HISTÓRIAS DE CANÇÕES

Radioclip en texto sin audio grabado.

Vamos seguindo a letra da canção inventando diálogos coerentes com as estrofes.

A televisão põe imagem na música. Através dos vídeoclips, podemos “ver” o que narram as letras das canções.

E não podemos fazer algo assim no rádio? Claro que sim. Façamos “historias de canções”. Vejamos como.

Trata-se de ir intercalando pequenas cenas dramatizadas entre uma estrofe e outra da canção. Os personagens mencionados na letra dialogam e teatralizam as situações as quais a canção faz referência.

Depois de cada cena, soa uma estrofe correspondente. No final, podemos lançar a canção completa.

Vejamos este exemplo com La Llave de mi Corazón, de Juan Luis Guerra.

Yo escuchaba el otro día
Una emisora radial
Un siquiatra, Doctor Louise
daba consejo matrimonial.
[eu escutava outro dia
Uma emissora de rádio
Um psiquiatra, Doutor Louise
Dava conselho matrimonial.]

AQUI COLOCAMOS O DOUTOR FALANDO, DANDO CONSELHOS AO PÚBLICO ATÉ QUE LIGA NOSSO AMIGO APAIXONADO.

Hey doc, le llamo por una amiga que conocí en un web site
Le pido que, me de solución
pues tiene la llave de mi corazón.
[Olá doutor, ligo por causa de uma amiga que conheci em uma web site
Peço que me dê uma solução,
pois ela tem a chave do meu coração.]

AQUI DESENVOLVEREMOS O DIÁLOGO ENTRE O DOUTOR E O AMIGO OUVINTE, COMO CONHECEU A GAROTA, DE ONDE ELA É, DE ONDE ELE É, ETC.

Yo soy de Ciudad Nueva
y ella es de San Pedro de Macorís, you know
tierra de peloteros, where Sammy Sosa lives.
Le gusta beber jugo de papaya con anís
Y narrar telenovelas, her love is blind as you can see
[Eu sou da Cidade Nova
E ela é de San Pedro de Macorís, you know
Terra de jogadores, where Sammy Sosa lives.
Ela gosta de suco de papaia com anis
E narrar telenovelas, her Love is blind as you can see]

AQUI O DOUTOR PODE DAR CONSELHOS PARA TRATAR A GAROTA E O ENAMORADO LHE RESPONDE SEMPRE COM O ESTRIBILHO:

Le pido que me de solución
pues tiene la llave de mi corazón.
[Peço que me dê uma solução
Pois ela tem a chave do meu coração.]

E assim vamos seguindo a canção inventando diálogos coerentes com as estrofes.

Selecionamos canções que estejam nos primeiros lugares. Mas também podem servir discos de flashback. As canções podem ser sentimentais ou de ritmo forte, não importa. A questão é que tenham conflito em suas letras, que não se limitem a um estribilho tonto que não dá pé para imaginar nenhum argumento.

Estas histórias de canções fazem sucesso. E podemos fazê-las participativas. Faça um concurso desafiando teu público a escrever a história de tal canção. Depois, que mandem os textos para emissora. Uma vez selecionada a melhor história, grave com atores e efeitos sonoros.

Às vezes, os textos saem com tanto realismo que as pessoas pensam que foi essa a história que inspirou a canção. É ótimo que pensem assim.

Com a mesma técnica de cenas intercaladas podemos dramatizar cartas, poemas e testemunhos.