UBUNTU STUDIO (2)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Um guia, passo a passo, para instalar este Sistema Operacional Livre em teu computador.

Seguimos neste curso de capacitação para migrar para Software Livre. Fizemos um parêntesis pelas festividades do 10º Aniversário de Radialistas, mas retomamos esta semana com os passos para instalar Ubuntu Studio.

Antes de continuar, é recomendável que faça um backup de todos os documentos que tenha na máquina onde vai instalar Ubuntu. Lembre que se instalar o programa em todo o disco apagará todos os arquivos.

No radioclip anterior indicamos como e de onde descarregar o programa. Agora, você deve ter em um USB ou em um DVD, queimado como imagem, o programa de instalação.

A primeira coisa é indicar para o teu computador que inicie a partir do USB ou do DVD, segundo seja o caso. Para isso, você precisa entrar na configuração interna do computador chamada BIOS.

Ao iniciar, o computador te indica qual tecla você deve apertar para acessar a BIOS. Normalmente são Del, Esc ou F2. Dirá “Enter BIOS” ou “Enter Setup”.

Procure a opção que permite mudar o “Boot” de inicialização e selecione a opção que corresponda em teu caso, ou DVD ou USB. Se deixar em HD, que é o disco rígido, continuará inicializando com o software atual e você não vai conseguir instalar nada.

Ao sair da BIOS salve as alterações (aperte F10 para “Sair e Salvar Alterações” ou “Exit Saving Changes” se está em inglês) e o computador reinicia começando agora na tela de instalação de Ubuntu.

Dois detalhes mais antes de começar. Na maioria dos programas de instalação o mouse não funciona. Use as seguintes teclas:

– Passar de uma opção a outra, use a tecla “Tab”.

– Selecionar ou marcar, e desmarcar opções, com a “Barra de Espaço”.

– Aceitar ou executar ações, tecle “Enter”.

– Mover entre diferentes opções, as “Setas”.

A outra precaução é que deve estar conectado a Internet para executar a instalação de forma correta, mas não por uma rede wireless (sem fio), mas por cabo.

Muito bem, estamos prontos. Diante de teu nariz, na tela do computador, estará vendo o ícone de Ubuntu Studio e uma opção que diz: “Instalar Ubuntu”. Fazemos clic e nos permite selecionar o idioma de instalação. Depois devemos indicar o país onde nos encontramos.

Em todas as telas que verá a seguir há instruções. É bom que as leia antes de fazer algo.

O passo seguinte é “Detectar o teclado”. É preciso escolher entre uma lista. Se é um teclado com “Ç” selecione “Português – Br”. Em caso de ter teclado inglês configurado como português pode escolher também essa opção.

Agora pede “Introduza nome da máquina para a rede”. Use uma palavra que identifique o computador. Este nome é só para que possam te identificar quando formar parte de uma rede.

O computador obterá de teu provedor de Internet a hora de teu país e a mostrará. Você só tem que aceitar ou, no caso improvável de se enganar, selecionar manualmente o fuso horário.

Chega o momento decisivo. O programa vai copiar os arquivos em teu disco rígido. Se quiser instalar Ubuntu em todo o disco deverá selecionar essa opção: “Utilizar todo o disco”. Em caso de que tenha outro sistema operacional instalado, o programa te sugere criar oura partição no disco rígido.

Desta forma terá dois sistemas operacionais instalados, o atual e Ubuntu. É o que se conhece como “Doble Boot”. Assim não perderá os arquivos que tinha no disco (igualmente, antes de instalar, é melhor que os salve) e ao iniciar tem a opção de eleger em qual dos dois sistemas operacionais quer trabalhar.

O programa de instalação sempre te perguntará se está seguro da seleção e pede “Confirmar as Mudanças”. Ao dizer sim, continuamos com a instalação.

É momento de “Configurar Usuários”. Leia as instruções que te indicam como colocar o Nome Real, o de Usuário e a Senha.

Ao fazer clic na seguinte te pedirá o endereço do proxy no caso de estar navegando através de um. Na maioria dos casos não se navega com proxy, então use o tab para passar para “Seguinte”.

Ubuntu Studio é um Sistema Operacional que traz vários programas instalados de Desenho, Áudio e Vídeo. Nesta tela terá que escolher os grupos a instalar. O melhor é selecionar os 4 grupos com a ajuda da barra de espaço e as flechas.

Para os que trabalham com áudio, esta tela é importante. O programa, depois de uns minutos copiando arquivos, perguntará se você quer ativar a opção “Habilitar o tempo real”. Isso permite algumas aplicações dos editores de áudio. É recomendável dizer que sim. Esta opção poderia dar problemas de compatibilidade com algumas placas de áudio e o programa de edição Ardour, mas já explicaremos em outro radioclip como desabilitá-la.

Já estamos terminando. Depois de outros minutos copiando arquivos, para terminar, pede confirmação para instalar o “Carregador GRUB”. É o sistema de inicialização, diga que sim.

E na última opção, ao perguntar se o sistema horário é UTC, diga que não, já que praticamente na maioria dos sistemas se usa GMT.

Você conseguiu! Agora o sistema te informa que finalizou. Você deve tirar o DVD do leitor e ao reiniciar o computador estará liberado ou liberada e poderá começar a usar Software Livre. Mas isso é matéria do próximo radioclip.

UBUNTU STUDIO (2)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.