OFÉLIA, GANHO MAIS QUE MEU MARIDO
Sou arquiteta e ganho mais que meu marido. Este assunto o deixa possesso e vivemos brigando.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
OFÉLIA Nos conhecemos na universidade. Paulo estudava química e eu arquitetura. Nada a ver entre nossas carreiras mas, talvez por isso mesmo, nos apaixonamos.
EFEITO EVENTO ESPORTIVO, RISOS JOVENS
PAULO Que massa, Ofélia. Adoro te ver jogar voleibol. Você é completa: inteligente, linda e esportista.
OFÉLIA São teus olhos, meu amor.
CONTROLE MÚSICA ROMÂNTICA
OFÉLIA Terminamos nossos estudos e eu me especializei em desenho e construção de edifícios. Tive sorte. Logo que me formei, consegui trabalho. Estávamos no boom da construção.
HOMEM 1 Excelente tua proposta, Ofélia. Vamos conversar com
o engenheiro civil para resolver os estacionamentos.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
OFÉLIA Paulo também conseguiu trabalho em um laboratório de produtos agrícolas. Começamos nossa vida de casados e profissional com o pé direito…
EFEITO FESTA
MULHER Felicidades, Ofélia. E a você, Paulo.
AMIGO Tiveram sorte, amigos. Não se consegue bons empregos assim tão fácil.
OFÉLIA E PAULO Obrigado, obrigada. E brindemos por isso.
PAULO (BEIJO) Te amo, construtora de meus sonhos. (RISOS AMBOS)
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
OFÉLIA Decidimos não ter filhos no momento. Pelo menos, por uns cinco anos. Primeiro, a casa…
PAULO Antes, um carrinho. Não é um luxo, meu amor. É uma necessidade.
OFÉLIA Já vejo tua tendência “burguesa”.
PAULO Não diga, isso. Viver bem com o fruto do trabalho, essa é minha lei.
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
OFÉLIA Digamos que nos entendíamos muito bem. Até que um dia…
EFEITO AMBIENTE LAR
PAULO Estou cansado, Ofélia.
OFÉLIA Muito trabalho?
PAULO Pois é, mas…
OFÉLIA Mas o quê?
PAULO Olha, eu consegui melhorar as fórmulas de adubos orgânicos da empresa…
OFÉLIA E?
PAULO Mas como trabalhamos em equipe, ninguém ficou sabendo. Os parabéns quem recebeu foi o chefe do grupo.
OFÉLIA Que pena, Paulo. Mas tenha paciência, quem é bom acaba sendo reconhecido.
PAULO Hummm!
CONTROLE MÚSICA MELANCÓLICA
OFÉLIA Comigo acontecia o contrário. No meu trabalho era muito respeitada. Os gerentes da empresa me convidaram para participar de um concurso nacional de desenho…
GERENTE Você ganhou, Ofélia! O primeiro lugar é para você. É um triunfo da empresa, mas o devemos a você.
OFÉLIA Muito obrigada.
GERENTE No seríamos justos se não te déssemos um aumento de salário.
CONTROLE RÁFAGA MUSICAL
OFÉLIA Foi meu primeiro peldaño na minha carreira de arquiteta. Eu estava feliz. Queria celebrar com Paulo… E naquela mesma noite…
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
OFÉLIA Estava te esperando, meu amor.
PAULO (SÉRIO) Diga.
OFÉLIA O que aconteceu com você?
PAULO Estou cansado.
OFÉLIA Alegre-se, tenho boas notícias.
PAULO Qual?
OFÉLIA (MEIO ABAFADA) Ganhei um concurso nacional de desenho…
PAULO É? Parabéns. Mas estou cansado, amanhã conversamos.
OFÉLIA Tem mais.
PAULO O quê?
OFÉLIA Ganhei um aumento.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
OFÉLIA Não ficou feliz?
PAULO (SÉRIO) Claro que sim. Parabéns. Suponho que você se sente orgulhosa de suas vitórias.
OFÉLIA Paulo!
PAULO Tô com sono, Ofélia. Até amanhã.
CONTROLE GOPE MUSICAL
OFÉLIA Fiquei sozinha na sala, com minha taça de vinho sem terminar… O que está acontecendo? Meu Paulo não é assim.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
OFÉLIA Essa foi a primeira vez. No dia seguinte, se desculpou e até me deu um buquê de flores. Eu fiquei mais tranquila. Com certeza, ele teve um mau momento.
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
OFÉLIA Passaram-se meses, um ano, dois anos de casamento. Eu tinha ascendido bastante no meu trabalho. Em troca, Paulo continuava no mesmo posto.
