SEM PATENTES INIMIGAS DA VIDA

Radioclip en texto sin audio grabado.

ROSELI Faz onze anos que eu perdi um irmão com AIDS. Naquela época não atendiam às pessoas que viviam com HIV. Então, meu irmão acabou falecendo por que não existiam medicamentos.

LOCUTOR Roseli Tardelli, jornalista brasileira, aborda um problema de difícil solução: a medicina para pessoas afetadas pela AIDS.

LOCUTORA No mundo há 40 milhões de pessoas infectadas e 5 milhões morrem a cada ano.

LOCUTOR Essas mortes poderiam diminuir se contassem com anti-retrovirais. Mas são demasiado caros. Caríssimos.

CONTROL MÚSICA BRASILEIRA

LOCUTORA Brasil, tomou o toro pelas patas. Desde 1997, o governo distribui esses medicamentos gratuitamente a 170 mil portadores do HIV.

LOCUTOR E como ocorreu este milagre?

ROSELI Os movimentos da AIDS, os ativistas são muito fortes e têm muita voz. Ou brigam o morriam. Começaram a brigar para que o tratamento fosse gratuito e o conseguiram em 96 com uma pessoa chamada Nahir Brito. É uma mulher que vive com HIV. Sua médica lhe disse “ouça Nahir, há medicamentos”. Ela processou o Estado e ganhou a causa. Os ativistas empunharam a bandeira da medicação gratuita. Se foram pelas ruas, fizeram manifestações, começaram a sensibilizar aos jornalistas, à justiça , a sociedade. E em 96, uma lei estabeleceu a gratuidade da medicação para os doentes de AIDS.

CONTROL MÚSICA ALEGRE

LOCUTORA Brasil foi o primeiro país no mundo que lançou o acesso universal e gratuito aos anti-retrovirais.

EFEITO APLAUSOS

LOCUTOR E hoje, está conseguindo significativamente a transmissão do vírus.

LOCUTORA E não só isso. Brasil doa anti retrovirais ao Paraguai, a Bolívia e a alguns países africanos.

EFEITO APLAUSOS

ROSELI Nós temos aqui 19 medicamentos que compõem o chamado coquetel. Brasil fabrica oito. E agora há uma lei que está no Senado que disse que os futuros medicamentos novos para AIDS não poderão ser patenteáveis no Brasil. É uma lei olhando para o futuro.

CONTROL MÚSICA ALEGRE BRASIL

LOCUTOR Mas, estarão de acordo as farmacêuticas trasnacionais?

ROSELI Brasil está brigando, tentando negociar com 3 companhias americanas para que baixem o preço dos medicamentos… Si não baixarem, o Brasil vai decretar a licença para produzir 3 medicamentos que foram patenteados por laboratórios americanos Merck, Abott e Bristol.

LOCUTOR A empresa estadounidense Abott não quer reduzir o preço do anti retroviral Kaletra. E o governo anunciou que poderiam fabricar a medicina sem pagar nada.

LOCUTORA As leis internacionais permitem que um país use patentes sem autorização do dono em circunstancias urgentes e de interesse público.

ROSELI Se Brasil consegue regular os preços, outros países também o conseguirão É uma questão de princípios. É uma questão de saúde pública.

LOCUTOR Brasil derrubou os preços produzindo medicamentos genéricos. Em outros países da América Latina, que negociaram com empresas farmacêuticas, os preços são muito mais altos.

CONTROL MÚSICA BRASILERA

ROSELI Em Brasil se fala muito de prevenção, nos carnavais e também no dia de combate a AIDS. Em Brasil comcamos a fazer uma campanha mais diferenciada porque pensamos que há que falar sempre de AIDS. Somos todos vulneráveis. O que aconteceu com meu irmão pode acontecer com qualquer uma pessoa.

CONTROL MÚSICA BRASILERA

LOCUTOR Queremos um mundo livre de AIDS.

LOCUTORA Queremos um mundo livre de patentes inimigas da vida.

BIBLIOGRAFIA
Entrevista a Roseli Tardelli, Agência de Notícias da AIDS, www.agenciaaids.com.br