MESAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Três diferentes formatos jornalísticos com três tipos de mesas

Em uma rádio cidadã, podemos praticar diferentes formatos jornalísticos com três tipos de mesas.

LasAs mesas redondas

A mesa não tem esquinas nem arestas porque se trata de complementar ideias em torno de um tema, iluminá-lo a partir de distintos ângulos. O animador ou animadora da mesa busca a participação equilibrada de todos os participantes. Este formato também é conhecido como “painel”.

As mesas de debate

Estas são quadradas, como ringue de box. Os convidados e convidadas vêm para debater, para fixar posições e a defendê-las. A mesa possui uma pessoa que modera e que assim se chama porque sua primeira responsabilidade é baixar os ânimos, impedir as agressões verbais, manter a o nível da polêmica.

As mesas de resolução de conflitos

São triangulares, porque esta forma aproxima os que estão em conflito. Ao centro, o facilitador ou facilitadora cuja missão é tratar de aproximar os interesses contrapostos. Nas duas laterais, os que vão tentar uma solução para o problema.

Estas mesas podem ser transmitidas ao vivo, ainda que isso possa colapsar a dinâmica da negociação. A emissora, por sua credibilidade, pode convocar ambas as partes e avançar a portas fechadas o intercâmbio. Se este chega a bom termo, será ocasião de dar a conhecer os resultados ao grande público. Do contrário, se guarda discrição.

Nestas mesas, ainda que a emissora tenha uma opinião formada, inclusive uma linha editorial que favoreça uma das partes, o facilitador ou facilitadora da negociação jogará com imparcialidade jornalística, como nas mesas de debate.

Os três tipos de mesas, bem manejadas, servem para ir posicionando temas relativos aos valores cidadãos. A terceira, entretanto, é um formato tão útil como pouco experimentado em nossos meios. Experimentemos. E obteremos estupendos resultados.