TAGARELAS (3)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Outro tipo de locutores e locutoras que aparece nas emissoras… conhece algum?

Há um povoado na África onde os oradores são obrigados a falar sobre um só pé. Quando perdem o equilíbrio tem que sentar-se. Desta maneira, os moradores asseguram que falarão pouco , somente o necessário. A uns locutores e locutoras, tagarelas incorrigíveis, haveria que mandá-los a uma temporadinha por lá.

ESCUTE UM TAGARELA

Para continuar este programa, trazemos a simpática, a excelente, a sensual, a vencedora de todos os públicos latinoamericanos, a rainha do pop, Shakira, com esta gravação que no momento constitui um êxito indiscutível nos hits parades de todo o continente, uma seleção que sem dúvidas é uma das mais solicitadas nos programas da nossa Radio Matraca, a do toma lá dá cá, Radio Matraca apresentando Shakira… Quando são 03 e meia da tarde, Las caderas no Mienten de Shakira, adiante Shakira, adiante rainha do pop, com seu superêxito Las caderas…


VOZ: Cala-se já!

Esses tagarelas falam muito mas não dizem nada. Quando improvisam, se perdem em um palavreado incoerente.Começam um parágrafo e não sabem como acabá-lo.


Se apresentam um disco, falam sobre a música, esmagam a letra, assobiam junto ao intérprete e só conseguem incomodar os ouvintes. Se entrevistam alguém, falam mais que o entrevistado. Fazem perguntas confusas, complicadas, intermináveis. Mais que a facilidade com as palavras, tem dificuldade de calar-se.

Mas não se calam. Não tem sendo de ridículo. E seguem adiante com sua geringonça porque estão convencidos que o êxito do programa depende deles.


Um bom DJ sabe que não é ele, e sim a música a protagonista do programa. Que o êxito depende da varierdade dos discos mais que suas breves intervenções. Se se trata de uma chamada de conteúdos, dependerá da atualidade e do interesse dos mesmos mais que do blabla´ de quem conduz o programa.

Estes tagarelas são peritos nos rodeios para dizer as coisas:

ESCUTE AS MÁS APRESENTAÇÕES

– – Agora queremos apresentar-lhes um tema musical que…
Ei… se quer apresentá-lo … apresente-o!

— Eu gostaria os que escutaram esta estreia que…
Se gostaria , ponto… Não diga que vai fazer… faça!

Queria fazer uma pergunta ao cantor…
Queria? … Pois se quer, faça a pergunta e no dê tanta volta!



Muito ruído por nada. Pergunta a estes faladeiros que livros leram neste mês, neste ano, nesta década… e ficarão mudos. Talvez não não tenham aberto nem o jornal. O que podem comunicar se têm a cabeça oca?

Se algúm vício corresponde a locutores e locutoras este não é outro que a leitura.Leia sobre a historia de seu país e da América Latina, leia sobre economia e política, leia novelas e contos, leia ciência e tecnologia, leia poesia, leia tudo que caia em suas maõs e tudo o que encontre na internet.

Por certo, que livro está lendo nestes dias?

BIBLIOGRAFÍA
Locución en la radio popular, ALER, Quito 1991.

TAGARELAS (3)

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.