O CONSELHO NOSSO DE CADA DIA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Um formato tão útil quanto fácil de produzir.

Uma seção típica das rádio-revistas que têm sempre gozado de grande aceitação entre o público é o consultório. Sua produção é muito simples: convida-se um especialista, uma expert, e os telefones ficam abertos para que os ouvintes telefonem e perguntem. Como a consulta é grátis e não tem que sair de casa para fazê-la, costumam chover chamadas. A princípio, a chave do êxito radica na autoridade, capacidade e confiança que consiga despertar o consultor ou a consultora.

Consultórios de quê? O mais conhecido e tradicional é o Consultório Sentimental. Bem levado, este espaço de orientação sentimental é muito útil pela quantidade de pessoas que andam sozinhas e tristes, confusas, que buscam uma palavra de alento para continuar levando a vida. Conselhos que intuem, mas que não se atrevem a formular:

─ Separe-se desse energúmeno, garota!

─ Como pode estar apaixonada por dois ao mesmo tempo?

─ Não seja tão ciumento, cavalheiro, pega leve!

─ Por que não fala com ele e conta exatamente isto que está me contando?

Só tira sarro destes espaços quem não precisou recorrer a eles. Ou quem tem dinheiro para pagar um psicanalista.

Pensemos outras possibilidades. Um consultório médico onde o público liga e explica seus sintomas e dores. Um consultório sexológico onde as pessoas perguntam sobre a ejaculação precoce, como se usa a camisinha ou como se chega ao orgasmo. Um consultório do trabalho para analisar direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras. Um consultório jurídico para esclarecer disputas de terras, heranças e coisas do gênero. Um consultório para desempregados onde se orientem bons e acessíveis empreendimentos, quanto é preciso para colocar uma carrocinha de cachorro-quente, com quem se associar para montar uma cooperativa de táxis. Um consultório de beleza que nos diga como subir o busto e baixar a celulite. Um consultório ecológico que responde inquietações sobre a gasolina sem chumbo e onde reciclar o papel e as garrafas. Um consultório veterinário onde possamos nos inteirar sobre gatos inapetentes e como tranquilizar o Nero. E outro botânico para aprender a falar com as plantas e saber distinguir os fungos venenosos. Um consultório para orientar migrantes, que papéis precisam e que frias devem evitar. Um consultório escolar, especialmente antes dos exames, onde jovens possam ligar e perguntar como fazer uma regra de três e quem foi Nabucodonosor. Um consultório religioso, liderado por um padre ou um pastor progressista, que resolva de uma vez se o diabo existe, se Deus criou o mundo em sete dias ou se Jesus morreu na Caxemira. Um consultório astronômico para entender o que é o bóson de Higgs. E outro astrológico para saber se um sagitariano combina com uma taurina, ou se é meu ascendente o meu descendente. E que tal um consultório para interpretar sonhos? E outro para dar a conhecer a etimologia dos nomes?

Tudo funciona. Tudo ajuda. Com uma inexorável condição: que convidemos pessoas sérias e não charlatães. Especialistas que conheçam sua matéria, empreguem uma linguagem simples e tenham carisma para aconselhar.

 

VOCÊ CONHECE OUTROS TIPOS DE CONSULTÓRIOS

O CONSELHO NOSSO DE CADA DIA

Un comentario sobre «O CONSELHO NOSSO DE CADA DIA»

  1. Buenas tardes…
    Hablando de creación del mundo y la evolución de seres humanos…. es mucho confuso… para mi en mi opinión para no gastar discusiones y confusos… lo mejor es meditar a si mismo, conocerse a si mismo… es decir meditarse seriamente buscando la luz salir del cuerpo… creo yo aunque jamás he podido lograr hasta hoy… solo estuve cerca y frene por susto y deje.. pero una amiga antigua me ha contado que ya ha salido del cuerpo y fue hermoso… bueno hablando de eso… si meditas y salís del cuerpo… veras toda la luz y veras conocimiento hasta a si mismo seguramente sabrás la gran verdad y fin de dudar, discusión y confuso… es lo mejor! mientras estamos despiertos en mundo y confusos que no sabemos cual es la verdad de nuestra vida de donde venimos como hicimos para que convertirnos en humanos y vida… apareció de la nada? o solo la luz se hizo idea de crear mundo maravilloso quien es la luz? nadie.. es luz o creador inteligente que hizo la tierra transformo lluvias, fuego, aire… etc.. impresionante e inexplicable… bueno meditar y ya…ojala haya solución con meditación y yo intentare hasta lograr y veré si podre conocer el verdadero yo y la vida del mundo creado… seguramente dentro de miles años sabremos toda la verdad… ahora estamos confundidos y nos faltan mucho… solo meditación se podría lograr o me equivoco… ojala que no.. suerte! saludos a todos!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.