A MENINA MAIS VELHA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Um bebê com três milões de anos.

EFEITO PICOS, EXCAVAÇÃO

ARQUEÓLOGO Venham, venham, olhem isto!

LOCUTORA No ano 2000, um grupo de arqueólogos exploravam a região de Afar, na Etiópía, África oriental.

ARQUEÓLOGO É incrível!… O esqueleto está práticamente intacto… É uma menina!

LOCUTORA O achado foi sensacional. Encontraram nas areias do deserto etíope, o resto fóssil de uma menina de mais de três milhões de anos.

ARQUEÓLOGO Temos o crâneo e a cara… pode-se ver até os dentes de leite!… A coluna vertebral completa… As mãos, os ossinhos das pernas…

LOCUTORA Zeresenay Alemseged, um etíope especialista do Instituto Max Planck de Leipzig passou milhares de horas em seu laboratório e conseguiu extrair, um a um, os frágeis restos incrustados na pedra.

ARQUEÓLOGO É… o bebê mais antigo do mundo, a menina mais velha que Até então nunca conhecida.

LOCUTORA Nas mesmas areias onde anos atrás se encontraram os ossos de Lucy, a australopiteca bautizada assim pela famosa canção dos Beatles, aparecia agora… sua filha.

ARQUEÓLOGO Bom, não é sua filha… Digamos que esta menina pertence ao mesmo grupo de homínidos de Lucy, os australopitecos afarensis.

LOCUTORA A menina recém encontrada só cumpletou três anos de vida, mas seus ossos ficaram preservados por mais de três milhões de anos.

MULHER Vocês me desculpem… Posso fazer uma pergunta?

HOMEM Sim, claro.

MULHER Essa menina é uma macaca ou é uma menina ou que coisa é?

HOMEM Não é uma macaquinha, mas tão pouco é uma menina. Nem uma coisa nem outra.

MULHER Não entendo.

HOMEM Nossa espécie humana, senhora, não apareceu assim, caída do céu. Foi um caminho lento, de milhres, de milhões de anos. Esta menina que todavia não é menina, demonstra uma vez mais a evolução das espécies tal como a explicou Charles Darwin.

MUJER Entonces… ¿esta niña es, digamos, de nuestra familia?

HOMEM Claro que sim. É nossa antepassada. Em seus olhos, podemos Ver-nos nós.mesmos

EFEITO AGUA

ARQUEÓLOGO Seu corpinho ficou preso no lodo de um riacho Pré-histórico. Foi nterrando-se lentamente e assim ficou preservada até hoje. Agora isto é um deserto, pura areia… Mas faz milhões de anos foi uma zona úmida com árvores…

EFEITO AGUA

MULHER E como sabem que é uma menina não um menino?

HOMEM Pelos dentes. Parece mentira, mas pelos dentes pode determinar-se eosexo. E pelos ossinhos dos pés sabe-se que ela e seus parentes já podiam caminhar erguidos, como nós.

CONTROLSICA EMOTIVA

ARQUEÓLOGO Esta menina viveu faz três milhões de anos num mundo muito diferente ao nosso. Todavia não podia falar, mas chorava. Se abrazaria a sua mãe quando explodia um volcão quando rugiam os leões na pradeira africana. Ria quando seu pai se escorregava tratando de alcançar uma fruta e quando brincava com os outros meninos do grupo.

CONTROLSICA EMOTIVA

LOCUTORA A pequena menina australopiteca foi batizada com o nome de “Selam”, que em idioma etíope, significa Paz.