RÁDIOS LIVRES DE RUÍDO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Como se originam os ruídos na rádio? Como evitá-los?

São o pesadelo em todo estúdio de rádio ou cabine de produção. Temidos e odiados, tiram o sono de qualquer técnico ou produtora. Adivinhe! São os ruídos.

Mas, como surgem e como evitá-los?


RUIDOS ELÉTRICOS

A maioria dos ruídos se originam nas instalações elétricas. Muitas delas não contam com aterramento.

Inclusive em alguns conectores nós arrancamos o terceiro pino “porque atrapalha e não serve para nada”. Grave erro. Este terceiro fio existente em quase todas as tomadas e conectores é o fio terra. Ao não usá-lo, os ruídos elétricos se infiltram no sinal de áudio.

Por isso, sempre que ouvir um ruído, comece revisando a instalação elétrica e garanta que esteja aterrada.

SOPA DE FIOS

Em muitas rádios os fios que vão de um lugar para outro parecem um prato de espaguete. Todos bagunçados, misturados e entrelaçados.

É imprescindível que cada tipo de fios estejam agrupados, ordenados, sem nós e separados dos demais.

Faremos um grupo com os fios que levam eletricidade, outro com os de áudio, mais um para os de rede e Internet e, por último, os de radiofrequência, isto é, os que vão parar em alguma antena: rádios walkie-talkie, o radioenlace…


FIOS E CONECTORES

Uma má soldagem, um fio pisado ou um conector de baixa qualidade pode produzir interferências e ruídos.

Use conectores de qualidade. São um pouco mais caros, mas garantirá a qualidade do áudio.

Não trabalhe com fios muito longos. É mais fácil que captem sinais de radiofrequência do ambiente. Se tiver que fazê-lo, cuide para que sejam um pouco grossos e coaxiais (os que têm uma malha metálica envolvendo os fios que levam o sinal).


PLACAS DE ÁUDIO

Nunca use a placa integrada na placa mãe do computador ou motherboard. Trabalhea com placas internas tipo PCI ou externas.

As integradas, como compartilham a placa mãe com o processador, os ventiladores e demais componentes, é normal que introduzam ruídos nas gravações. Além disso, não costumam ser de boa qualidade técnica.

NÃO ABUSE DO GANHO

Os consoles têm duas formas principais de controlar o volume. Os desvanecedores (faders ou gates) e o ganho (gain ou trim).

Com o fader seleciono uma quantidade de unidades de sinal que chegam do microfone ou de qualquer outra fonte de som. Mas, às vezes, não é suficiente e devo aumentar artificialmente esses sinais dando-lhes ganho, ou o que é o mesmo, amplificando.

Mas ao amplificar qualquer sinal de áudio também aumentamos o ruído que este contém.

Por isso, o correto é deixar o fader em 0 db (ou menos se tivermos muita quantidade de sinal) e só então aumentar o ganho, mas nunca o contrário: muito ganho e o fader muito abaixo de 0 db.

Como você pode ver, não é complicado eliminar os incômodos ruídos. Com um pouco de prevenção e cuidado poderá nomear a tua rádio de “livre de ruídos”.  

BIBLIOGRAFÍA
Puedes encontrar mayor información sobre los ruidos en el Manual para Radialistas Analfatécnicos.