ÚLTIMA E BONÍSSIMA NOTICIA!

Radioclip en texto sin audio grabado.

Nos acaba de chegar esta carta:

Estimados Senhoras e Senhores, em março, anunciamos a seleção de vinte iniciativas recebidas em resposta ao chamado:

“Se buscam : boas ideias e melhores práticas para promover a produção e difusão de conteúdos locais na América Latina”, lançado pela UNESCO em novembro de 2004. Dado o número considerável de projetos recebidos na área de rádio, não podemos nesse momento anunciar a seleção nesta categoria, o qual nos alegra fazer agora.

Depois de uma avaliação das propostas, todas elas de grande qualidade e mérito profissional, selecionamos oito “boas ideias” na categoria rádio comunitária e de serviço público que nos pareceram corresponder melhor às prioridades e línhas de ação atuais da UNESCO. Outros critérios utilizados para a seleção foram o êxito comprovado das iniciativas, o aspecto inovador dos projetos, a qualidade do conteúdo produzido, a capacidade de chegar à comunidades marginalizadas assim como um equilíbrio geográfico entre os diferentes países que participaram no chamado.

As propostas escolhidas foram:

1. Educación Radiofónica de Bolivia – ERBOL (Bolivia)

2. Raízes Vivas – Radialistas Apaixonadas e Apaixonados (Regional com sede no Peru)

3. Cultura e Convivência – Rádio Andaqui (Colômbia)

4. Associação Latinoamericana de Escolas Radiofônicas – ALER (Regional com sede no Ecuador)

5. Cabildo Abierto – Asociación Veracruzana de Comunicadores Populares – Radio Teocelo (México)

6. Jóvenes Comunicadores – Centro Das Mujeres Do Cabo (Brasil)

7. Ventanas en el Mundo Infantil – Instituto Costarricense de Enseñanza Radiofónica- ICER (Costa Rica)

8. Nuestra Memoria – Asociación Pukllasunchis (Perú)

As iniciativas e instituições selecionadas serão convidadas a uma oficina de trabalho/seminário organizado pela UNESCO em colaboração com a Universidade de Guadalajara (México) em junho deste ano. O objetivo da oficina será estabelecer uma rede informal de profissionais e instituições implicadas na área da produção e distribuição de conteúdos locais, culturais, comunitários ou de serviço público na América Latina.

O grupo analisará distintos conceitos e modelos de comunicação na região e desenvolverá propostas concretas para sua execução no biênio 2006-2007. A organização da reunião estará a cargo da Conselheira em Comunicação da UNESCO em San José (Costa Rica) que já entrou em contato com os selecionados para concretizar os detalhes da reunião. Agradecendo-lhe sua participação nesta iniciativa, lhe mandamos uma especial saudação.

Rosa M. González
Divisão de Desenvolvimento da Comunicação
Programa para o fomento de um conteúdo criativo
UNESCO, Paris


A verdade é que estamos super-alegres por este reconhecimento da UNESCO quedestaca RADIALISTAS como uma das iniciativas mais criativas de comunicação radiofônica da América Latina.E mais alegres porque este reconhecimento o compartilhamos com estas excelentes experiências.

Agradecemos a CAFOD, que nos permitiu desenvolver este projeto desde seu inicio, em 15 de agosto de 2001.

Y les agradecemos a ustedes que con sus cartas, sus palabras de aliento, su pasión por la buena radio, nos han confirmado el rumbo de los radioclips para democratizar contenidos a través de la web.

Equipo RADIALISTAS


Bájate la serie completa de Raíces Vivas.