100 ANOS DE LUTA FEMINISTA! (2)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Outros tres spots para celebrar os 100 anos do Dia Internacional da Mulher.

SPOT 4

CONTROLESICA DE ÉPOCA

LOCUTORA Há 100 anos, nós mulheres não podíamos usar calças. Os varões consideravam que esta peça nos fazia parecer muito masculinas.

HOMEM Olha, que vergonha!

EFEITO APITO POLÍCIA

LOCUTORA Em 1915, a jornalista portorriquenha Luisa Capetillo foi presa em Cuba por sair na rua de calça, uma peça de vestuário só para homens.

EFEITO GUERRA

LOCUTORA Durante as guerras mundiais, as mulheres tiveram que cobrir os postos de trabalho de seus companheiros. Nas fábricas, mudaram sua indumentária. As calças eram mais cômodas e práticas.

MULHER Agora, pomos o que nos agrada e ninguém tem que dizer-nos como nos vestimos.

CONTROLE CALAMARO DIA DA MULHER

LOCUTORA 2011: Cem anos do Dia Internacional da Mulher.

SPOT 5

CONTROLESICA DE ÉPOCA

LOCUTORA Há 100 anos, todos os presidentes eram varões, todos os parlamentares e deputados eram varões, todos os juízes, os ministros, os chanceleres, os prefeitos, os cargos públicos eram ocupados por varões.

MULHER Apresento minha candidatura. (RISADAS)

LOCUTORA Em 1930, em El Salvador, o menor país da América Latina, Prudencia Ayala foi tida como louca por ter se atrevido a postular a presidência da República.

EFEITO VOZ DE DILMA

LOCUTORA Hoje, temos presidentas no Brasil, na Argentina, antes no Chile… Muitos países introduziram cotas de gênero no poder legislativo e nos ministérios.

MULHER Em poucos anos veremos lideres femininas em todos os cargos públicos, o asseguro… palavra de mulher!

CONTROLE CALAMARO DIA DA MULHER

LOCUTORA 2011: Cem anos do Dia Internacional da Mulher.

 

SPOT 6

CONTROLESICA DE ÉPOCA

LOCUTORA Há 100 anos, nós mulheres não podíamos trabalhar fora de casa. Nosso dever era criar filhos e cozinhar e lavar e varrer.

EFEITOBRICA

LOCUTORA Com a revolução industrial, nos fizemos necessárias nas fábricas. A nossos companheiros lhes pagavam mal, a nós pior.

MULHER Vamos a greve, companheiras, a greve!

LOCUTORA Em 8 de março de 1908, foram queimadas vivas 146 mulheres trabalhadoras em uma fábrica têxtil de Nova Iorque enquanto protestavam contra os baixos salários e as extenuantes jornadas de doze horas.

MULHER Vencemos. Nossos direitos laborais foram reconhecidos. Agora temos que conseguir outras metas… Para trabalho igual, igual salário!

LOCUTORA Nós mulheres ainda ganhamos dez, vinte ou até trinta por cento menos que os varões. Ainda.

CONTROLE CALAMARO DIA DA MULHER

LOCUTORA 2011: Cem anos do Dia Internacional da Mulher.