O PAPA EM CUBA
De 26 a 28 de março o papa Bento 16 visitará a Ilha de Cuba.
SPOT 1
LOCUTORA Em Cuba, depois de décadas de ateísmo e intolerância religiosa, amplos setores da população creem em Deus e praticam os cultos africanos, invocam a Xangô no altar de Santa Bárbara, reconhecem a Oxum na imagem da Virgem da Caridade do Cobre, patrona de Cuba, e rezam a São Lázaro, nome cristão de Obaluaiê.
EFEITO RITO SÃO LÁZARO
LOCUTOR Na Cuba de hoje há igrejas batistas, luteranas, metodistas, evangélicas,
pentecostais… Quando o Papa Bento 16 chegar em Cuba, o que dirá? Repetirá aquilo de que a igreja católica é a única verdadeira, que as verdades católicas são as únicas verdades, que a igreja que ele representa é a “mãe” de todas as igrejas cristãs?
LOCUTORA E Raúl Castro, presidente de Cuba, guardará um diplomático silêncio?
SPOT 2
LOCUTORA Em Cuba, as mulheres têm relações antes de qualquer compromisso, se casam no civil e se divorciam, usam anticoncepcionais, interrompem a gravidez não desejada…
EFEITO VOZ DE CUBANA
LOCUTOR Quando o Papa Bento 16 chegar em Cuba, o que dirá? Repetirá aquilo
de que os anticoncepcionais são intrinsecamente demoníacos, que as divorciadas estão excomungadas da igreja, e que o aborto é um delito abominável?
LOCUTORA E Raúl Castro, presidente de Cuba, guardará um diplomático silêncio?
SPOT 3
CONTROLE MÚSICA CUBANA
LOCUTORA Em Cuba, depois de anos de homofobia e intolerância, finalmente reconheceram os plenos direitos da diversidade sexual. Os gays, lésbicas e transgêneros celebrarão publicamente seu dia de orgulho. E o estado cobre os gastos de cirurgia para quem quer mudar de sexo.
EFEITO VOZ DE MARIELA CASTRO
LOCUTOR Quando o Papa Bento 16 chegar em Cuba, o que dirá? Repetirá aquilo de que a confusão de sexos é tão grave para a humanidade quanto as mudanças climática? Repetirá que a homossexualidade é contraria ao plano de Deus e que o casamento homossexual é uma ameaça para o futuro da humanidade?
LOCUTORA E Raúl Castro, presidente de Cuba, guardará um diplomático silêncio?
SPOT 4
LOCUTORA Em Cuba e nas ilhas do Caribe, a chegada dos espanhóis, viviam cerca de 500 mil indígenas. Vinte anos mais tarde, pela violência nos garimpos de ouro, pela espada e a varíola, sobraram apenas 30 mil indígenas escravizados. Uns anos mais tarde, já não havia um só índio vivo para contar a história.
EFEITO AÇOITE, GRITOS
LOCUTOR Quando o Papa Bento 16 chegar em Cuba, o que dirá? Repetirá aquilo de que “Cristo era o salvador que os indígenas desejavam silenciosamente”? Não pedirá perdão pelo genocídio que acompanhou a suposta evangelização destas terras?
LOCUTORA E Raúl Castro, presidente de Cuba, guardará um diplomático silêncio??
VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA DE QUE O PAPA VISITE CUBA? POR QUÊ?