OS FANTASMAS (3)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Você já teve alguma vez um chefe ou uma chefa assim?

Não é visto na rádio. Ninguém sabe onde está. Não importa a hora que bata em sua porta, não o encontrará. Sempre está (ou diz que está) em uma reunião muito urgente. Que o chamaram para uma entrevista com não sei quem.

Chega tarde porque estava resolvendo uns contratos. Ou simplesmente, não chega. Vai embora antes por “compromissos inadiáveis”.

Obviamente, nos dias festivos, fins de semana, pontes… não pense que ele dará uma passadinha na rádio nem que acompanhará a unidade móvel. Tampouco ligue em seu celular, ele estará desligado. Se quiser encontrá-lo, talvez deva tomar o ônibus que vai para a praia.

São os diretores e diretoras fantasmas. Aparecem com pressa, revisam três faturas pendentes e dão meia volta. Ou se fecham em seu escritório. Lá, exercitam mais uma vez a sua infinita capacidade de perder tempo de modo que os demais não se dêem conta.

O que se pode fazer amanhã, não o faça hoje, parece ser seu ditado preferido. Porque a única coisa que preocupa a estes mandruvás é que o cheque lhe chegue pontualmente no fim do mês.

Para eles, dirigir uma emissora é distribuir tarefas aos demais e não fazer nenhuma.

DIRETOR Você, Margarida, se ocupará da programação. Você, Raul, da administração. Você, Zezinho, da parte técnica. Você, das relações públicas da rádio. Você, das vendas…

JOVEM Uma pergunta, senhor diretor!

DIRETOR Sim, diga.

JOVEM E o senhor, do que se ocupará, senhor diretor?

Diretores fantasmas que não fazem nada. Mas dissimulam muito bem quando se reúnem com a diretoria da rádio. Cada membro recebe um cartão prolixamente desenhado com todos os informes (informes feitos por outros), os estados das contas, as avaliações e planejamentos… E nosso fantasma é ratificado no cargo de direção e felicitado por seus bons resultados (até que o descubram).

Terá remédio uma emissora com tão má condução? Talvez sim. Quando transparecer quem faz o quê na rádio. Quando se reúnam os membros da equipe e conversem com a junta diretora. Porque em uma emissora tem lugar para todo mundo, menos para vagabundos e preguiçosos.

OS FANTASMAS (3)

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.