PODERITE AGUDA
Entrevista com a doutora Bertha Muñoz, especialista nesta terrível doença.
EFEITO AMBIENTE HOSPITAL
JORNALISTA …Com licença… Sim, amigas e amigos, conseguimos adentrar no hospital Aqui Te Espero onde a equipe de pesquisa conseguiu tipificar uma terrível doença que afeta o gênero humano desde tempos imemoriais. Até o momento não se compreendia como uns seres pacíficos e generosos, em questão de dias ou meses, se tornavam violentos e insuportáveis. Finalmente, os cientistas conseguiram localizar as causas deste transtorno cerebral. Entrevistamos a doutora Bertha Muñoz, especialista na “poderite aguda”, como a doença é conhecida clinicamente.
Dígame, doutora Muñoz, ¿en qué consiste y cuáles son los síntomas?
DOUTORA Primeiro, gostaria de cumprimentar sua prestigiosa audiência. Saiba você que a “poderite aguda” é um dano cerebral, similar ao produzido pelas drogas fortes. A pessoa afetada começa a sofrer de perturbações mentais, delírios de grandeza… alucinações messiânicas…
JORNALISTA Alucinações messiânicas?
DOUTORA O doente de poderite se sente imprescindível. Por incrível que pareça, chega a acreditar que nunca se engana… E como está convencido de ter sempre a razão, não pergunta nada nem ouve conselhos de ninguém…
JORNALISTA E esta perigosa doença é causada por…?
DOUTORA Por um vírus. O vírus do poder. Quando uma pessoa normal recebe muitos cargos, muitas honrarias… começa a infectar-se. Quando é aplaudida com frequência começa um processo degenerativo nos neurônios do paciente.
JORNALISTA Doutora, e quem são os mais propensos a sofrer esta doença?
DOUTORA Os políticos. Os de direita e os de esquerda. A poderite não distingue ideologias nem sexo nem idade. Também ataca a militares, empresários, até líderes religiosos.
JORNALISTA É contagiosa, doutora Muñoz?
DOUTORA Muito. Todos os que rodeiam o doente, começam a sentir uma comichão… um desejo irrefreável de adoecer também. É conhecida como a síndrome da escada. Subir, subir, subir… Inclusive alguns contagiados começam a imitar os gestos, os insultos, até o jeito de caminhar do doente principal.
JORNALISTA E a medicação contra a doença?
DOUTORA Não tem remédio. É uma doença incurável. Não encontramos nenhuma vacina contra ela. O vírus do poder, meu amigo, funciona como um câncer, faz rápidas metástases, vai invadindo todo o cérebro da pessoa afetada até a loucura total.
JORNALISTA Esta foi uma reportagem direto do hospital Aqui Te Espero com a doutora Bertha Muñoz, destacada especialista na poderite aguda ou “embriaguez dos políticos”, como é conhecida popularmente. De Radialistas, seu correspondente Paco Crocante.
VOCÊ CONHECE EM TEU PAÍS ALGUNS POLÍTICOS COM ESTES SINTOMAS?
Agradecemos a intuição deste radioclip à doutora mexicana Bertha Muñoz, mais conhecida como a Doutora Escopeta por sua valente participação radiofônica na resistência social de Oaxaca, 2006.