SPLAT!

Radioclip en texto sin audio grabado.

Calcule a área de cobertura de tua emissora sem sair da cadeira, só com a ajuda da Internet.

Chegar mais longe, chegar mais longe!… É o quebra-cabeça de qualquer técnico ou diretoria de rádio.

O técnico sobe na torre e coloca as antenas mais alto. As gira e orienta de novo. Contratam um estúdio de cobertura porque querem… chegar mais longe!

Há muitas variáveis que influem na cobertura de uma emissora. Umas, como a potência do transmissor ou a altura da torre, as podemos controlar. Mas outras, como as montanhas que nos rodeiam, é impossível.

Não é um assunto para ficar obcecado, mas logicamente, não podemos perder de vista. Além disso, na hora de solicitar uma concessão para uma frequência, em quase todos os países, solicitam um destes estudos de cobertura.

Como o fazemos? É preciso contratar um engenheiro que tome os dados, trace os mapas e assine a papelada. Mas se o estúdio não é algo “oficial” que precise se apresentar a uma instituição, há ferramentas na Internet que podem nos ajudar.

Charles Escobar é um engenheiro e radiodifusor equatoriano, promotor incansável do Software Livre. Charles trabalhou muito tempo adaptando a versão original para o espanhol de uma ferramenta de Software Livre de Telecomunicações chamada SPLAT!

Com esta aplicação você saberá, por exemplo, se pode pôr tua torre transmissora em um lugar nas redondezas da cidade e se enlaçar com os estúdios através de um rádio-enlace. Tudo isso sem sair da cadeira.

Igualmente poderá calcular a área de cobertura de teu sinal. Este software também é ideal para engenheiras, técnicos e estudantes da área de telecomunicações.

Como funciona SPLAT!? A primeira coisa é conhecer as coordenadas dos lugares. Isso você consegue localizando o lugar exato no Google Maps que te dará os dados de longitude e latitude: http://maps.google.com

Com essa informação e alguma outra que o sistema te pede, poderá fazer:

1. Análise de enlaces Ponto a Ponto:

SPLAT! pode ser utilizado para determinar se existe “linha de vista” entre dois pontos específicos entre os que se quer pôr um enlace.

Para isso só é só fornecer as coordenadas dos pontos de transmissão e recepção na janela correspondente.

Este é um cálculo muito rápido e os resultados aparecem em poucos segundos.

Por exemplo, no gráfico abaixo podemos observar como é impossível o enlace entre dois pontos propostos.

Para quem conhece Quito e seus arredores, sabe que a capital do Equador está aos pés do vulcão Pichincha.

Dissemos ao programa que queríamos conectar dois rádio-enlaces entre Quito e Lloa, do outro lado da montanha. Só fornecemos as coordenadas dos dois pontos e, como o SPLAT! tem armazenado os mapas de quase toda América do Sul, nos respondeu neste gráfico que é impossível porque no meio há uma montanha (a linha vermelha mostra o vulcão).

Tudo isso sem ir ao terreno. Só é preciso uma conexão com a Internet. E o melhor de todo, que é Software Livre, então não há custo para usá-lo. E se você é programador, poderá colaborar com o desenvolvimento do programa.

2. Predição de cobertura

SPLAT! pode analisar também a área de cobertura que você conseguirá com um transmissor. O programa gera um mapa topográfico muito aproximado da realidade.

Você só tem que colocar as coordenadas onde teu transmissor está ou estará localizado e pronto.

Este é um cálculo de cobertura muito complexo que realiza muitos cálculos matemáticos. Por favor, tenha paciência. O tempo requerido para realizar o gráfico pode ser de entre 20 e 30 minutos.

Se quiser realizar uma predição de cobertura e alguém mais estiver realizando o cálculo, aparecerá uma mensagem em que diz que a ferramenta está ocupada. Espere alguns minutos e tente novamente.

E para poder usar SPLAT! à perfeição aqui você encontra:
Um guia rápido: http://propagacion.asle.ec/docs/splat-gui.pdf
E um detalhado manual em espanhol: http://charlesescobar.com/manuales/splat.pdf

Com SPLAT!… sim, você pode chegar mais longe!

BIBLIOGRAFÍA
Site em espanhol de SPLAT: http://propagacion.asle.ec

Site Oficial de SPLAT: http://www.qsl.net/kd2bd/splat.html