O MAIS VELOZ DA TERRA

Radioclip en texto sin audio grabado.

O guepardo africano… 100 metros em três segundos!

EFEITO DISPARO E BARULHO DE ESTÁDIO

LOCUTOR Você sabe quem é o campeão dos 100 metros rasos?… ¿Ben Johnson?… Carl Lewis, o filho do vento, com sua marca olímpica de 9 segundos e 8 décimos? Maurice Green, apelidado de a Bala de Canhão, que bateu em Atenas o recorde mundial de Lewis com um centésimo a menos?

LOCUTORA Cem metros em 10 segundos… Assombroso, espantoso!

EFEITO SOBE O BARULHO E MUDA PARA VENTO

LOCUTOR Mas há um corredor não classificado nas Olimpíadas que faz os 100 metros rasos em nada mais nada menos que… em 3 segundos!

EFEITO ZUUUM!

CONTROLE TRÊS GOLPES MUSICAIS COMO TRÊS SEGUNDOS

LOCUTORA É o guepardo africano… 100 metros em três segundos!

LOCUTOR Mais rápido em seu arranque que um carro de corridas, o guepardo desenvolve a fantástica velocidade de 110 quilômetros por hora.

LOCUTORA Como não pode manter por muito tempo esse impulso, o guepardo se aproxima o máximo possível da presa. Em um instante, avança sobre ela com passadas de seis metros de amplitude, passando de zero a 65 quilômetros nos dois primeiros segundos de sua vertiginosa corrida.

EFEITO RUGIDO

LOCUTOR Não há presa que dele consiga escapar.

LOCUTORA Não há animal sobre a terra mais veloz que ele.

CONTROLE GOLPE MUSICAL TRISTE

LOCUTOR Sim, há um: os caçadores. Os caçadores e suas escopetas. Uma carnificina irracional do guepardo para arrancar sua vistosa pele malhada e fabricar troféus, almofadas e, especialmente, casacos de pele.

LOCUTORA Grupos ecologistas, com justa indignação, lançam latas de tinta fresca sobre os casacos de guepardo, de lince, de leopardo, de pantera, de jaguar, de ocelote, de visão…

LOCUTOR Você sabe quantos guepardos sobrevivem no mundo?

LOCUTORA Na Ásia, nenhum. Foram totalmente exterminados. Na África, apenas oito mil. Em poucos anos, só sobraram alguns exemplares nas jaulas dos zoológicos. E suas peles, nos casacos de algumas senhoras ricas.

CONTROLESICA TRISTE

LOCUTORA Deixe-se surpreender pela Natureza. Ela não te pertence. Você pertence a ela.

BIBLIOGRAFÍA
World Wildlife Fund, Animales en peligro, Salvat, Pamplona 1984.