100 ANOS DE LUTA FEMINISTA! (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Em 19 de março de 1911 celebrou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher.

Em 1911, Clara Zetkin, socialista alemã, propôs a celebração do Dia Internacional da Mulher. A data eleita foi 19 de março, mas depois foi mudado para 8 para recordar as trabalhadoras que morreram calcinadas em uma fábrica têxtil de Nova Iorque, onde permaneciam em greve para protestar contra os baixos salários.

Há um século, Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça se uniram para celebrar o primeiro Dia Internacional da Mulher. Foi 19 de março de 1911. As crônicas falam de um milhão de mulheres que tomaram as ruas exigindo o direito ao voto, melhores condições de trabalho e a possibilidade de ocupar cargos públicos. Quanto se avançou 100 anos depois? Muito, muitíssimo.

Dedicamos estas cunhas a algumas das conquistas conseguidas nestes 100 anos. A maior conquista, dizem algumas companheiras, é ter perdido o medo e estar dispostas a seguir lutando por nossos plenos direitos.

Estes spots você pode soar em 19 de março e durante todo o ano. Porque nossas conquistas já são muitas. Mas são ainda maiores as que temos por conquistar.

SPOT 1

CONTROLESICA DE ÉPOCA

EFEITO MARCHA MULHERES

LOCUTORA Há 100 anos, nós mulheres nem sonhávamos em votar. Desde a patriarcal democracia grega, passando pela machista Revolução Francesa, nós mulheres estávamos excluídas de eleger autoridades. A política era assunto de varões.

VOZ MULHER SUFRAGISTA

LOCUTORA Mas o movimento internacional pelo sufrágio feminino, surgido na Inglaterra e estendido a outros países, a base de mobilizações e greves de fome, conquistou esse direito. Desde inícios do século 20, um país após o outro foram reconhecendo o voto da mulher.

CONTROLE CALAMARO DIA DA MULHER

LOCUTORA 2011: Cem anos do Dia Internacional da Mulher.

SPOT 2

CONTROLESICA DE ÉPOCA

MULHER Não, não é a mesma coisa. Parece a mesma coisa, mas não é.

HOMEM É uma bobagem gramatical. Quando se diz “homem” se inclui a mulher.

MULHER E por que quando se diz “mulher” não se inclui ao homem?

LOCUTORA Há 100 anos, se falava dos “direitos do homem”. Em 1948, quatro mulheres, Minerva, dominicana, Bertha, brasileira, Virginia, estados-unidense, e Wu Yi, chinesa, lutaram para mudar o nome da Declaração. E ganharam. Já não se falaria dos “direitos do homem”, mas…

MULHER … dos Direitos Humanos. Declaração Universal dos Direitos Humanos.

CONTROLE CALAMARO DIA DA MULHER

LOCUTORA 2011: Cem anos do Dia Internacional da Mulher.

SPOT 3

CONTROLESICA SUGESTIVA

LOCUTORA Há 100 anos, nós mulheres estávamos obrigadas a parir os filhos que viessem. Não podíamos planificar a família, não podíamos espaçar as gravidezes, simplesmente porque ainda não haviam inventado…

EFEITO LABORATÓRIO

HOMEM A pílula anticoncepcional!… Finalmente!… Esta é a fórmula!

LOCUTORA Em 1955, Gregory Pincus, pesquisador de Massachusetts, a descobriu. Foi, sem dúvida, a invenção mais revolucionária da história moderna, que liberou a metade da humanidade, a nós mulheres, do destino forçoso da reprodução.

MULHER E agora, nenhuma igreja nem nenhum governo vai proibir-nos os métodos anticonceptivos nem decidir por nós quantos filhos ter. Palavra de mulher!

CONTROLE CALAMARO DIA DA MULHER

LOCUTORA 2011: Cem anos do Dia Internacional da Mulher.