O TIO DA MINA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Um diabo bom que está do lado dos mineiros.

CONTROLESICA BOLIVIANA TRISTE

EFEITO VENTO

LOCUTORA No coração da Bolívia, nos altos páramos andinos, está a Vila Imperial de Potosí. E junto a Potosí, o Cerro Rico, o Sumaj Orko, que foi a maior mina de prata de nosso continente.

MINEIRO Segunda de manhãzinha, os metiam cerro adentro. Iam arreados como mulas. Ali, no ventre da montanha, passavam a semana toda sem ver o sol, picando a prata, iluminando-se com velas.

LOCUTORA A fabulosa mina foi descoberta em 1545, poucos anos depois de chegar os espanhóis à América. Abriram cinco mil túneis na montanha para tirar o mineral e levá-lo, em barcos, até a distante Europa.

MINEIRO Dormiam dentro, mascavam coca dentro para assustar a fome. E respiravam pó de doença, que era o choro do cerro. No domingo saíam fora, ao vento gelado, do fundo do inferno. E passavam o domingo inteiro esquecendo, bebendo chicha para cair pelo chão.

EFEITOOITES

LOCUTORA Os espanhóis inventaram um truque para aterrorizar os índios…

ESPANHOL Olhem bem. Este é o deus de vocês. O deus da mina. Se não trabalharem, este deus os vê. Se roubam a riqueza, este deus os vê. Se pretendem escapar, este deus os castigará!

LOCUTORA Era uma figura imponente e horrível, de barro sujo, com chifres, com olhos e dentes ameaçadores, com um falo enorme…

ESPANHOL Este é o deus de vocês, o deus da mina.

ÍNDIO É um diabo… um supay…

ESPANHOL Cale-se, imbecil. (AÇOITE) Este é o deus que os vigia de dia e de noite e conta tudo para nós. O deus da mina!

ÍNDIOS O “tios”… O “tios”…

LOCUTORA Em quéchua, a língua indígena, não se pronuncia a letra “d”. “Deus” se converteu em “tios”. E “tios” em “tio”. O Tio da mina.

ÍNDIO Vou saudar o Tio e levar seu alimento…

LOCUTORA Os mineiros se acostumaram com o diabo da mina que os espanhóis haviam inventado. Pouco a pouco, foram perdendo o medo do “Tio”. Ao fim e ao cabo, também ele estava preso nos escuros socavões.

ÍNDIO É aos espanhóis que devemos temer.

LOCUTORA Tornaram-se amigos do Tio. E como bons amigos, lhe levavam folhas de coca, cigarros, e até um trago de álcool forte, o que eles tomam para suportar a dureza do trabalho.

EFEITO VENTO

LOCUTORA Ainda hoje, a cada nível da mina, há um Tio. Un. diabo feio, com chifres, que ajuda os mineiros a encontrar os poucos veios de prata que ainda sobraram no Cerro Rico. Um diabo bom que ficou do lado deles.

CONTROLESICA BOLIVIANA

LOCUTOR Nas entranhas do Cerro Rico de Potosí, morreram oito milhões de índios. Oito milhões de seres humanos foram sacrificados para enriquecer a Europa.