TODAS SÃO NOSSAS MORTAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Desde 1993, em Juarez, comete-se crimes contra mulheres sem encontrar-se os culpáveis.

CONTROLSICA CADENCIOSA

MUJER (CARTA) Alejandra, estamos cheias de dor, de tristeza e de coragem por tua morte. Nossa belíssima Cidade Juarez é agora um lugar de impunidade…não há castigo para os assassinos…

CONTROL GOLPE MUSICAL

GABRIELA Há uns 10 anos esta problemática se denunciou em seu devido momento, mas não se lhes fizeram caso porque o ministério público minimizava o delito, ou porque eram mulheres. Cidade Juarez é uma cidade fronteiriça donde há muitos prostíbulos e muito, muito tráfico de drogas, de pessoas, então , se diminuía o problema. Seguramente levava mini saia ou era uma prostituta, quando na realidade o perfil é uma mulher indígena, da província, pobre, e que trabalha em maquiagem.

ELISEU Cidade Juarez é o paraíso da transgressão à lei, ninguém lhe detém e aí se pratica a caça de mulheres impunimente. Você acredita que esse é um modo de vida? Como se chegou a esse buraco negro onde a vida da mulher não vale nada?

CONTROLSICA DRAMÁTICA

MULHER Alejandra,a possibilidade de justiça por tua absurda morte nos mantém fortalecidas. Esta busca que iniciamos por ti, agora a dedicamos a muitas mulheres que deixaram de sorrir porque mãos assassinas segaram sua alegria. Todas são nossas mortas.

ELISEU As organizações civis falam de oitocentas, as autoridades nada mais de trezentas. Não têm nem idéia de onde andam quinhentas. São restos de mulheres, violadas, massacradas, torturadas, mordidas, laceradas. Em vida foram esfaqueadas para filma de vídeos ou cerimônias de magia negra. São coisas que têm a ver com redes que filmam vídeos com assassinatos, tráfico de órgãos , redes, organizações, bandos de assassinos seriais que saem em Juarez em caçada.

CONTROL GOLPE MUSICAL

GABRIELA O que acontece em Juarez se reproduz em toda a sociedade mexicana em maior ou menor escala. No México, o sentir, o viver a violência como algo cotidiano é o que lhe tira a visibilidade. Que acontece quando uma jovem operária, indígena, chega a trabalhar em Juarez expulsa de sua comunidade pela fome, pela pobreza? Imediatamente lhe pedem uma prova de gravidez para poder dar-lhe o trabalho e a aceitar Por que? Porque é normal esse tipo de violência. O maltrato verbal é normal, que esperas? Sempre foi assim em sua casa. A discriminação pela raça se dá todos os dias. São uma série de fatores dos que pouco se fala.

CONTROLSICA DRAMÁTICA

MULHER Alejandra, Juarez é nosso lugar e o defenderemos porque aqui estão nossas recordações, as tuas, as de todas essas jovens que se foram antes e depois de você . Aqui temos nosso trabalho, nossa casa e família, nossos vivos e nossos mortos, tudo o que amamos…

ELISEU As mulheres das maquiagens se organizaram ou há alguém que as defenda? Bom, elas sim se organizaram, mas quando alguma se organiza é a primeira que desaparece, as primeiras que aparecem mortas. É de uma ineficiência e corrupção das autoridades, ouça, ponha-se a pensar. Esqueça, de oitocentas, de trezentas, só vinte, trinta detidas?

CONTROLSICA DRAMÁTICA

ELISEU Agora, toda a fronteira é igual de insegurança, se fala muito das mortas de Juarez, mas Tijuana, Reinosa, outras cidades também há assassinos de mulheres. É um fenômeno de toda a fronteira.

MULHER Alejandra, queremos fazer de Juarez um lugar onde toda mulher transite com liberdade e sem riscos. Para evitar que esta dor o chegue a sentir alguma outra mãe como a tua, que quase enlouquece com tua partida.

CONTROLSICA DRAMÁTICA    

LOCUTOR Lilia Alejandra García Andrade. Desde 1993, na cidade Juarez, se cometem crimes contra mulheres sem que se encontre aos responsáveis. A justiça é lenta, inconmovível. Enquanto isto, o crime organizado continua fazendo suas vítmas aumentando o número de mulheres assassinadas…

span class=titulos2>BIBLIOGRAFÍA
Queremos a Nuestras Hijas de Regreso a Casa.

http://www.mujeresdejuarez.org/