A DÉCIMA MUSA
Safo, poetisa de Lesbos, amante do amor e da beleza.
MULHER 1 Dizem que amas às mulheres…
MULHER 2 Dizem que te queres igualar aos homens…
SAFO Que digam o que queiram, amigas. Não é a língua deles, os envejosos, que me importa.
MULHER 1 Também dizem que tu, querida Safo, queres mudar a democracia grega.
SAFO Uma democracia sem mulheres, que valor tem? O que acontece é que lá em Atenas, os homens se creem superiores. Mas não será assim nesta ilha bendeta por Afrodita.
CONTROL MÚSICA GREGA
LOCUTOR Safo nasceu e viveu em Lesbos, uma ilha grega do mar Egeu, faz uns 2600 anos. De família nobre, se casou muito jovem com um homem rico e teve uma filha chamada Cleis.
LOCUTORA Mas as coisas em Lesbos não iam bem com o tirano Pítaco. Safo conspirou contra ele. Seus primeiros versos não foram de amor, se não de luta política. Muito jovem ainda, a desterraram a Sicilia.
CONTROL MÚSICA GREGA
LOCUTOR A seu regresso, Safo pode realizar seu mais precioso sonho.
SAFO Uma Academia para mulheres!
MULHER 2 E o que aprenderemos em nossa Academia, querida Safo?
SAFO Tudo o que aprendem os homens nas suas. Estudaremos poesia, música e dança, mas também ginástica. Nos cultivaremos em filosofia e também em política.
MULHER 1 Mulheres fazendo política?
SAFO Tudo o que fazem os homens o podemos fazer nós.
CONTROL MÚSICA GREGA
EFEITO HOMENS RINDO
HOMEM 1 Se interaram, ilustríssimos cidadãos de Atenas?… Já temos concorrência!
HOMEM 2 De que falas, Anacreonte?
HOMEM 1 Na vizinha ilha de Lesbos se levantou uma poetisa chamada Safo. Ensina às mulheres. Lhes diz que não obedeçam, que não se ponham debaixo de nós.
HOMEM 2 Será que essa tal Safo não lhe agrada o que temos os homens?… (RISADA GROSSEIRA)
CONTROL MÚSICA GREGA
LOCUTOR Na antiga Atenas, somente as cortesãs podiam ter vida social e intelectual. As esposas ficavam em casa, presas nas tarefas domésticas.
SAFO Enamorei-me, Athis, de ti, faz muito tempo e me parecias sem graça, como uma pequena menina.Como o vento desenfreado que nas montanhas cai sobre os bosques, o amor estremece meu ser. Não pude dizer: há em mim duas almas.
LOCUTOR Os versos de Safo, apaixonados e simples, inauguraram uma escola lírica. A poeta de Lesbos escreveu ondas, cantos nupciais, hinos à natureza. Não imitou ninguém.
SAFO Que amo às mulheres? Claro que as amo. E por que não? E amo aos homens ternos. E sobre todos os amores, amo a ela, minha doce Afrodita.
LOCUTORA Murreu, anciã, rodeada de suas discípulas e amigas. Morreu olhando o mar azul de Lesbos. E vendo chegar, sobre a espuma, o corpo de uma mulher, o mais bonito de todos, o de Afrodita, deusa do amor e da beleza.
CONTROL MÚSICA GREGA EVOCADORA
LOCUTOR Dois séculos depois de sua morte, Platão a celebrou como “a décima musa”.
www.naciongay.com/editorial/cultura/112901203034.asp