UMA RADIO QUE CAMINHA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Arturo Bregaglio e a dinâmica equipe de FM Trinidad, em Assunção, Paraguai, inventam novas formas de fazer rádio.

Arturo Bregaglio e a dinâmica equipe de FM Trinidad, em Assunção, Paraguai, inventam novas formas de fazer rádio. Neste caso, trata-se dos “toldos”, que é muito mais que uma unidade móvil. Mas melhor que contarmos, escutem a Arturo:

Em muitos bairros de nossa América Latina não há telefones. Então, se as pessoas não podem ir à rádio, a rádio deve ir às pessoas. Desse modo, alguém monta um estúdio em qualquer lugar da cidade. Um bonito toldo que identifica o sinal da emissora. E as pessoas têm a possibilidade de participar na rádio, de perder o medo do microfone, e de falar com um funcionário que está na outra ponta da cidade e ter a reunião que jamais conseguiria pedindo audiências semana atrás da outra.

Enquanto a rádio se desloca por diferentes bairros, as pessoas não a escuta porque está sobre um ônibus, mas a vê caminhar pela cidade.

O toldo da Rádio Trinidad leva as cores com a frequência 90.1 combinando onde á azul ou laranja e onde é laranja o azul. E também uma mesa de estúdio. Ao fundo, uma tela com o eslogan da rádio: RADIO TRINIDAD, UMA RADIO CIDADÃ.

O toldo é mais que uma unidade móvel. Porque numa unidade móvel qualquer um pode-se aproximar a um amigo, a sua casa, quando está voltando do trabalho. Mas neste caso, alguém se instala durante quatro horas e passa a formar parte da paisagem de um bairro. E as pessoas se acostumam a que a rádio esteja em seu bairro, transmitindo desde aquele local. E se está Ña Fulana conversando na rádio, Ña Mengana também quer vir. E isso gera uma multiplicidade de vozes que se aproximam desse estúdio..

E temos lugares fixos onde já estamos transmitindo duas vezes por semana. Uma vez desde o próprio Palácio Municipal. Dentro do Palácio Municipal temos instalada uma antena de link fixa que fica aí. E então as pessoas que vão à Municipalidade fazer suas gestões, têm a possibilidade desde esse estúdio de conversar com o Secretário de Obras Urbanas que está demorando o trabalho em seu bairro e que não se sabe por que não se realizaram essas obras.

A produção da emissora durante a semana prévia se encarrega de ver quais são os temas que estão em agenda para ter durante essa manhã ao Secretário de Espaços Verdes, de Obras, de Recoleção de Resíduos, e o público sabe pelos anúncios que se fizeram previamente que esses funcionários vão estar.

RADIO TRNIDAD SE VOCÊ NÃO A ESCUTA, A VÊ CAMINANDO.