AMOR A MEXICANA

Radioclip en texto sin audio grabado.

São machos os mexicanos?

CONTROL Compaixão não quero, lástima não quero
Quero um amor duro que me possa fazer vibrar
Teu sabor eu quero, teu suor eu quero
Quero tua loucura que me faça delirar
Pura cana, puro amor

MOÇA 1 Pois a mim não me agrada amor à mexicana. Não, nada que ver.

CONTROL Amor à mexicana
Quente ao ritmo do sol
Divagar e logo me mata
Um macho de coração

REPÓRTER São machos os mexicanos?

MOÇA 2 Eu também digo que os mexicanos são machistas… Não se deve deixar uma, por que? Sim são machos, porque desde as culturas anteriores, aqui no México, creio que a maioria são machos.

CONTROL Amor à mexicana…
Amor à mexicana…

MULHER É um problema que não se tornou visível, infelizmente, estes modelos de macho. Agora são uma mescla de Pedro Infante e Luis Miguel, mas segue sendo desconsiderado, abusivo

CONTROL Amor à mexicana
Ai quero teu amor até o fundo do coração
Amor à mexicana
E em tua loucura quero perder a razão

MOÇAS A mim não me agradam os homens machos… Pois, sim. Lhes agrada as vezes às mulheres para que as maltratem. Tal vez os pais das mulheres assim são, então vão seguindo, eu insisto que vão seguindo uma cultura e suportam tudo. Do mesmo modo, por não deixar a esse homem, pois é o pai de seus filhos. Como o vai deixar?

CONTROL Quero que me espante até perder a razão
Pura cana, puro amor.

DOUTOR O homem pode ser permissivo, ter quantas mulheres possa ou queira. Isso lhe sobe o orgulho. Nomear à mulher como prostituta, rameira, é o menos que lhe possa passar se paga com a mesma moeda. A dominação masculina patriarcal é algo que está ligado ao surgimento das classes sociais e do estado. E colocar-lhe a pata no pescoço à mulher é uma expressão de machismo. Não é só uma dominação classista, si não de gênero, a dominação masculina exacerbada cria o machismo. Quando alguém analisa ao típico macho mexicano, é um tipo que tem, em suas relações sexuais com a mulher, muitas disfunções. E essa imagem feroz, agressiva, é uma máscara de autodefesa, para ocultar que não pode assumir certos comportamentos que a sociedade lhe demanda. Um macho é um homossexual não assumido, produto da dominação masculina. Essa misogenia. Na realidade deprecia à mulher. Odeia à mulher. Então, é um pai que castra.
 
CONTROL Amor à mexicana
De cumbia, huapango e são
Cavalo, bota e chapéu
Tequila, tabaco e ron

MULHER E posso te afirmar que em meu país, uma das maiores criadoras do machismo é a mulher

MOÇAS Na casa os educam dizendo que o homem é mais. E eles crescem acreditando nisso e as mulheres têm que sobrepor-se e sair adiante.

MULHER A sociedade mexicana é uma sociedade muito violenta. Os mexicanosinhos são muito lindos e muito feiticeiros. Se lês as páginas de nota vermelha você vai ficar de cabelo arrepiado.

CANÇÃO Suavezinho quero, bem rude o quero
Quero que me chegue até o fundo do coração
Lento eu o quero, sempre mais eu quero
Quero que me espante até perder a razão
Pura cana, puro amor

PERIODISTA E as mulheres não estão reagindo diante deste machismo mexicano?

DOUTOR Reagiram muito pouco. Eu conheço doutoras que estudaram na Inglaterra e permitem que o companheiro diariamente lhes dê sua porrada. Mas estes machos por sua vez não têm relações homossexuais. Têm uma dupla moral e têm duplas listas . Agora eu quisera sinalar uma coisa, a dominação masculina não necessariamente tem a ver com o homossexualismo. Isto tem a ver com a cultura mexicana, com América Latina.

REPORTE Diante deste panorama tão aterrador, que podem fazer as jovens
mexicanas?..

DOCTOR Três coisas: estudar, aprender artes marciais e psicoterapia.

CONTROL Amor à mexicana…
Amor à mexicana…

BIBLIOGRAFIA
ENTREVISTAS

Doutor Eliseo López Cortes

Advogada Gabriela Barrios

Estudantes Universidade de Guadalajara