REFUNDAÇÃO DA BOLÍVIA
Escute o preâmbulo da Nova Constituição da Bolívia
Estamos tão seguros do triunfo no referendo sobre a nova Constituição da Bolívia, que lhes adiantamos o texto do Preâmbulo, gravado e musicado pelos colegas da América Profunda.
É um texto belo, poético, inspirador. Como deve ser. É um texto revolucionário. Como deve ser.
Felicitações, irmãs e irmãos da Bolívia, por esta nova vitória popular!
Equipe Radialistas
Em tempos imemoriais se erigiram montanhas, deslocaram-se rios, se formaram lagos. Nossa Amazônia, nosso chaco, nosso altiplano e nossas planícies e vales se cobriram de vegetação e flores.
Povoamos esta sagrada Mãe Terra com rostos diferentes e compreendemos, desde então, a pluralidade vigente de todas as coisas e nossa diversidade como seres e culturas. Assim formamos nossos povos, e jamais compreendemos o racismo até que o sofremos desde os funestos tempos da colônia.
O povo boliviano, de composição plural, desde a profundidade da história, inspirado nas lutas do passado, na sublevação indígena anti-colonial, na independência, nas lutas populares de libertação, nas marchas indígenas, sociais e sindicais, nas guerras de água e de outubro, nas
lutas pela terra e território, e com a memória de nossos mártires, construímos um novo Estado.
Um Estado baseado no respeito e igualdade entre todos, com princípios de soberania, dignidade, complementaridade, solidariedade, harmonia e equidade na distribuição e redistribuição da produção social, aonde predomine a busca do bem viver; com respeito a pluralidade econômica, social, jurídica, política e cultural dos habitantes desta terra; em convivência coletiva com acesso à água, trabalho, educação, saúde e moradia para todos.
Deixemos no passado o Estado colonial, republicano e neoliberal. Assumimos o desafio histórico de construir coletivamente o Estado Unitário Social de Direito Pluri-nacional Comunitário, que integra e articula os propósitos de avançar para uma Bolívia democrática, produtiva, portadora e inspiradora da paz, comprometida com o desenvolvimento integral e com a livre determinação dos povos.
Nós, mulheres e homens, através da Assembléia Constituinte e com o poder originário do povo, manifestamos nosso compromisso com a unidade e integridade do país.
Cumprindo o mandato de nossos povos, com a fortaleza de nossa Pachamama e graças a Deus, refundamos a Bolívia.
Honra e glória aos mártires da gesta e libertadora constituinte, que a tornaram possível nesta nova história.
América Profunda, na voz de Luly Durán e a música de Luzmila Carpio.