UM RANKING PROPRIO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Como programas a música em tua rádio? Conheça a simpática experiência de uma rádio venezuelana.

Com muita frequência, as casas de discos nos impõem seus gostos. Melhor dizendo, seus interesses comerciais. Inventam que tal disco está em primeiro lugar, que este artista é o máximo. Dão o “hit parade” já cozinhado e muitas emissoras, indiferentes à verdadeira preferência musical de sua audiência, repetem as canções sinaladas pelas empresas.

Queres libertar-se dessa ditadura musical? Por que não estabelece teu próprio “ranking”? Veja como o estão fazendo três jovens da Rádio Fé e Alegria da Cidade Guayana, na Venezuela.

Rosângela, Freddy e Dakini visitam cinco colégios durante a semana e pesquisam 100 estudantes. Lhes perguntam quais são suas três canções favoritas do momento. Gravamlas mini entrevistas, naturalmente.

Logo tabulam os resultados. Sacam as 20 canções mais votadas. Com as 10 primeiras fazem um programa aos sábados. Além do mais típico conteúdo e os aplausos, passam algumas das entrevistas datas aos estudantes (por que te agrada tal canção, a quem se a dedicas, ou alguma mensagem positiva). Também passam informação dos artistas que ocupam as primeiras posições.

As 20 canções preferidas se pautam com maior frequência ao longo de toda a semana na programação regular.

Alfredo Calzadilla, director da rádio, nos disse:

Assim temos resultou o rolinho de estar passareando o “record report” dos discos mais solicitados. A pesquisa semanal nos vincula com o gosto real de nossro público. Não é difícil fazê-la. E nós tivemos boas surpresas. O outro dia, um grupo local de reggaeton chegou ao primeiro lugar entre os chamos. Imagina-te, no “ranking” das disque joquei nunca apareram.

O melhor do caso é que a lista das dez canções favoritas se sobe a uma simpática página web. E desde aí, também as podem escutar as moças e rapazes.

Queres visitar esta página? Entra en http://www.fueradeclase.net
E dê um passo, lhes envias uma saudação às radioapaixonadas e radioapaixonados desta criativa emissora.