lembrei-me de Bertolt Brecht e me engasguei (TOSSE)
SANDRO O que está acontecendo, Minerva?
MINERVA Nada, Sandro.
CONTROLE SONHO COM SERPENTES
MINERVA Outro dia, fomos a uma recepção.
EFEITO MÚSICA SUAVE, MURMÚRIOS
SANDRO Esta é Minerva, minha namorada. Dançarina e atriz.
MULHER (EXAGERADA) Eu adoro o balé. E a ópera.
HOMEM Preste atenção, Sandro, se deixamos logo começará as expropriações. Os comunistas mandarão neste país.
MINERVA O senhor está enganado. O que o senhor chama de comunismo é somente justiça social.
HOMEM Olha, Sandro. Sua namorada fala de política e é vermelha. Cuidado.
SANDRO Deixe-a, logo passara para o nosso lado quando conhecer as delícias do capitalismo (RISADAS).
MINERVA Vocês são uns safados e reacionários. Já vou. Adeus.
CONTROLE MÚSICA TENSA
MINERVA Sandro não me procurou durante vários dias. Telefonei para ele.
CONTROLE MÚSICA TENSA
MINERVA Sandro chegou chateadíssimo.
SANDRO Minerva, gosto muito de você, mas não entendo as caraminholas que você tem na cabeça. Esses discursos de esquerdista desvairada não te caem bem.
MINERVA Sandro, você está me insultando.
SANDRO Estou abrindo teus olhos. O homem com quem você foi grosseira é um grande empresário artístico.
MINERVA E daí?
SANDRO Veja, boneca, como você acredita que se triunfa? Dando gritos nos comícios?
MINERVA Tenho princípios, Sandro.
SANDRO Eu te amo, garota, e quero te ver brilhar no palco. Você é Minerva, deusa da sabedoria, honre o teu nome. Pense bem, meu amor.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
MINERVA Nunca havia me apaixonado tanto e, para minha má pontaria, de um direitista. Às vezes, quero deixá-lo, mas também ficar ao seu lado e esquecer os meus ideais. Isto será possível? Não sei o que fazer. E você, o que faria no meu lugar?
CONTROLE MÚSICA SUSPENSE
*PRIMEIRA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Primeira solução…
SANDRO Veja, garota, como acredita que se triunfa? Dando gritos nos comícios?
MINERVA Tenho princípios, Sandro.
SANDRO Eu te amo, garota, e quero te ver brilhar nos palcos. Pense bem, meu amor.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
MINERVA O pior é quando ele fica terno e me chama de garota e me diz que me ama. Me derrete, me dobra.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
MINERVA No dia seguinte…
DIRETOR Minerva, o que está acontecendo? Se concentre na dança.
MINERVA Não posso… não posso…
AMIGA 1 O que foi, Minerva? Está distraída.
AMIGA 2 É o Sandro, não é verdade?
MINERVA Por favor, não me pergunte nada.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
MINERVA Elas tinham razão. Meu namorado era um reaça, um burguês, direitista e tudo. Como podia amá-lo?
EFEITO CELULAR
SANDRO Garota, vou te buscar.
MINERVA Não, não venha.
SANDRO Não quer que as tuas amigas vermelhas me vejam?
MINERVA Eu vou, me espera.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
MINERVA Tchau, meninas. Até amanhã.
AMIGA 1 Se cuida, Minerva. E não renuncie as tuas ideias. Não vale a pena.
CONTROLE JAZZ, COPOS
MINERVA Naquela mesma noite…
HOMEM O golpe mestre seria acusar o governo de narcotráfico. O que acha, Minerva?
MINERVA As pessoas não acreditarão nisso.
SANDRO Minha namorada é boa gente e pensa bem de todo mundo.
MINERVA Por que não? Enfim, não é o momento de discutir política. Convida-me para um trago, meu amor?
SANDRO Foi o mais sensato que você disse, Minerva. Vamos cumprimentar o gerente da Regis, é muito importante.
CONTROLEE MÚSICA TRISTE
MINERVA Tomei uma decisão dolorosa, mas inteligente. Eu continuaria minha vida na dança e na esquerda. Mas perto de Sandro, não falaria mais de política.
