PESCADORAS E FOLGADÔES

Radioclip en texto sin audio grabado.

Qualquer semelhança entre este animal dos abismos e alguns maridos… é pura coincidência.

LOCUTORA O que teve que fazer para sobreviver só ela o sabe. Outras espécies tiveram que adaptar-se às alturas, ao muito frio ou ao muito calor, à selva ou ao deserto.

LOCUTOR Mas a ela lhe tocou um desafio exagerado: o fundo dos oceanos.

EFEITO SPLAH N`AGUA

LOCUTOR É uma criatura extranha e mal encarada. E não lhe falta razão.

LOCUTORA Vive no fundo do mar, a três mil metros de profundidade, a onde não chega nem o mais tímido raio de sol.

LOCUTOR Há logrado resistir a tremenda pressão da água, a falta de oxigênio, a escassez de alimentos, as bajxíssimas temperaturas…

LOCUTORA E sobre tudo, a escuridão absoluta.

CONTROL MÚSICA ENIGMÁTICA

LOCUTOR Do grupo dos ceratoides, este assombroso peixe é conhecido como “o pescador”, ainda que mais correto seria dizer “a pescadora”.

LOCUTORA Porque são elas, as fêmeas, as que inventaram todo tipo de estratégias para poder comer e dar de comer a seus filhos em meio da noite eterna em que vivem.

LOCUTOR O que melhor resultado lhes deu foi modificar uma de suas espinhas dorsais e convertê-la numa espécie de vara de pescar. Para que o filhote seja visível e atrativo, o extremo deste apêndice é fosforescente, como um vagalume.

EFEITO COMO CHISPAZO ELÉTRICO

LOCUTORA Quando outros habitantes das trevas se aproximam a ver este anzol luminoso, a pescadora o golpeia com a calda luminosa e os devora.

LOCUTOR E para que a camuflaje seja mais perfeita, a pescadora se veste de negro destacando únicamente suas brillantes escama.

EFEITO BATIDAS NA AGUA

LOCUTORA Enquanto as fêmeas buscam comida, os machos buscam as fêmeas.

LOCUTOR Quando um macho, depois de muito vagabundear por essas negras imensidades, encontra a uma pescadora, não perde tempo. Se engancha em sua pele com os dentes e não a solta.

LOCUTORA Grudado na fêmea, o macho começa a alimentar-se de seu sangue.

LOCUTOR O macho é um perfeito mantido, um safado. Não trabalha, não faz nada. Somente humedece os ovos com seu esperma e segue chupando sangue e vivendo às custas da pescadora.

LOCUTORA O pior do caso é que as vezes uma fêmea tem que alimentar e levar consigo dois ou três machos grudados em várias partes de seu corpo.

LOCUTOR Este parasitismo foi criando uma relação extranha. enquanto a fêmea desta espécie aquática se desenvolve normalmente e alcança um tamanho de 90 centímetros, o macho foi atrofiando e apenas chega a um centímetro e meio.

CONTROL GOLPE MUSICAL IRÓNICO

LOCUTORA Qualquer semelhança entre este animal dos abismos e alguns maridos… é pura coincidência.

BIBLIOGRAFIA
http://www.geocities.com/kraken3000/Abismos.html