OS GUARDIÕES E O VALE SEM MEMÓRIA

Radioclip en texto sin audio grabado.

A terra é nossa casa… temos que cuidar dela!

Compartilhamos com todas e todos radialistas, grandes e pequenos, este conto ecológico dramatizado e interpretado pelas crianças e adolescentes que participam do Projeto de Redução de Riscos frente aos Desastres em Manabí, Equador. Uma produção do Plano Internacional Equador e MM&G Comunicação.

CONTROLE MUSICA DE FLORESTA

NARRADOR Era uma vez um lugar muito longe que tinha muitos vales verdes e rios cantores. Nesse lugar o sol saia todos os dias e brilhava tanto que as flores cresciam bonitas e coloridas. Parecia que tudo estava sempre sorrindo. Os homens e mulheres trabalhavam felizes.

HOMEM 1 (MUITO FELIZ) Hei, a colheita está boa!

MULHER 1 Deu goiabas, mangas e laranjas.

HOMEM 1 O café está maravilhoso e as melancias enormes…

MULHER 2 Sim, eu quero os abacates com açúcar, estão deliciosos!

EFEITO CRIANÇAS FELIZES

NARRADOR Nesse lugar vivia dona Fidelina que sempre subia as colinas para buscar histórias pra contar. Ela dizia que as árvores falavam e que tinha que escutá-las para aprender os segredos desta terra.

EFEITO AMANHECER

NARRADOR A cada manhã sentava-se à metade do caminho sobre seu manto azul e colocava uns montes de capim ao redor para que todas as crianças a ouvissem com atenção antes de ir à escola.

EFEITO CRIANÇAS SE ACOMODANDO NO CHÃO

NARRADOR Um dia de março, Fidelina contou que…

FIDELINA Na colina mais alta do horizonte há um bosque de corticeiras gigantes… Uma vez escutei vozes que me sussurraram.

EFEITO VOZES DE ÁRVORES

FIDELINA Quem me chama?

EFEITO VOZES DE ÁRVORES

NARRADOR Depois de procurar por todos os lados, Fidelina se aproximou sigilosamente de uma das árvores e pôs a orelha sobre o tronco. A árvore lhe falou…

FIDELINA Me contou que há muito tempo atrás chegou a este vale…

EFEITO TROVÕES

FIDELINA …uma sombra cinza como de uma fumaça que envolvia cada canto e que apenas deixava se respirar. Vinha de cidades longínquas, mas era muito poderosa e soltava um pó negro.

EFEITO PESSOAS QUE TOSSEM E SE QUEIXAM

FIDELINA Todas as pessoas foram tocadas por aquele pó e desde então perderam a memória. Não se lembravam de como cuidar da terra, como semear, como colher…

CONTROLESICA TENEBROSA

FIDELINA Todos jogavam lixo, derrubavam as árvores…

EFEITO ÁRVORES CAINDO

FIDELINA …queimavam as montanhas… contaminavam os rios…e tudo foi sendo destruído pouco a pouco… Nem as águas dos rios queriam ir por lá, pois os peixes tinham morrido e tudo estava seco. Os animais tinham fome. As vacas estavam fracas, pois não havia pasto nem água, e só lhes restava deitar sobre a terra seca e gritar de tristeza.

VACA 1 (VOZ DE ANGUSTIA). Muuuuu… Não tem nada pra comer.

VACA 2 (VOZ TRISTE) Muuuuu, muuuuuu…

FIDELINA As montanhas estavam peladas, sem flores, nem frutos, nem mato, nem nada.

CONTROLESICA TRISTE

FIDELINA Já não se via mais como antes os quatis que sempre viveram nesse vale, pois muitos tinham se mudado procurando novas guaridas ou até mesmo tinham desaparecido por falta de comida e água.

QUATI 1 E agora, a onde iremos?

QUATI 2 Não sei, quem sabe, é melhor recolher nossas coisas e irmos logo daqui ou morreremos.

EFEITO PASSOS QUE SE DISTÂNCIAM

FIDELINA Em algumas temporadas…

EFEITO CHUVA COPIOSA

FIDELINA …chovia incessantemente e era tão forte que a chuva afogava tudo por onde passava. As casas se inundavam…

EFEITO BICHOS QUE VOAM.

FIDELINA …de bichos que picavam e adoeciam famílias interas, especialmente crianças pequenas. Como quase não havia árvores, os morros desabavam e destruíam as casas e as crianças choravam.

