PROVANDO, PROVANDO… (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Tipos e tipos de microfones.

—Um, dois… Se me escuta?… Sssim… Nãooo…

Quantas vezes terás repetido estas palavras diante do microfone para comprovar se funcionava?

O microfone, esse mágico e misterioso elemento, é um dos mais importantes numa emissora de rádio ou estudio de produção. É o encarregado de recolher e entregar tua voz aos que estão detrás do receptor.

Vamos conhecer-lhe melhor, para que perda o mistério, mas não la magia.

Um microfone é um "transductor", isto é: transforma uma energia (acústica) em outra (elétrica). Inversamente ao que faz um alto falante, que transforma a elétrica em som.

Ainda que haja muitas classes de microfones, o funcionamento de todos é similar. Nossa voz produz uma série de vibrações que exercem pressão sobre um dispositivo que se encontra dentro do microfone (uma membrana similar ao tímpano de nossos ouvidos). Estes dispositivos, dependendo do tipo (um eletroimã, um condensador, etc) transformam estas variações sonoras em eletricidade.

Os tipos de microfones mais comuns são estes dois:

Dinâmicos: A maioria pertenecem a este grupo. Não necessitam nenhum tipo de alimentação elétrica, se conectam ao equipamento e funcionam. São econômicos e resistentes.

De condensador: Necessitam alimentação de +48V, conhecida como fantasma (phantom). Para usar este tipo de microfones necessitamos uma consola que tenha essa função. Estes microfones são muito mais sensíveis e soam usar-se para gravações profissionais. E como sempre, o bom custa mais caro.

Além desta primeira divisão, os microfones também podem-se classificar por sua directividade, isto é, a direão desde a que captam melhor o som.

A maioria são de padrão cardioide (em forma de coração), aida que também se usam os bidireções (captam a dois locutores, um frente ao outro, com igual intensidade) e os omnidirecionais (captam circularmente, ao redor do microfone, com igual intensidade).

Chegados a este ponto, te estarás fazendo a pergunta do milhão: que microfones uso em minha rádio? Mas essa a responderemos no próximo radioclip.