EFEITO AMBIENTE DE LAR
OFÉLIA Paulo, você não acha que já podemos trocar de carro? Temos dinheiro suficiente.
PAULO Temos? Não me humilhe, Ofélia.
OFÉLIA O quê?
PAULO Já não é suficiente que pague os gastos das férias, os jantares e tudo o que você pense em comprar.
OFÉLIA Por favor, Paulo. Combinamos de dividir os gastos da casa, mas também temos que nos dar um agrado e se eu posso…
PAULO Claro, você pode e eu não posso.
OFÉLIA Somos um casal, somamos nossa renda.
PAULO Se fossemos um casal, como disse, deixaria esse trabalho. Porque não se trata de quem ganha mais. É que agora nunca nos vemos.
OFÉLIA Tenho responsabilidades, deveria compreender isso.
PAULO Claro, você é uma profissional de sucesso. Eu, só um a mais.
OFÉLIA Não te entendo, Paulo. O que está acontecendo?
PAULO Você é tonta ou se faz de tonta?
OFÉLIA Não me insulte.
PAULO Você acha que um homem se sente bem quando sua mulher ganha mais que ele?
OFÉLIA O que isso importa, Paulo?
PAULO Não importa pra você, Ofélia. Mas pra mim, sim… Me deixe em paz, arquiteta!
CONTROLE MÚSICA TRISTE
OFÉLIA Estou triste. Não quero perder Paulo. Mas também não quero ter que renunciar a minha vida profissional. Estou com um sério problema. O que posso fazer? E você, o que faria no meu lugar?
CONTROLE MÚSICA SUSPENSE
*PRIMEIRA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Primeira solução…
PAULO Você acha que um homem se sente bem quando sua mulher ganha mais que ele?
OFÉLIA O que isso importa, Paulo?
PAULO Não importa pra você, Ofélia. Mas pra mim, sim.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
OFÉLIA Fui deitar indignada. Estas discussões se repetiam constantemente. Paulo não queria entender que eu me sentia realizada no meu trabalho e que não ia me demitir.
CONTROLE MÚSICA TENSA
OFÉLIA Daquela noite em diante, Paulo e eu quase não conversávamos.
PAULO Até mais. Boa noite. Adeus.
CONTROLE MÚSICA TENSA
OFÉLIA Eu me refugiava em meu trabalho.
GERENTE Ofélia, os clientes aprovaram todos os planos do hotel. E nos pediram um restaurante moderníssimo. Você se encarrega disso?
OFÉLIA Com prazer, senhor Gerente.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
OFÉLIA Depois do trabalho ia com minha amiga Lucy ao cinema, ao teatro ou tomar um cafezinho em algum lugar da moda.
EFEITO CAFETERIA
LUCY Ou seja, Paulo exige que você peça demissão?
OFÉLIA Não diretamente. Mas não aguento sua depressão, seu mau humor. Brigamos muito.
LUCY Por que ele não muda de trabalho? Poderia procurar melhores condições.
OFÉLIA Não sei. Estou ficando entediada, Lucy.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
OFÉLIA Quando chegava cedo em casa, o encontrava amargado em frente a televisão.
EFEITO TELEVISÃO
OFÉLIA Boa noite.
PAULO (GRUNHIDO)
OFÉLIA Começavam as reclamações.
PAULO (FRASES SUPERPOSTAS) Chegou tarde. Nunca vem pra casa. Aonde vai a garota rica?
OFÉLIA (GRITA) Cale a boca. Não aguento mais isso. Você enlouqueceu.
PAULO Não é você que é louca? Não será que tem alguém por aí? Algum gerente?
OFÉLIA Não me ofenda. Por que você não vai a um psicólogo? Eu digo o que você tem: ciúmes profissionais, rivalidade, inveja. E machismo.
PAULO O que disse?
OFÉLIA (IRÔNICA) Sim, porque você é o homem e tem que prover o dinheiro para a casa, não é? Você se sente inútil? Menos que eu? Por Deus, Paulo. Achava que você era verdadeiramente um homem.
PAULO (GRITA) Não diga isso.
OFÉLIA Te dói que eu tenha mais êxito profissional que você. Nem todo o amor que te demonstrei durante tanto tempo te ajudou a aceitar que isso não tem importância. (CHORA)
EFEITO BATE A PORTA
CONTROLE MÚSICA TRISTE
OFÉLIA Cheguei ao limite. Já que não fazia sentido continuar assim. De manhã cedinho eu lhe disse. (PAUSA) Paulo, sinto muito. Quero o divórcio.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.
