O FIEL HACHIKO

Radioclip en texto sin audio grabado.

A história do cachorro mais fiel do mundo.

LOCUTOR Quando o professor Ueno o levou a casa, sua esposa pensou que era um peluche branco.

MULHER Parece de brinquedo.

UENO Pois se chamará Hachiko, como o jogo.

EFEITO LATIDOS CACHORRINHO

CONTROLSICA ALEGRE

LOCUTORA Hachiko havia nascido na província de Akita, ao norte do Japão. Eisaburo Ueno, seu dono, lecionava na Universidade de Tokio. Casado, mas sem filhos, o professor se encantou logo com aquele cachorrinho.

UENO Venha, Hachiko, acompaña-me vamos pegar o trem. Tenho que ir dar aulas.

EFEITO TRENS

LOCUTOR Na estação de Shibuya, o cachorro observava o seu dono comprando a passagem e desaparecendo entre a multitudão que lotava os vagões.

UENO Até a tarde, Hachiko, comporte-se bem!

EFEITO LATIDOS

LOCUTORA O cachorro regressava só a sua casa. E como aprendeu que o professor voltava sempre às seis da tarde, a essa hora ia esperá-lo.

CONTROLSICA TRISTE

LOCUTOR O professor Ueno andava mal de saúde. Um dia, lesionando na Universidade, sentiu uma pontada muito forte no peito.

JOVEM Professor, o que está acontecendo?… Ei, avisem a emergência… De pressa!

CONTROLSICA TRISTE

LOCUTORA Essa tarde, como todas, Hachiko foi a estação. O cachorro observava os passageiros que desembarcavam. Mas em nenhum trem chegou seu dono.

EFEITO LATIDOS TRISTES

CONTROLSICA DE TRANSÇÃO

LOCUTORA No dia seguinte, Hachiko voltou a estação de trem. Foi correndo alegre, seguro de que agora sim o encontraria. Mas desta vez tão pouco chegou o professor.

LOCUTOR E assim, um dia e outro. Passaram semanas, correram os meses, os anos…

MULHER Pobre cachorro!… Todas as tardes o vejo aqui com essa carinha tão triste…

LOCUTORA Com chuva ou com neve, Hachiko montava guarda na estação de trem. E aí ficava, entrava a noite, até ver chegar o último trem.

HOMEM Faz anos que morreu seu dono e veja-o, todavia vem sempre esperá-lo.

LOCUTORA Durante dez anos, o fiel Hachiko acudiu pontualmente a sua Hora na estação de trem.

LOCUTOR Sua história correu de boca em boca por todo o Japão. E vinham crianças para vê-lo, e se lhe aproximavam meninas com galetas e doces. Hachiko balançava o rabo contente. Mas continuava com a vista fixa na porta dos trens, com a secreta esperança de ver aparecer o sorriso do professor Ueno.

CONTROLSICA TRISTE

LOCUTORA Numa certa manhã clara de março o encontraram morto. Havia completado 11 anos e 4 meses. Sua cabeça, apoiada sobre as patas dianteiras, estava dirigida para a porta de saída dos passageiros.

LOCUTOR Hachiko, o cachorro mais fiel do mundo, foi enterrado em 1935 junto a seu dono no cemintério de Aoyama, em Tokio.

BIBLIOGRAFIA
http://www.akitainu.cl/Akita/hachiko.htm