SANDRO (REVER) O presidente se tornou um ditador perigoso.
MINERVA (REVER) Esqueça o presidente, meu amor. E se ocupe de mim, que estou a teu lado.
MINERVA A política estará fora de nossas vidas. Podemos conversar de outras coisas. Estarei claudicando? Não sei. Dizem que o amor está acima de tudo.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.
*SEGUNDA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Segunda solução…
SANDRO Veja, boneca, como acredita que se triunfa? Dando gritos nos comícios?
MINERVA Tenho princípios, Sandro.
SANDRO Eu te amo, garota, e quero te ver brilhar nos palcos. Pense bem, meu amor.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
MINERVA Eu amava o Sandro. Nunca havia amado ninguém como ele. Mas minhas ideias não tinham nada a ver com as dele. Pergunto-me a cada dia como posso continuar…
DECLAMADOR (2 P)
Não os deixe seduzir:
não há retorno algum.
O dia está raiando,
Já há vento noturno:
não virá outra manhã.
MINERVA (SUSPIRA) Outra vez Bertolt Brecht… O que faço agora?
CONTROLE MÚSICA DE PROTESTO
MINERVA Nem minha paixão pela dança me alegrava mais.
AMIGA 1 Está morrendo, Minerva. O que está acontecendo?
AMIGA 2 Esse Sandro está te levando à ruína.
MINERVA Eu o amo.
AMIGA 1 Está bem, Minerva. Mas, vai deixar teus princípios por um homem?
AMIGA 2 Te arrependerá. Não traia a si mesma.
MINERVA Não sei, não sei.
CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA
MINERVA Logo tive outra discussão com Sandro…
SANDRO Esta noite tem um concerto e estamos convidados.
MINERVA Não posso, Sandro. Tenho uma reunião importante do sindicato dos artistas.
SANDRO O quê? Isso é mais importante que eu?
MINERVA Isso é importante para mim.
SANDRO Estou cansando de tua estupidez esquerdista.
MINERVA Pois…
SANDRO O quê?
MINERVA Isso mesmo que eu ia dizer, Sandro. Já me cansei de ti. Sabe? Somos muito diferentes e tua vida frívola não combina comigo.
SANDRO Frívola? É a vida real.
MINERVA Você não é o homem de minha vida. Quero um companheiro para meus sonhos.
SANDRO Está louca!
MINERVA (RISO TRANQUILO) Sim, sou uma louca.
CANÇÃO VAMOS A ANDAR SILVIO RODRÍGUEZ
MINERVA Esse é o amor que quero, andar com ele lutando contra os poderosos. Para chegar à vida com todas as bandeiras. Até nunca, Sandro.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.
*TERCEIRA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Terceira solução…
SANDRO Veja, boneca, como acredita que se triunfa? Dando gritos nos comícios?
MINERVA Tenho princípios, Sandro.
SANDRO Eu te amo, garota, e quero te ver brilhar nos palcos. Pense bem, meu amor.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
MINERVA Durante vários dias não liguei e nem quis saber dele. Cuidei da minha vida.
CONTROLE MÚSICA MODERNA
DIRETOR Muito bem, Minerva. Coloque paixão em tua dança.
AMIGA 1 Parece que tens uma raiva contida, Minerva. Excelente. (APLAUSOS)
MINERVA (CANSADA) Obrigada, amigas. Preciso do carinho de vocês.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
MINERVA Mas ao voltar para solidão do meu quarto, ficava angustiada. Sentia falta dele com toda minha alma. Tinha saudade dele, me…
SANDRO (REVER) Minerva, te amo.
MINERVA E eu também o amo. Então, por que perdê-lo? Sandro não entende o sofrimento do povo. Mas ele é um homem sensível. Talvez através da ecologia compreenda minhas ideias revolucionárias.
EFEITO TELEFONE
MINERVA Sandro, vamos ao cinema? Está passando “A verdade incômoda”. É sobre o aquecimento global.
CONTROLE PISTA MUSICAL A VERDADE INCÔMODA.
MINERVA O que achou, Sandro?
SANDRO Excelente documentário, mas acho que exagera.
MINERVA Por que não lemos algo mais sobre este assunto?