EFEITO CRIANÇAS CHORANDO E RUIDO DE DESASTRES NATURAIS

FIDELINA Assim se passaram os anos e as pessoas viviam assustadas, pois até o sol queimava mais forte, e a cada ano esperavam inundações, secas e a vida se tornava difícil e triste. E a gente se angustiava…

CONTROLESICA TENEBROSA

FIDELINA Mas um dia em que as estrelas se juntaram no céu, ouviu-se um ruído muito forte como de sinos de cristal que quebravam.

EFEITO MUSICA ALEGRE

FIDELINA Debaixo do solo apareceram os guardiões, que se despertam cada 100 anos para vigiar se a terra está verde e contente. Primeiro acordaram, esticaram os braços, as pernas, moveram suas cabeças e todo corpo. Cada guardião tinha uma espada muito poderosa e um coração vermelho que batia com força.

EFEITO ESPREGUIÇANDO-SE, BOCEJOS, MOVIMENTO DE CORPO E BATIDA DE CORAÇÃO

CONTROLE MUSICA ALEGRE E RISOS

FIDELINA Todos começaram a olhar ao seu redor. Era como se pudessem ver mais além das montanhas, se agachavam, ouviam a terra…

EFEITO CHEIRANDO COM O NARIZ

FIDELINA …moviam suas mãos tocando o ar e faziam gestos entre eles. Mas em um momento, o riso havia terminado e todos estavam tristes com o coração partido.

GUARDIÃO 1 O que aconteceu?

GUARDIÃO 2 Tudo está triste nesta terra.

GUARDIÃO 3 É o momento de curá-la pois está doente há muitos anos.

GUARDIÃO 4 Olhem na direção do sol…

FIDELINA Os guardiões da terra levantaram suas espadas e chamaram os espíritos dos 4 elementos:

GUARDIÃO 1 Que a água flua limpa e transparente.

GUARDIÃO 2 Que o fogo purifique e fortaleça.

GUARDIÃO 3 Que o ar traga a alegria e a memória.

GUARDIÃO 4 E que a terra abrigue todas as sementes que as pessoas semearem.

FIDELINA Com suas espadas tocaram o coração das pessoas e em cada uma nasceu uma flor…

EFEITO NASCIMENTO

FIDELINA …que lhes fez lembrar a beleza da Natureza e sua missão de cuidá-la. Esqueceram-se da sombra cinza e começaram a ver tudo colorido. Sentiram um estremecimento em suas cabeças porque não entendiam como haviam se esquecido de cuidar de seus vales e seus rios.

CONTROLESICA DE TAMBORES.

FIDELINA Os guardiões acariciaram cada canto do vale, limpando a fumaça cinza e a contaminação. O rio recuperou sua formosura e os peixes voltaram a nadar. As montanhas recuperaram seu esplendor e ficaram verdes e formosas. As pragas fugiram desesperadas, pois já não havia lugar para suas infestações. Tudo estava limpo… e as vaquinhas bailavam de alegria e comiam e comiam. Mas os guardiões procuravam a sombra cinza e não a encontravam.

CONTROLE PERSEGUIÇÃO

FIDELINA A sombra se escondia e corria para um lado e os guardiões corriam para outro. Procuravam debaixo do rio, mas ela ia para cima do monte… a sombra cinza queria ficar, mas os guardiões estavam decididos a proteger a terra…

EFEITO RUIDO DE ESPADAS

FIDELINA …Por fim, a capturaram e com suas espadas lutaram um longo tempo… até que ela caiu no chão e já não pode voltar ao firmamento.

GUARDIÕES EM CORO A terra é nossa casa.

MENINAS EM CORO Temos que cuidar dela.

EFEITO VENTO

FIDELINA Sem demora, os guardiões sopraram para chamar a nuvem da boa consciência para que acompanhe sempre as pessoas desta terra e não se esqueçam que devem preservar seus vales, seus rios e suas montanhas.

CONTROLESICA ALEGRE

FIDELINA Ao final do dia, os guardiões se foram para baixo da terra. As corticeiras estavam contentes e as montanhas e as vaquinhas e o rio… e as crianças.

NARRADOR Dona Fidelina terminou a história, recolheu seus mantos, sua grama e foi espalhando um pó verde que adubou a terra.

NARRADOR Um arco-íris saiu e este conto acabou.

LOCUTOR Projeto Redução de Riscos frente a Desastres com a participação de crianças e adolescentes. Plano Internacional Equador, Manabí.