*SEGUNDA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Segunda solução…
PAULO Você acha que um homem se sente bem quando sua mulher ganha mais que ele?
OFÉLIA O que isso importa, Paulo?
PAULO Não importa pra você, Ofélia. Mas pra mim, sim.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
OFÉLIA Fiquei muito triste. Paulo foi dormir sem sequer me dar um abraço. Faz tempo que está sem afeto. Como poderia imaginar que ele ficaria incomodado se tivéssemos mais dinheiro? Não importa quem o ganhe, é dos dois.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
EFEITO RUÍDOS CONSTRUÇÃO
OFÉLIA Naquele dia fiquei mal. Não atinava nada, tanto que uma colega de trabalho me fez notar.
LUCY O que você tem, Ofélia? Está como uma sonâmbula. Algum problema?
OFÉLIA Não, Lucy. Um pouco de cansaço, nada mais.
LUCY Se quiser conversamos no almoço. Somos amigas além de colegas.
OFÉLIA Obrigada.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
EFEITO REFEITÓRIO
LUCY Me diga, Ofélia. Paulo está saindo com outra mulher?
OFÉLIA Vire essa boca para lá. Nem diga isso.
LUCY Então, o que pode ser tão grave?
OFÉLIA É o dinheiro.
LUCY Vocês têm dívidas?
OFÉLIA Não, nada disso. É que eu… ganho mais que ele.
LUCY Isso o incomoda?
OFÉLIA Acho que não gosta mais de mim. Já nem sequer fazemos amor. Me evita.
LUCY Você conversou com ele?
OFÉLIA Ele não me escuta. Quer que eu peça demissão.
LUCY Isso ele não pode fazer. É seu trabalho.
OFÉLIA Paulo é o amor de minha vida, Lucy. Não quero perdê-lo.
LUCY Por Deus, amiga. Insista com ele, não faça besteira.
OFÉLIA Não sei o que fazer, Lucy. Não sei o que fazer.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
OFÉLIA Deixei passar uma semana. Nesses dias me dediquei a observar o Paulo. O vi deprimido, mais magro e eu não tinha me dado conta.
EFEITO AMBIENTE LAR
OFÉLIA Paulo? Vamos ao cinema?
PAULO Estou cansado, Ofélia.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
OFÉLIA Não pude suportar. Estava a ponto de perdê-lo, de acabar com nosso lar. Pensei, o que é mais importante? O dinheiro ou o amor? No dia seguinte…
EFEITO CONSTRUÇÃO
OFÉLIA Senhor gerente, venho pedir minha demissão.
CONTROLE GOLPE MUSICAL
OFÉLIA Ninguém entendeu. Só eu quando vi novamente o brilho nos olhos do meu Paulo.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.
*TERCEIRA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Terceira solução…
PAULO Você acha que um homem se sente bem quando sua mulher ganha mais que ele?
OFÉLIA O que isso importa, Paulo?
PAULO Não importa pra você, Ofélia. Mas pra mim, sim.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
OFÉLIA Paulo foi dormir e eu fiquei pensando. Sentia raiva por sua atitude.
PAULO (REVER) Viver bem com o fruto do trabalho, essa é minha lei.
OFÉLIA E o que estamos fazendo? Não podemos dar-nos alguns gostos só porque eu ganho mais que ele? É injusto.
CONTROLE MÚSICA TENSA
OFÉLIA No dia seguinte, tomei o café da manhã sozinha e sai para trabalhar.
EFEITO CONSTRUÇÃO
VOZES Bom dia, arquiteta. Tudo bem, arquiteta?
OFÉLIA Todos me cumprimentam, os operários, os mestres-de-obra, meus colegas.
LUCY Olá, Ofélia. Tudo bem? Alegra essa cara, temos novidades.
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
OFÉLIA (REVER) Sou feliz no meu emprego. Vejo crescer o que imagino no papel, com toda sua força e beleza.
LUCY Ofélia, temos reunião na gerência.
EFEITO BURBURINHO
GERENTE Passamos em todas as inspeções técnicas com altíssima qualificação. Terão um pagamento extra por seu grande esforço.
EFEITO APLAUSOS
GERENTE E outra surpresa. O edifício… já está vendido!
EFEITO APLAUSOS, FELICITAÇÕES
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
OFÉLIA Nesta empresa os gerentes sabem reconhecer o trabalho de todos. Formamos uma equipe. E eu tenho que deixar isto por um capricho de Paulo?
CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA
EFEITO PORTA SE ABRE
PAULO Chegou tarde, Ofélia.
OFÉLIA Estava trabalhando, Paulo.
PAULO (IRÔNICO) Já sei. Como sempre.
