O ECLIPSE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Este radio clip forma parte da série América Profunda é um programa de difusão da cultura e a história latinoamericana.

FRAILE Onde estava esse claro Deus meu, onde estava

LOCUTORA Quando frai Bartolomeu Arrazola se sentiu perdido aceitou que já nada poderia salvá-lo.

FRAILE Não pude sair-me assim do caminho.

LOCUTORA A selva poderosa de Guatemala o havia apressado, implacável e definitiva.

FRAILE Não há saída, não há saída.

LOCUTORA Diante sua ignorância topográfica se sentou com tranqüilidade a esperar a morte. Quis morrer ali, sem nenhuma esperança, isolada, com o pensamento fixo na Espanha distante.

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTORA Ao despertar se encontrou rodeado por um grupo de indígenas de rosto impassível que se dispunham a sacrificá-lo diante um altar, um altar que a Bartolomeu lhe pareceu como o leito em que descansaria, ao fim, de seus temores, de seu destino, de si mesmo.

EFEITO TAMBORES

LOCUTORA Três anos em o país lhe haviam conferido um mediano domínio das línguas nativas. Tentou algo. Disse algumas palavras que foram compreendidas.

CONTROL PALAVRAS MAIA

LOCUTORA Então floresceu nele um idéia que teve por digna de seu talento e de sua cultura universal e de seu árduo conhecimento de Aristóteles. Recordou que para esse dia se esperava um eclipse total do sol. E dispôs, no mais íntimo, valer-se daquele conhecimento para enganar a seus opressores e salvar a vida.

FRAILE Si me matais posso fazer que o sol se escureça imediatamente.

LOCUTORA Os indígenas o olharam fixamente e Bartolomeu surpreendeu a incredulidade em seus olhos. Viu que se produziu um pequeno conselho, e esperou confiado, não sem certo desdém.

CONTROL MUSICA INDIGENA

LOCUTORA Duas horas depois o coração de frei Bartolomeu Arrazola jorrava seu sangue veemente sobre a pedra dos sacrifícios, brilhante sob a opaca luz de um sol eclipsado, enquanto um dos indígenas recitava sem nenhuma inflexão de voz, sem pressa, uma por uma, as infinitas datas em que se produziriam eclipses solares e lunares, que os astrônomos da comunidade maia haviam previsto e anotado em seus códigos sem a valiosa ajuda de Aristóteles.

CONTROL MUSICA CAMPANHA

LOCUTOR América Profunda. A mesma terra. O mesmo ar.

BIBLIOGRAFIA
Augusto Monterroso.