PLURINACIONAL

Radioclip en texto sin audio grabado.

Áudios e materiais para compreender parte do processo que vive Bolívia nestes anos

Na Bolívia há 36 nações. Se fala pelo menos 37 idiomas, quase tantos como as crenças que se professam ou formas de conceber a vida.

Durante séculos uma minoria de descendentes de europeus impôs uma única maneira de “ser boliviano”. Mas esse tempo terminou porque Bolívia é agora governo de maiorias e decidiu refundar-se como país Plurinacional.

As palavras contidas no disco América Profunda Plurinacional foram registradas a começos de 2010, nas proximidades do início do Estado Plurinacional da Bolívia.

Há novos símbolos, novo congresso, novas formas de nomear-se, discursos fundacionais, desfiles e festas. Mas sobretudo há um povo nas ruas sustentando essa conquista com muita alegria e vontade de nos contar o que significa ser Plurinacional.

 

 

Em 21 de janeiro Evo Morales tomava o poder na Bolívia na cerimônia do Tawuantinsuyo.

O disco contém áudios dos discursos de suas autoridades, testemunhos de mulheres e homens de diferentes nações e povos da Bolívia, reportagens de comunicadores e a aula completa sobre "A Construção do Estado" de Alvaro García Linera dada na Universidade de Buenos Aires.

 

O que desejamos é que produtores, educadores e militantes de nossa América tenham a informação necessária para compreender parte do processo que vive Bolívia nestes anos.

O disco, como o anterior que registrava o experimentado nas comunidades zapatistas, é gratuito e poderá ser utilizado livremente. Não importa quão longe estejamos, pois irá fazendo-se chegar pelas mãos amigas e viajantes.

Podem pedi-lo em nosso correio: contacto@americaprofunda.com.ar