OFÉLIA O que foi, Paulo? Éramos um casal feliz. Mas quanto melhor me vai para mim no trabalho, pior nos vai para nós.
PAULO Nós? Para você, eu passei para o segundo plano.
OFÉLIA Não é certo. O que acontece é que te aborrece que eu ganhe mais que você.
PAULO E como não?
OFÉLIA Você é um excelente profissional, Paulo. Mas tem medo de deixar essa empresa e buscar outra onde esteja melhor. Está podre de inveja, por teus complexos.
PAULO Cale-se!
OFÉLIA Não quer ouvir a verdade. Covarde.
CONTROLE MÚSICA TENSA
OFÉLIA Brigamos muito e dormimos em quartos separados. No dia seguinte, fui trabalhar muito cedo, ser feliz com o que faço. Paulo terá que acostumar-se à situação. Não, eu não vou renunciar por ele.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.
p=. **********************************
*GUIA PARA O DEBATE*
_Sou arquiteta e ganho mais que meu marido. Este assunto o deixa possesso e vivemos brigando. Ele quer que renuncie, embora tenhamos que sacrificar-nos economicamente. O que vale mais, o dinheiro ou o amor?_
* _Primeira solução: Ofélia se divorcia e continua trabalhando._
* _Segunda solução: Ofélia renuncia a seu trabalho._
* _Terceira solução: Ofélia continua na mesma situação._
p=. **********************************
*O dinheiro como poder*
O dinheiro pode se converter em um elemento de rivalidade e controle do poder no casal e até acabar com a convivência e o amor.
A competição mais perigosa é a profissional. O homem e a mulher começam a medir qual dos dois ganha mais, quem ascende primeiro, quem tem mais prestígio. Comparam os triunfos e ignoram que as conquistas individuais como uma vitória compartilha. Aí nascem o rancor, a inveja, a frustração, a separação e até a busca do fracasso do próprio companheiro ou companheira sentimental.
*Se o homem ganha mais…*
É considerado normal e de acordo com o papel que a sociedade impõe. Ele é o provedor e quem deve sustentar a família. Ganhar mais que ela lhe outorga uma boa autoestima, o cumprimento de seu papel e o poder de decidir os gastos familiares, inclusive os da esposa.
*Se a mulher ganha mais…*
Trabalhar e ganhar dinheiro significa romper com o status de dependência que a sociedade assinalou tradicionalmente para as mulheres. Ganhar mais que seu companheiro pode fazê-lo pensar que ele tem maior poder de decisão no lar. É difícil manter o amor a seu parceiro já que a admiração ao outro diminui por seu próprio êxito profissional e econômico.
*Como superar a rivalidade*
* Reconhecer os sentimentos de rivalidade e falar francamente com seu parceiro.
* Jamais jogar na cara do parceiro que ganha mais ou ter mais êxito profissional. Menos ainda, feri-la ao utilizar isto como uma arma nos conflitos.
* Aliar-se e tocar em frente e juntos sua relação. Se formam uma equipe não terão que brigar. A competição significará crescimento para o casal, não uma ameaça.
* Recordar que estão convivendo, e que se se consegue algo positivo é provável que seja porque se apoiam mutuamente. A estabilidade emocional proporcionada por uma boa relação do casal repercute em todos os níveis.
* Entrar em acordo nos gastos do lar e fazer um caixa comum para esse fim.
* Ser solidários, generosos, humildes e orgulhar-se dos avanços de ambos.
bq. Dois podem viver com o mesmo dinheiro que um,
mas só a metade do tempo.
_Dito popular._
*Para completar….*
Nos Estados Unidos, as mulheres ganham em média 22% menos que os homens pelo mesmo trabalho (Departamento de Trabalho, 2003). Há 25 anos, as mulheres norte-americanas ganhavam 38% menos. No México, atualmente as mulheres ganham até 35 % menos que os homens.
Segundo a empresa Manpower, na Espanha, no setor da construção, as mulheres ganham 6,6% mais que os homens, devido as poucas mulheres que trabalham neste setor têm uma formação e responsabilidades muito elevadas (arquitetas, engenheiras civis).
Qual é a diferença salarial entre mulheres e homens em teu país? Há mulheres que ganham mais que os homens?
Existe uma lei trabalhista que determine as remunerações de homens e mulheres?
Conhece um caso semelhante ao de Ofélia? Como o resolveram?
Lugares de orientação e programas de atenção a casais em conflito (endereço e telefone)
*Como usar este programa?*
1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
6. Você também pode convidar um casal para comentar o programa e responder as preguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente ouvir o programa completo com a solução mais votada pela audiência.