UMA CENTRAL ELÉTRICA VIVA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Os índios o chamam “o paralizador”. É o peixe elétrico da Amazônia.

LOCUTORA Avançavam através da selva do Amazonas. O conquistador De Sicca estava empenhado em encontrar a cidade de ouro que, segundo a lenda, se escondia naquela imensidão verde.

EFEITO PASSOS NA SELVA

LOCUTOR A expedição chegou à margem de um pântano quase seco. Depois de matas infranqueáveis, o caminho prometia ser fácil durante algumas horas.

DE SICCA Por que pararam?… Vamos!

LOCUTORA Mas os carregadores indígenas se negaram a continuar a marcha. Em seus olhos se refletia o horror. Os europeus não compendiam o que estava acontecendo. Aqueles pequenos charcos não podiam ocultar jacarés nem sucuris.

DE SICCA Então avançarei eu, que droga!

LOCUTOR Para dar exemplo aos assustados carregadores, De Sicca deu o primeiro passo.

EFEITO ALARIDO

LOCUTORA Foi um grito inumano. O conquistador caiu no lodo como que abatido por um raio. Outros dois acudiram em seu socorro e foram também fulminados por aquele inimigo invisível.

EFEITO GRITOS

LOCUTOR Depois de várias horas, seus acompanhantes conseguiram tirar os três infelizes expedicionários. Não tinham morrido, mas tinham os pés paralisados.

DE SICCA Maldição!… As forças do inferno não querem que continuemos a travessia. Regressemos!

LOCUTORA De Sicca, que era supersticioso, bateu em retirada e abandonou a busca do El Dourado.

CONTROLE TAMBORES SELVA

LOCUTOR Os índios o chamam “arima”, que significa “o paralizador”.

LOCUTORA É um peixe bastante grande, de até três metros de comprimento, conhecido como peixe elétrico.

LOCUTOR Este peixe é praticamente cego. Nada em águas lodosas e escuras. Para orientar-se, gera um campo elétrico a seu redor.

LOCUTORA Quando percebe um perigo ou uma presa, emite uma descarga elétrica tão intensa que pode paralisar um jacaré ou deixar um cavalo inconsciente a seis metros de distância.

EFEITO CORRENTEZA

LOCUTOR A tensão gerada pelo peixe elétrico chega a 600 volts. As tomadas de nossas casas têm apenas 110 ou 220 volts.

LOCUTORA E quanto a potência, o peixe elétrico desenvolve o equivalente a mil watts, como o transmissor de uma emissora de rádio.

LOCUTOR O mecanismo é simples: na cabeça do peixe está o pólo positivo, na calda o negativo. Ao longo do corpo há milhares de placas ósseas formando colunas. As placas estão conectadas em série e as colunas em paralelo. O encéfalo dá a ordem e a violenta descarga não se faz esperar.

EFEITO CORRENTEZA

LOCUTORA Quem descobriu a eletricidade? Alexandre Volta, Thomas Edison?

LOCUTOR Milhões de anos antes que os cientistas humanos, o peixe elétrico, a raia de mar, o siluro africano e mais de 300 espécies de peixes a tinham experimentado e se transformado em centrais vivas de energia elétrica.

CONTROLESICA EMOTIVA

LOCUTORA Deixe-se surpreender pela Natureza. Ela não te pertence. Você pertence a ela.

BIBLIOGRAFÍA
B. Serguéiev, Fisiología Recreativa, Mir, Moscou, 1974.