MUDA ESSA CARA, HOMEM!

Radioclip en texto sin audio grabado.

O sorriso custa menos que a eletricidade e dá mais luz.

EFEITO: BARULHO DE CRIANÇAS

HOMEM: (MUITO INCOMODADO) Poxa! Nesta casa não dá mais pra se viver!. Ô mulher! Dá um jeito nessas crianças!

MULHER: Ora, Jorge, tenha calma. Criança é assim mesmo! E o que há contigo? Ultimamente andas muito mal-humorado…

HOMEM Mal-humorado eu, é? Qual é a tua, mulher? O negócio é que essas crianças me deixam louco! Ah… e apaga essa luz que tou com uma dor de cabeça daquelas!

MULHER: Então toma esse comprimido, que logo a dor vai passar… E fica frio, homem… Leva as coisas com mais calma, pois bem sabes: cuidado com o coração!

HOMEM: (IRRITADO) Já te falei que tou muito bem, obrigado. Por isso me larga e me deixe em paz, se não queres que eu fique ainda mais irritado!!

CONTROL: CORTINA MUSICAL

LOCUTORA: Jorge, Andréia, Felipe, Sandra… talvez você mesmo… são algumas das pessoas que se esqueceram de sorrir. As preocupações no trabalho, em casa, e tantas outras do dia-a-dia transformam a gente em pessoas ásperas, resmungonas e pouco amáveis.

HOMEM: Me desculpa, minha cara! Mas o que você tem a ver com meu bom ou mau humor?

LOCUTORA: Pra começar, importa para você mesmo. O mau humor afeta muitos aspectos da sua vida. O afasta de sua família e fará de você uma pessoa solitária. E pior de tudo, irá afetar a sua saúde mental.

HOMEM: O quê? Minha saúde mental? Essa não! Tá brincando! Saúde mental é coisa de loucos, e eu tou muito bem!

LOCUTORA: Está enganado, amigo. Saúde mental e loucura são coisas distintas. Assim como o seu corpo, sua cabeça também pode estar com boa ou má saúde. Por exemplo, você tem pensamentos positivos? Encara a vida com otimismo?

HOMEM: Bem… TOSSE

LOCUTORA: É por aí que tudo começa! Você sabia que as pessoas coléricas têm um risco três vezes maior de sofrer um ataque de coração? E que a raiva e a depressão produzem hormônios, que podem até bloquear as artérias que levam o sangue ao coração?

JORGE: É que os homens trabalham muito, e têm muitas preocupações…

LOCUTORA: Mais trabalho você tem quando pega uma úlcera! Ou quando o fígado arrebenta de tanta bílis!

HOMEM: E o que você quer, minha querida? Que viva rindo, apesar de todos os problemas que eu tenho?

LOCUTORA: Claro! Pois rir ativa mais de cem músculos em todo o corpo. Rir é a melhor terapia, o melhor remédio. É o melhor tratamento para se manter uma boa saúde mental.

MULHER: E você vai ficar até bem mais lindo, meu amor, porque rir também embeleza.

LOCUTORA: Por isso, muda essa cara, homem! Pois já diz um provérbio escocês: “O sorriso custa menos que a eletricidad e dá mais luz”!

BIBLIOGRAFIA
American Heart Association: http://www.americanheart.org