TRIVIAS
Cinco trivias para dinamizar a programação do Primeiro de Maio.
Primeiro de maio. Dia de luta e mobilização. Não é jornada para ir à praia nem para ficar de bobeira. Convide os trabalhadores e trabalhadoras para vir a sua emissora e contar suas lutas e conquistas. Programe os radioclips que falem sobre esta data. Outro mundo possível. Um mundo como o que sonharam os mártires de Chicago. A foto foi tirada na histórica marcha do 1º de maio de 1886.
TRIVIA 1
LOCUTOR Concurso de trivias pelo Primeiro de Maio!
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR Adivinhe, adivinhador. Como se deve dizer?
A- Dia do Trabalho.
B- Dia dos Trabalhadores.
C- Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR A resposta correta é a C, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. O Primeiro de Maio não é uma celebração do trabalho como tal, mas uma jornada reivindicativa dos direitos e conquistas laborais. E as mulheres têm batalhado tanto quanto os homens. E às vezes, mais.
TRIVIA 2
LOCUTOR Concurso de trivias pelo Primeiro de Maio!
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR Adivinha, adivinador. Qual era a reivindicação dos trabalhadores e as trabalhadoras que foram a greve naquele histórico mês de maio de 1886?
A- As oito horas de trabalho.
B- O seguro social para todos os trabalhadores.
C- Férias anuais remuneradas.
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR A resposta correta é a A, As oito horas de trabalho. Ainda que pareça incrível, naqueles anos a jornada de trabalho nos Estados Unidos e em outros países era de 18 horas diárias. O movimento socialista que desembocou na greve do Primeiro de Maio de 1886 tinha uma consigna clara: oito horas para o trabalho, oito horas para o sonho e oito horas para a casa.
TRIVIA 3
LOCUTOR Concurso de trivias pelo Primeiro de Maio!
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR Adivinha, adivinhador. Nas relações de produção, o que é mais importante, o capital ou o trabalho?
A- O capital.
B- O trabalho.
C- Os dois têm a mesma importância.
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR A resposta correta é a B, o trabalho. Porque todo capital provém do trabalho e do esforço dos trabalhadores e das trabalhadoras. Sem capital haveria trabalho. Mas sem trabalho não haveria capital.
TRIVIA 4
LOCUTOR Concurso de trivias pelo Primeiro de Maio!
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR Adivinha, adivinhador. Em qual destes países não se celebra o Primeiro de Maio?
A- Na França.
B- Nos Estados Unidos.
C- Na China.
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR A resposta correta é a B, Estados Unidos. Curiosamente, nos Estados Unidos, onde ocorreu o massacre de operários e operárias que deu origem a celebração do Primeiro de Maio, esta data foi eliminada. Em seu lugar, se celebra o “Labor Day”, o Dia do Trabalho, na primeira segunda feira de setembro. Desta maneira, os empresários estadunidenses neutralizaram o movimento socialista neste país e se distanciaram das reivindicações trabalhistas.
TRIVIA 5
LOCUTOR Concurso de trivias pelo Primeiro de Maio!
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR Adivinhe, adivinhador. Os mártires de Chicago que deram origem à celebração do Primeiro de Maio eram…
A- Cristãos defensores dos direitos humanos.
B- Sindicalistas anarquistas.
C- Políticos de esquerda.
CONTROLE REDOBRE
LOCUTOR A resposta correta é a B. Os oito mártires de Chicago foram presos depois da brutal repressão da policia na greve de 4 de maio de 1886 em Haymarket Square. (BOMBA E CONFUSÃO) Uma bomba lançada pela própria polícia foi o pretexto para detenção e posterior julgamento. Sem provas, três foram condenados à prisão e cinco à forca. Junto a eles, milhares de operários foram despedidos, presos, processados e torturados. A maioria deles eram imigrantes italianos, espanhóis, alemães,irlandeses, russos e poloneses.
QUANTAS TRIVIAS VOCÊ ACERTOU? » Bibliografía Vínculos: ESCREVA–NOS!
Últimas palavras de Albert Spies, um dos mártires de Chicago, antes de ser enforcado em 11 de noviembre de 1887:
“SE CREDITAM QUE NOS ENFORCANDO PODEM ACABAR COM O MOVIMENTO OPERÁRIO… O MOVIMENTO DO QUAL OS MILHÕES DE OPRIMIDOS, OS MILHÕES QUE TRABALHAM NA MISÉRIA E NA NECESSIDADE ESPERAM SUA SALVAÇÃO, SE ESTA É A VOSSA OPINIÃO, ENTÃO ENFORQUE–NOS!… AQUI PISOTEIAM UMA CHISPA, MAS ALI E ACOLÁ, DETRÁS DE VÓS, FRENTE A VÓS, E POR TODAS AS PARTES, O CLAMOR SURGIRÁ. É UM FOGO SUBTERRÂNEO. NÃO O PODEREIS APAGAR”.