EFEITO COMPUTADOR
MINERVA Passamos horas navegando na Internet e conversando. Aproveitei para falar-lhe do Green Peace e outros grupos ecológicos. Ele estava interessado e ao mesmo tempo, cético.
SANDRO Hummm!
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
MINERVA Outro dia fomos a um teatro experimental. E a um concerto pelo direito à água. Ele protestava, mas me seguia. E eu me interessei mais pelo jazz. Descobrimos que podíamos conversar sobre outras coisas que não fossem nossas posições políticas.
EFEITO RISOS DE AMBOS
MINERVA Não acabaram as discussões. E talvez nunca acabem, porque eu não vou renunciar a meus princípios. Mas estou certa que Sandro, pouco a pouco, irá pensando como eu. Pouco a pouco, chegarei longe.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.
p=. **********************************
p=. GUIA PARA O DEBATE*
_Sou uma mulher de esquerda e meu namorado é de direita. Muitos casais se separam por incompatibilidade política, por suas diferenças ideológicas. Não sei como agir para não perdê-lo nem trair a mim mesma._
_Minerva decide deixar de falar de política com seu namorado_
* _Minerva termina com seu namorado. Não pode ser incoerente com seus ideais nem seu projeto de vida_
* _Minerva busca interessá-lo em ecologia e outros temas que possam uni-los_
p=. **********************************
A sociedade fez do amor um mito segundo o qual tudo pode, e “tudo vale”, incluídos os mais altos sacrifícios e renúncias. Sacrificar-se pela pessoa amada, na realidade, não é tão simples nem tão recomendável.
Se em nome do amor alguém exige de seu parceiro que renuncie a si mesmo, a seus ideais, a seus princípios, a sua auto-realização; não é amor de verdade. O amor só pode prosperar quando contribui na auto-realização da pessoa.
*Uma pessoa realizada*
* Se sente satisfeita, plena, feliz com o que é e com o que tem.
* Sabe que pode conseguir mais se o quiser.
* Mantém pensamentos e sentimentos positivos.
* Se sente agradecida e em harmonia com o universo.
*A relação a dois promove a realização pessoal quando*
* É assumida como um projeto de vida em comum.
* Há respeito pela liberdade e individualidade do outro.
* Nenhum dos dois tem que renunciar a si mesmo para conservar a relação.
* Não questiona nem menospreza os princípios e convicções do outro.
* Não é destrutiva para nenhum dos dois
* Faz com que ambos se sintam completos e mutuamente valorizados.
* Não contradiz a vocação, hobbies, gostos, desejos, sonhos e projetos de vida de nenhum dos dois.
*Devem se estabelecer limites ou dizer NÃO a uma relação, quando*
* Um dos dois atrapalha a realização pessoal do outro.
* Um dos dois vulnera os princípios e valores de seu parceiro e pretende que o outro traia a si mesmo.
* Um dos dois invade a autonomia e a autodeterminação do outro e tenta mudar suas opções de vida.
* Sente que a pessoa amada não concorda com as metas, interesses e necessidades.
*Para levar em consideração*
Tentar direcionar a vida do outro é violento e insano.
Uma relação construída sobre a renúncia e sacrifício de um dos dois, está encaminhada ao fracasso.
A pessoa que renuncia a si mesma para manter a relação, não tardará em sentir-se vazia e frustrada.
bq. Se te quero é por que sois
meu amor, minha cúmplice e tudo.
E na rua ombro a ombro
somos muito mais que dois.
Mario Benedetti
*Para completar*
* DADOS: No México, as diferenças ideológicas dos casais são uma causa de divórcio em alta. As solicitações de separação aumentam em períodos eleitorais e pré-eleitorais.
* Averigúe se em teu país as posições políticas também são causa de divórcio ou separação
* Situações parecidas as de Minerva, como resolveu?
*Como usar este programa?
1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a
protagonista? O que você faria em um caso semelhante? Como terminará este
conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intermediários. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha você tem dados para comentar o tema.
6. Também pode convidar a uma jovem com uma posição política definida para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.
¿Qué es realizacion personal?(enlace)* Los límites del amor – Walter Riso(enlace)* Más divorcios por diferencias políticas(enlace)