PROVANDO, PROVANDO (3)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Qual é a forma correta de usar um microfone?

Os microfones são as principais ferramentas de trabalho de locutoras e locutores.

Nos anteriores radioclips vimos suas características e os modelos mais úteis para cada situação.

Mas, conheces a maneira mais adequada de usá-los e cuidá-los? O segredo está em cumprir com o…

Decálogo del buen micrófono

1 – Distância
Além das normas de locução, este é um bom conselho para cuidar de nossos microfones. Não deves falar a menos de quatro dedos de distância.

Falar mais perto, fará que o som chegue saturado à mesa de som e irá deteriorando a cápsula do microfone mais rapidamente.

2 – Golpes
Igualmente que para saber se estamos dormindo ou acordado ninguém nos golpeia duramente a cabeça, para provar se o microfone está ligado, não é necessário golpeá-lo.

Esta má manhã, frequente em muitos locutores e locutoras, diminui o tempo de vida útil de nosso fiel amigo, o micro. Assim que, trata-o com carinho!

3 – De “joguete”
Não podemos pretender fazer programas de rádio com boa qualidade técnica gravando com microfones destinados a outros fins.

Os que trazem os computadores são para falar pelo Chat. Os que presenteiam pela compra de um equipamento musical doméstico são para luzir-te com o Karaoke. Estes são microfones de “joguete”.

É certo que há plugins como Antares que, uma vez gravado um som no computador, o podem modular e melhorar sua qualidade. Mas nunca soará como quando gravaste com um bom microfone.

4 – Incorporados
Se os sons que recolhes com o gravador portátil serão transmitidos pela rádio, usa sempre um microfone externo.

É provável que tenhas que adaptar um cabo já que as entradas do micro dos gravadores de repórter são do tipo mini-plug.

Muitos gravadores deste tipo, tanto de cassetes como os digitais, trazem um pequeno microfone incorporado. Não é aconselhável usá-los (salvo em emergências) porque captam todo ruído do ambiente e acrescentam outras interferências.

5 – Entradas e Conectores
Em muitos casos, por falta de orçamento, conectamos o microfone diretamente ao computador. Estas entradas não estão preparadas para trabalhar com microfones “de verdade”, a não ser que tenham uma placa de áudio profissional.

Por isso, o recomendável é usar uma mesa e conectar sua saída ao computador. Por menos de $100 há vários modelos disponíveis no mercado.

Todas as mesas têm canais para microfones com conectores XLR (Canon). São estes os que devemos usar e não os de tipo “plug”. E se em tua mesa de som tem entradas balanceadas, compre um cabo para este tipo de conexões já que metem menos ruídos à gravação.

Faltam cinco “mandamentos”?… No próximo radioclip!