MITO 7 – A HORA
Uma coleção de 10 mitos que matam a nossa querida rádio. O sétimo, sobre a hora. Verdade ou mentira?
Continuamos rompendo os Mitos que Matam a Rádio, uma série de Tito Ballesteros. Nesta ocasião, falaremos sobre a hora. Verdade ou mentira?
Este sétimo mito foi gravado na Bolívia pela Oficina Radiofônica Popular Quijotes de la Radio.
LOCUTOR A hora. Verdade ou Mentira?
LOCUTORA A hora… será uma necessidade na rádio? Por que se tornou lei essa forma de apresentá-la? Por que dar a hora? Todas as rádios o devem fazer? De quando em quando fazê-lo? Todos os e as radialistas se perguntam como nasceu essa idéia.
LOCUTOR Na Colômbia, algumas copiaram o sistema e o fazem igual, só que com vozes impostadas, falsas, formais. Carlos, na Guatemala, ri de tudo isso, ele é afiado no assunto: Na Bolívia, se diz “São cinco da manhã” e à tarde “São 17 horas”. E asim, em diferentes dialetos. Mas a essência é a mesma.
CONTROLE HORA EM AIMARA, QUÉCHUA, GUARANI
LOCUTOR No Brasil, se diz em português. Na Costa Rica, acentuam o R e perpetuam uma “norma” continental. Em Cuba, a coisa é igual, só que é socialista. Os argentinos lhe põe o “vos” e o “Che”. Os hondurenhos o dizem enquanto tomam pozol. E é assim no Haiti, República Dominicana e em todo o continente.
LOCUTORA Compartilhe e aprenda.
LOCUTOR E se disséssemos: “São sete, como os milhões que o prefeito roubou.”
LOCUTORA “São duas, como as sapatadas que Bush levou”.
LOCUTOR “São nove, como os dias que faltam para o prefeito, para pavimentar as ruas que nos prometeu.”
LOCUTORA “São seis horas. Urgente! Iniciaram-se as obras de pavimentação das ruas, mais detalhes logo mais em nosso noticiário!”
LOCUTOR “Em Jerusalém são 9 horas, no Paquistão 11, no Chile 3 e no México, órale são 9 da noite. Continue conosco!”
LOCUTOR Alguém disse por aí que desde que nasceu a hora e o rádio, o mundo, os países, as cidades e a vida do homem começou a caminhar com ritmo. Sim, é possível que alguém ache isso um exagero. Entretanto, o rádio e o relógio se fundiram ao ritmo de nosso organismo, o coração segue o tic tac do relógio e também a melodia do rádio. Por aí algum ouvinte apaixonado nos disse que o rádio vive ao tic tac de nossas vidas.
LOCUTORA Mitos que matam. A hora. Verdade ou mentira?
LOCUTOR O mito sobre a hora no rádio é falso. Falso
Produtora: Taller Radiofónico Popular “TARPO”, Equipe de trabalho, Quijotes de Radio (Dpto. de Chuquisaca) Adaptação: Iván Contreras, Livreto técnico: Tibor Lanza, Locução e apoio técnico: Doris Vásquez, Fonte musical: Vocal Samplig, Manu Chao, Sistema Nacional de rádios de Povos Originários da Bolívia, Rádio insurgente, México.