NOMEAR AOS CORRUPTOS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Falar de corrupção sem dar nomes converte a você e a mim em corruptos.

Em Honduras, em 7 de abril 2008, um grupo de fiscais do ministério público, cansados da corrupção reinante no país, se declararam em greve de fome no térreo do Congresso Nacional.

Os fiscais demandavam a abertura de processos por corrupção contra potentados intocáveis da cúpula econômica e política do país.

A corrupção em Honduras esta institucionalizada. Reside no Executivo, nos legisladores e juizes, e, sobretudo, nas sete famílias que governam o governo.

Os valentes fiscais receberam apoio de muitas organizações sociais e as críticas dos grandes meios de comunicação cúmplices da corrupção. A greve durou 38 dias e tocou profundamente a consciência popular hondurenha.

A raiz desta greve, se formou o Movimento Amplo pela Dignidade e Justiça, uma grande esperança no horizonte político deste país centro-americano.

O diretor da Rádio Progresso, o jesuíta Ismael Moreno, também participou na greve de fome. Nesta emissora, emblemática da luta popular, gravamos cunhas contra a corrupção.

O mais interessante destas cunhas é o seu slogan: Falar de corrupção sem dar nomes nos converte em corruptos.

Enviamos algumas destas cunhas. Esperamos que as emissoras cidadãs tomem este exemplo e denunciem com nome e sobrenome aos corruptos.

SPOT 1

LOCUTOR A corrupção tem rosto e nome.

LOCUTORA Os 128 deputados e deputadas do soberano Congresso Nacional tiveram três horas de sessão na terça, três horas na quarta e três horas na quinta, se somarmos essas horas em um ano, os deputados e deputadas se reunirão para legislar menos de 12 dias em um ano. Isso se chama corrupção e se você sabe disso e guarda silêncio está fomentando também a corrupção.

LOCUTOR Falar de corrupção sem dar nomes nos converte a você e a mim em corruptos.

LOCUTORA Esta é uma mensagem do Movimento Amplo pela Dignidade e
Justiça.

SPOT 2

LOCUTOR A corrupção tem rosto e nome.

LOCUTORA O chefe do departamento de Operações e Manutenção do SANAA em Progresso, engenheiro Jorge Díaz, entregou ao gerente regional do SANAA em Progresso, engenheiro Luis Tibao, um memorando fechado no dia 18 de janeiro de 2008, no qual deixa estabelecido que o Mall em Progresso conta com água para abastecer a 440 famílias e não paga nem um centavo pelo seu uso ao SANAA. O mesmo acontece com uma engarrafadora, a UTH, edifícios de comida rápida, cemitérios privados e hotéis como o Villareal. Tanto o engenheiro Jorge Díaz como o engenheiro Luis Tibao, já deixaram o SANAA e nunca disseram nada sobre este memorando. Eles são parte estrita da corrupção pública e se você sabe e guarda silêncio está fomentando também a corrupção.

LOCUTOR Falar de corrupção sem dar nomes nos converte a você e a mim em corruptos.

LOCUTORA Esta é uma mensagem do Movimento Amplo pela Dignidade e Justiça.

SPOT 3

LOCUTOR A corrupção tem rosto e nome.

LOCUTORA Você sabia que nos casos de corrupção Banana Gay, El Chinazo, El Lapizazo, o escândalo da Conadi, o Pasaportazo, Brazo de Honduras, Sextos Juegos e o Gasolinazo, estão envolvidos empresários, funcionários públicos e políticos deste país e até agora nenhum deles foi para cadeia? Isso se chama corrupção.

LOCUTOR Falar de corrupção sem dar nomes nos converte a você e a mim em corruptos.

LOCUTORA Esta é uma mensagem do Movimento Amplo pela Dignidade e Justiça.