OS ARAUTOS DO ANTI-EVANGELHO (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Uma seita católica tão extravagante como perigosa.

CONTROLESICA RELIGIOSA

EFEITO VOZ DE PLÍNIO

LOCUTORA O que vos fala é o doutor Plínio Correa de Oliveira, um advogado brasileiro que fundou em São Paulo, em 1960, uma organização católica ultraconservadora chamada…

PLÍNIO Tradição, Família Propriedade!

LOCUTORA O objetivo desta organização, além de difundir as profecias da virgem de Fátima, era lutar contra o comunismo que, segundo o doutor Plínio, havia se infiltrado na igreja através do renovador Concílio Vaticano Segundo.

PLÍNIO E defender a propriedade privada!

LOCUTORA O doutor Plínio de Oliveira qualificava a propriedade privada como de “direito divino” e se opunha a qualquer tentativa de reforma agrária no Brasil.

LATIFUNDIÁRIO Obrigado, doutor Plínio!… Muito obrigado!

LOCUTORA Os latifundiários brasileiros lhe davam apoio incondicional… e também lhe deram muitíssimo dinheiro para sustentar a seita…

PLÍNIO Tradição, Família… e, sobretudo… Propriedade!

LOCUTORA Em sua luta contra o comunismo, os seguidores do doutor Plínio foram fervorosos defensores das piores ditaduras militares, desde a brasileira até a de Pinochet no Chile e a de Videla na Argentina.

CONTROLESICA RELIGIOSA

LOCUTORA Plínio de Oliveira achava que era um enviado de deus, um profeta. Dentro da organização fundada por ele, havia uma sociedade secreta chamada a Sempreviva. Os membros desta sociedade se consagravam como escravos do doutor Plínio.

UM Meu senhor Plínio pode dispor de mim como um mísero objeto sem vontade própria.

LOCUTORA Os membros da seita rezavam diariamente a oração da Sagrada Escravidão composta pelo próprio Plínio.

UM Não sou eu quem vive, mas meu senhor Plínio que vive em mim. De Plínio vem todas as graças. Eu sou seu escravo para sempre.

LOCUTORA Outras orações eram mais surpreendentes:

UM Ave Plínio Elias…

LOCUTORA (MEIA VOZ) …era o nome profético do doutor Plínio…

UNO … bendito seja entre todos os fiéis, e bendito o fruto de teu amor e de teu ódio. Oh sagrado Plínio, pai admirável do catolicismo, rogue por nós agora e na hora de nossa morte. Amém.

LOCUTORA Então, o doutor Plínio benzia seus escravos que permaneciam prostrados ante ele. Aproximava-se deles e punha seu pé direito sobre o rosto de cada um.

UM Obrigado, meu pai, obrigado…

LOCUTORA Os escravos se consagravam ao doutor Plínio entregando-lhe todos seus bens materiais em troca de bênçãos espirituais. Depois, lhe beijavam os pés.

CONTROLESICA RELIGIOSA

LOCUTORA A loucura chegou a tal extremo que os escravos do doutor Plínio pensavam que ele estava consubstanciado com a Virgem Maria. Diziam que, milagrosamente, o coração imaculado da Virgem Maria batia no peito de Plínio.

CONTROLESICA RELIGIOSA

LOCUTORA Na cerimônia de consagração, cada escravo escolhia um nome novo. Mas todos tinham que incluir o de Plínio.

VARIOS Plínio Eduardo… Plínio Luís… Plínio Mário… Plínio Batista…

LOCUTORA … este Plínio Batista estava a cargo do hospital psiquiátrico de Belo Horizonte onde iam parar os escravos que “precisavam” de tratamentos de eletro-choque.

RIOS Plínio Lázaro… Plínio Cirineu… Plínio Fernando…

LOCUTORA O doutor Plínio com que seus escravos e seguidores acreditassem que era um profeta imortal.

EFEITO SINOS

LOCUTORA Mas… morreu. Em 1995, a morte deste psicopata provocou grande confusão entre os membros da seita. Também foi desconcertante descobrir as riquezas ocultas do doutor Plínio, que só em São Paulo tinha mais de cem apartamentos de luxo.

CONTROLESICA DE TRANSIÇÃO

LOCUTOR Então, tomou o poder seu melhor seguidor e confidente, João Clá, mais conhecido como Plínio Fernando, e fundou… os Arautos do Evangelho. Mas essa história a contaremos no próximo radioclip.