MARTE A VISTA!

Radioclip en texto sin audio grabado.

Tal vez o planeta vermilho seja nossa proxima casa no cosmos.

EFEITO SINAL INFORMATIVO

JORNALISTA -Extra, extra!…. Marte está se aproximando como nunca, da Terra!…
O planeta vermelho alcança o dia de hoje 27 de agosto de 2003, sua posição mais próxima da Terra, desde 60 mil anos atrás… Nem os primeiros homo sapiens conseguiram ver na África o que nós estamos presenciando nestes momentos!

CONTROLE –MÚSICA SURREALISTA

MAGO -A influência de Marte, senhor da guerra, deus da cólera!… Nestes dias os humanos ressentirão mal caráter, furor, raiva e arrebatamento… Está escrito
no céu…

CONTROLE –MÚSICA SURREALISTA

HOMEM -Agora entendo… Eu estava muito carregado de energia negativa nestes dias… Estava sentindo uma cólera muito grande e…

MULHER (IRÔNICA) Não, não jogue a culpa em Marte do que fizeste a lua. As estrelas não escrevem teu destino. O escreves tu, com tuas mãos.

CONTROLE –MÚSICA EMOTIVA

LOCUTORA -Majestoso e provocador, Marte é nosso vizinho, o planeta mais próximo ao que pode viajar um astronauta.

LOCUTOR -Ainda que as vezes faça bastante calor como na Terra, Marte é um lugar frio. Sua delgada atmosfera de anhídrido carbônico se congela como gelo seco no pólo sul.

LOCUTOR -Marte é o planeta mais parecido à Terra no sistema solar. Tem vales e montanhas. Tem imensos volcões. O monte Olimpo é três vezes mais alto que o monte Everest.

LOCUTORA – Em Marte correm ventos furacões e tormentas de poeira. Em sua superfície, como cicatrizes de um enigmático passado, se marcam os famosos canais que excitaram a imaginação de tantos astrônomos.

CONTROLE –MÚSICA EMOTIVA

JOVEM E por que se deu a vida aqui na Terra e não em Marte? Por que há terrícolas e não marcianos e marcianas?

CIENTÍSTA -Todavia é um mistério. Mas o certo é que faz bilhões anos, quando apareceram as primeiras algas nos oceanos da terra, também em Marte havia água, rios caudalosos, condições similares para o surgimento da vida.

CONTROLE –MÚSICA EMOTIVA

LOCUTORA -Tal vez se houve seres vivos, multidão de espécies semelhantes às que hoje habitam a terra, mas todas desapareceram sem deixar fósseis vermelhas areias de Marte.

EFEITO –FOGUETE QUE SE DISTANCIA

LOCUTOR -Ou tal vez não tenha que buscar a vida em seu passado, se não no futuro… Que sás, quando tenhamos destruído a Terra, alguns de nossos descendentes subam a uma nave espacial e, sem olhar para trás, se dirijam a Marte, buscando uma nova casa no cosmos

BIBLIOGRAFIA
Carl Sagan, Un punto azul pálido, Planeta, Barcelona 1994.