17- PERDIDO NO TEMPLO?

Radioclip en texto sin audio grabado.

Jesus cristo: um menino índigo?

 Templo de Jerusalém onde Jesus se perdeu aos 12 anos.

RAQUEL Percorremos as ruas de Nazaré em companhia de Jesus Cristo cobrindo sua segunda vinda à Terra. Para a entrevista de hoje, nossa audiência nos pediu que perguntássemos sobre seus longos anos de vida oculta.

JESUS Mas eu nunca estive oculto em nenhum lugar. Galiléia era um lugar afastado, mas todos me conheciam aqui.

RAQUEL Acho que a audiência se refere a seus anos ocultos na Índia.

JESUS Na Índia?

RAQUEL Sim, há os que asseguram que o senhor, quando jovem, esteve na Caxemira e que ali se formou como mestre nas sabedorias orientais.

JESUS Essa é boa! Olha, Raquel, eu só cheguei uma vez até a fronteira norte, a Tiro e Sidom. Quando garoto, o mais longe que fui foi para Jerusalém, ao sul, para celebrar a Páscoa.

RAQUEL Seria sua primeira viaje aos doze anos, quando se perdeu no

Templo.

JESUS Sim, naquela vez a curiosidade me perdeu. É que para um menino galileu como eu, ver Jerusalém pela primeira vez foi… como explicar? Uma cidade tão grande, tanta gente, tantos edifícios… e o Templo!

RAQUEL O Templo de Jerusalém: uma das maravilhas do mundo antigo.

JESUS Quando eu vi aquela maravilha, escapei de meus pais, entrei correndo pela explanada e me perdi na multidão. Havia grupos de garotos escutando a uns anciãos que contavam histórias. Eu me meti em um para ver o que aprendia. Ainda me lembro.

RAQUEL Eu também me lembro.

JESUS Como você pode se lembrar, Raquel?

RAQUEL Nos está falando dessa história tão conhecida, onde o senhor, sendo ainda um menino, discute de igual para igual com os doutores da Lei.

JESUS De igual para igual, não. Eu os estive escutando, fiz algumas perguntas.

RAQUEL Por essa famosa história, muitos consideram o senhor um menino prodígio, um garoto genial, um prodígio.

JESUS Nenhum prodígio, Raquel. O que eu tinha era curiosidade. Nessa idade, aos doze anos, a gente quer conhecer tudo.

RAQUEL E nessa idade já conhecia qual seria seu destino, já tinha consciência do que o esperava.

JESUS Naquele dia o que me esperou foi uma tremenda bronca… Naquele tumulto, meus pais custaram muito para me encontrar. E quando me encontraram… até Nazaré aguentando a reprimenda!

RAQUEL Permita-me a insistência, Jesus Cristo, e lhe pediria para não se esquive da questão. Com que idade o senhor já sabia?

JESUS Sabia o quê?

RAQUEL A missão divina para a qual havia vindo a este mundo. O senhor era humano, mas também tinha uma consciência divina. O senhor sabia.

JESUS Eu sabia o que todos os garotos sabem nessa idade.

RAQUEL Mas já estava escrito nos livros sagrados tudo o que o senhor ia fazer. O senhor já sabia.

JESUS Tudo o que eu ia fazer? Eu não sabia nada, Raquel, o que ia saber?

RAQUEL Mas na sua consciência…

JESUS Escute, Raquel. Deus entrega a cada um livro com todas as páginas em branco e o vamos escrevendo, alguns com melhor letra, outros com garranchos torcidos. Naquela primeira viagem a Jerusalém, eu só tinha enchido doze páginas, as primeiras da história da minha vida. As outras estavam em branco.

RAQUEL Satisfeita nossa audiência? Parece-me que não. Suspeito que a esta altura de nossas entrevistas temos mais perguntas que respostas. Então, lhes prometemos novas entrevistas com Jesus Cristo. Emissoras Latinas, Raquel Pérez. Nazaré.