09- IRMÃOS DE JESUS?

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Jesus cristo confessa: “eu tive seis irmãos”

RAQUEL Nossos microfones se deslocaram para Nazaré, na Galiléia, uma cidade que conta hoje com 60 mil habitantes e muitos comércios. Encontramos-nos na monumental Basílica da Anunciação, e de novo com o protagonista desta história, Jesus Cristo, em sua segunda vinda à Terra. Suas primeiras impressões, Mestre…

JESUS Já te disse para não me chamar de Mestre, lembre que todos

somos…

RAQUEL Sim, já me disse várias vezes. Desculpe, é o costume. Bem, esta basílica está construída sobre a casa de sua sagrada família. Ali em baixo podemos apreciar as antigas paredes… as reconhece?

JESUS Bom, com tantas velas e tantos mármores… Vou ver… Sim, creio que por aqui brincávamos quando pequenos. Isto era uma viela de terra. Por aqui se chegava ao vale, me lembro.

RAQUEL Do que brincavam?

JESUS De puxar o rabo dos cachorros. Com uma bola de trapo. De nos esconder dos soldados romanos. De molino, que era um jogo de bolinhas muito divertido. Sempre meu irmão Tiago ganhava de mim …

RAQUEL Seu irmão Tiago?

JESUS Sim, Tiago. Josefo também brincava com a gente. Simãozinho e Judas não, estavam ainda muito pequenos.

RAQUEL Você quer dizer seus primos?

JESUS Como meus primos? Meus irmãos. Eu tinha quatro irmãos homens. E duas irmãs mulheres.

RAQUEL Você se refere a esses irmãos que mencionam os evangelhos? Porque me explicaram que a palavra grega “adelfos” significa tanto irmãos como primos.

JESUS Não sei sobre essas palavras, mas eram meus irmãos.

RAQUEL Talvez meio irmão, filhos de um casamento anterior de José…

JESUS Como iam ser de um casamento anterior se meu pai se casou muito jovem com minha mãe? Naquele tempo, as pessoas se casavam muito rápido.

RAQUEL Pois não estou entendo nada, então. Todo mundo sabe que o senhor foi o filho único de Maria.

JESUS Não. O primogênito. Eu era o mais velho, isso sim. Mas logo nasceu Tiago, depois Josefo, Ester, Simãozinho, que era um diabo de travesso, Judas, e a caçula.

RAQUEL Todos eram filhos de José… e de Maria?

JESUS Claro, de quem mais iriam ser?

RAQUEL O senhor nos deixa nocauteados com estas declarações.

JESUS Como nocauteados?

RAQUEL Bom, é uma expressão de um jogo que o senhor não conhece e seguramente não gostaria de conhecer, o boxe. Enfim, digamos que nos deixa desnorteados.

JESUS Quem ficava desnorteada era minha mãe. Imagine, criar seis crianças, comigo sete. E meu pai José, por mais que se acabasse de trabalhar, não dava conta para tantas bocas. E ainda tinha a avó Ana e o tio Miguel.

RAQUEL Deixe a avó e o tio e voltemos aos seus irmãos. Quer dizer que Tiago e Josefo e todos esses que você mencionou eram irmãos carnais seus?

JESUS Sim.

RAQUEL Você se dá conta da gravidade do que disse?

JESUS Não.

RAQUEL É que se esses irmãos foram irmãos e não primos, a virgem não foi tão virgem. Eu estou muito confusa.

JESUS Mas, por que, Raquel? O que há de mal em ter uma família? Deus criou a vida. Somos imagem e semelhança de Deus quando engendramos vida, não quando ficamos estéreis.

RAQUEL Mas… quer dizer… Temos que continuar conversando com o senhor sobre estas coisas porque, francamente, desnorteados é pouco… Se bem que, pensando bem, o que muda se Jesus teve irmãos? Muda algo em sua mensagem? O que pensam vocês, estimada audiência das Emissoras Latinas? De Nazaré, Raquel Pérez.

09- IRMÃOS DE JESUS?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.