OS NOVOS PIRATAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

O caso do cupuaçu acendeu a luta contra a biopirataria no Brasil.

BRASILERO – Geléia de cupuaçu!… Bombons de cupuaçu !… Cupulate!… Delícias do Brasil para Alemanha.

ALEMÃ – Muito saborosos, excelentes, mas…

BRASILERO – Um produto de melhor qualidade, com o autêntico sabor amazônico

ALEMÃ – O sentimos, mas não podemos comprá-los. Cupuaçu é uma marca japonesa e se a usam, terão que pagar uma multa de mais de 10 mil dólares.

CONTROLE – GOLPE MUSICAL

LOCUTORA – Os pequenos exportadores do Acre, no noroeste brasileiro, se supreenderam com a notícia, em novembro do ano passado, quando tentavam vender geléias e bombons feitos dessa fruta, a Alemanha.

LOCUTOR – Desde sempre, elos ofreciam sucos, gelados, vinhos, doces de cupuaçu aos turistas, como o sabor e símbolo da Amazônia.

BRASILERA – Bom para a cabeça e melhor para o amor!

LOCUTOR – Agora, o nome “cupuaçu”, havia sido registrado como marca comercial exclusiva pela firma japonesa Asahi Foods diante dos escritórios de patentes e marcas de Japão, Estados Unidos e a União Européia.

LOCUTORA Asahi Foods também está solicitando patentes sobre processos de extração de azeites e óleos do cupuaçu e reclamando direitos sobre o ”cupulate”, uma espécie de chocolate feito com a semente da fruta.

BRASILERA – E não só nos tirar o cupuaçu. Daqui já se levaram o curare, a andiroba e a copaíba, nossas medicinas naturais.

BRASILERO -E o biribiri, que usam as indígenas como anticonceptivo. E até a planta sagrada, a ayahuasca, tem patente estrangeira.

CONTROL –GOLPE MUSICAL

LOCUTORA -O caso do cupuaçu acendeu a luta contra a biopirataria no Brasil.

EFEITO – MANIFESTACIÓN

DIRIGENTE (BUZINA) Companheiros, chamamos a todos os agricultores a boicotar a exportação de sementes para o Japão!… O cupuaçu é nosso!

LOCUTOR -A ONG Acre Amazonlink e o Grupo de Trabalho Amazônico GTA, uma rede de 513 associações e extratores florestais, pescadores, pequenos agricultores e ambientalistas iniciaram uma campanha em fevereiro passado.

LOCUTORA -Estão exigindo uma lei que defenda a biodiversidade e os direitos dos povos da Amazônia.

LOCUTOR – Brasil tem a quarta parte de toda la biodiversidade do planeta. Milhares de plantas, frutas, mamíferos, peixes, anfíbios e insetos, são cobiçadas pelas transnacionais, sobretudo as farmacêuticas.

DIRIGENTE – (BUZINA) São os novos piratas, ladrões da vida!

LOCUTORA – Estados Unidos pressiona agressivamente para que os países de América Latina admitam patentes sobre plantas, animais e conhecimentos humanos. Desse modo, as transnacionais teriam a via livre.

LOCUTOR – O caminho para conseguir é o acordo da Organização Mundial de Comércio sobre Direitos de Propriedade Intelectual e o ALCA que favorece as grandes empresas estrangeiras.

BRASILERA -Nenhum direito de propriedade, nem nada!… Isso se chama roubo!… Essas plantas são nossas, de nossa selva e de ninguém mais!

CONTROLE –GOLPE MUSICAL

LOCUTORA -América Latina, há quem te quer e quem te “USA”.

BIBLIOGRAFIA
Mario Osava, Copoazú, la fruta amazónica que perdió su nombre
www.siamazonia.org.pe/DetallesNoticias/2003/Mayo/copoazu.htm