SPAM, SPAM, SPAM…
80% de correio digital é “spam” ou correio lixeira. Como acabar com ele?
Viagra e fármacos milagrosos para alargar o pênis, software a custos baixíssimos ou um suposto banco pedido os dads de te cartão de crédito.
Milhões de correios lixeira inundam todos os dias nossas contas de correio eletrônico. Milhões de correios que emperram até sete vezes a grane Rede da informação e esgotam nossa paciência até setenta vezes sete.
Calcula-se que 80% de correio digital é “spam” ou correio lixeira.
O que é o “spam”?
É qualquer informação que chega ao correio pessoal sem haver solicitado.
Quem ganha com o “spam”?
Os “spammers” são enganadores que dizem vender seus produtos de linha. Por cada 10 mil correios que enviam um deles se converte em venda. Vendas que nunca se realizam já que o incauto comprador jamais receberá suas pílulas e seu pênis continuará do mesmo tamanho de sempre.
Calcula-se que diariamente se enviam mais de 55 bilhões de correios “spam”. Isto lhes reporta umas suculentas 55 milhões de vendas diárias.
Mais tipos de “spam”
Além da venda direta, ouros correis nã desejdos chegam a nosso computador e são ainda mais perigosos. Os “spam-phishing” são correios de supostos bancos ou serviços de pagamento por Internet ( Pay-Pal), que nos solicitam reingressar os números secretos de nossa conta.
Ainda que pareça mentira, segue havendo muitos inocentes navegantes que respondem, facilitando os numerosinhos aos bandidos que em breve esvaziam suas contas bancárias.
Por último, encontramos os “spammer-amateur”, confiados navegantes que reenviam a todos seus contactos as intermináveis cadeias. Esse herdeiro nigeriano que te quer confiar sua fortuna, a conhecida empresa de messenger avisando-te o fechamento de tua conta de correio, ou o pobre menino doente que desde o ano passado continua doente. Todas são mentiras.
Cada vez que reenvias eses correios agregas todos essos “emails” às listas de inescrupulosos e inoportunos “spammers” que terminarão invadindo tua caixa, e o de tuas amigas e amigos, de lixo.
Como evitar o spam?
Sem querer ser pessimistas…é quase impossivel eliminá-lo totalmente!
Mas sim podemos tomar algumas medidas para baixar a quantidade de “lixo cibernético”.
» Não dês tua direção de correio para participar em pesquisas ou ver um vídeo na Rede, se não são páginas conhecidas e de confiança.
» Não publiques direções de correio em tua página web. Se tens que fazer é preferível usar a palavra “arroba” em vez do símbolo. Por exemplo: “juanito-arroba-radialistas.net ”
» Não envies nem respondas “correios cadeia”. Se deves enviar um correio a vários destinatários usa a cópia oculta (CCO).
» Não abras correios de desconhecidos ou correios conhecidos que chegam com extranhos assuntos em inglês.
» Não respondas ao “spam”, mesmo que seja um link que teoricamente sirva para apagar. Com ele verificarás que tua conta existe e multiplicarás os “spammers”.
» Usa contas e antivirus que protejam desta praga.
Melhor ser precavidos que passar o dia inteiro apagando correios não desejados!