TAGARELAS (3)
Outro tipo de locutores e locutoras que aparece nas emissoras… conhece algum?
Há um povoado na África onde os oradores são obrigados a falar sobre um só pé. Quando perdem o equilíbrio tem que sentar-se. Desta maneira, os moradores asseguram que falarão pouco , somente o necessário. A uns locutores e locutoras, tagarelas incorrigíveis, haveria que mandá-los a uma temporadinha por lá.
ESCUTE UM TAGARELA
VOZ: Cala-se já!
Esses tagarelas falam muito mas não dizem nada. Quando improvisam, se perdem em um palavreado incoerente.Começam um parágrafo e não sabem como acabá-lo.
Se apresentam um disco, falam sobre a música, esmagam a letra, assobiam junto ao intérprete e só conseguem incomodar os ouvintes. Se entrevistam alguém, falam mais que o entrevistado. Fazem perguntas confusas, complicadas, intermináveis. Mais que a facilidade com as palavras, tem dificuldade de calar-se.
Mas não se calam. Não tem sendo de ridículo. E seguem adiante com sua geringonça porque estão convencidos que o êxito do programa depende deles.
Um bom DJ sabe que não é ele, e sim a música a protagonista do programa. Que o êxito depende da varierdade dos discos mais que suas breves intervenções. Se se trata de uma chamada de conteúdos, dependerá da atualidade e do interesse dos mesmos mais que do blabla´ de quem conduz o programa.
Estes tagarelas são peritos nos rodeios para dizer as coisas:
ESCUTE AS MÁS APRESENTAÇÕES
Ei… se quer apresentá-lo … apresente-o!
— Eu gostaria os que escutaram esta estreia que…
Se gostaria , ponto… Não diga que vai fazer… faça!
Queria fazer uma pergunta ao cantor…
Queria? … Pois se quer, faça a pergunta e no dê tanta volta!
Muito ruído por nada. Pergunta a estes faladeiros que livros leram neste mês, neste ano, nesta década… e ficarão mudos. Talvez não não tenham aberto nem o jornal. O que podem comunicar se têm a cabeça oca?
Se algúm vício corresponde a locutores e locutoras este não é outro que a leitura.Leia sobre a historia de seu país e da América Latina, leia sobre economia e política, leia novelas e contos, leia ciência e tecnologia, leia poesia, leia tudo que caia em suas maõs e tudo o que encontre na internet.
Por certo, que livro está lendo nestes dias?
Locución en la radio popular, ALER, Quito 1991.