PROCESSANDO O ÁUDIO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Há emissoras que soam mais potentes, com mais “punch”. Contamos pra você o porquê.

No radioclip anterior te contamos os segredos dos compressores, ferramentas de software que nos permitem trabalhar a voz gravada para engrossá-la e defini-la melhor.

Mas também deixamos claro que essas chamadas vozes “profissionais” ou “microfônicas” não são necessárias na rádio.

Isto não impede que uma rádio deva soar bem, porém não somente às vozes, mas sim o áudio em seu conjunto.

Para se conseguir isso, e que nossa rádio se distinga e diferencie de outras ao percorrer o dial, existe outro compressor que é, realmente, um processador de áudio. É um equipamento externo que é colocado a frete do transmissor e que tem a função de preparar o som antes de enviá-lo ao ar.

Este aparelho tem varias funções, mas as mais importantes são:

Limitador. Não deixa que cheguem ao transmissor, picos de som. Se por casualidade você errou a mão com o volume, e sai um som saturado do console, o limitador se encarregará de recortá-lo.

Equalizador. Ainda que para ir ao ar não é necessário equalizar o áudio, com os compressores podemos criar um estilo particular de nossa radio. Se é nitidamente musical, poderemos aumentar um pouco de brilho, ou trabalhar as freqüências da voz se nossa emissora é AM.

Compressor / Controle Automático de Ganho. É encarregado de unificar o sinal. Se uma canção está mais baixa que outra, o processador equilibra o sinal que a audiência recebe para que esteja sempre ao mesmo nível de áudio. Além disso, agrega corpo e presença ao som.

No mercado existem diferentes marcas de Processadores, mas é uma a que manda: ORBAN.

Esta empresa, além dos processadores convencionais, possui uma placa de áudio que se instala no computador e com a qual todo o áudio sai processado.

Esta é a diferença de um sinal processado e outro sem processar.

Áudio sem processar.

Áudio processado com a placa Orban OPTIMOD-PC
(Imagens tiradas de: www.orban.com/products/radio/dab/optimod )
Outra marca de qualidade similar e um pouco mais barata é a OMNIA, que inclusive possui um processador de sinal no software para o computador.

Desta forma, pode-se processar também o sinal que é mandado pelo streaming se tua rádio transmite “on-line”. Me contaram que se consegue nas redes P2P… se você quiser provar.

Solydine, Mafer Electronics, DBD Audio o DBA Systems tem processadores mais econômicos e de boa qualidade.

Nesta página também se pode encontrar outros modelos.

Se você quiser fazer a prova agora mesmo, pegue o teu receptor de rádio e comece a correr o dial, notará que há algumas emissoras que soam mais potentes, com mais força, com mais “punch”. Outras, ao contrário , terão um sinal mais apagado e com mudanças de nível.

Agora você já sabe o porquê.